Fill in the chart below with your own information.
FIRST NAME: _____________________________________________________________________
LAST NAME: ______________________________________________________________________
NICKNAME: ______________________________________________________________________
AGE: ________________
ADDRESS: _______________________________________________________________________
CITY: ____________________________________________________________________________
NATIONALITY: ____________________________________________________________________
PHONE NUMBER: _________________________________________________________________
E-MAIL: __________________________________________________________________________
Now write a paragraph about yourself. Use the information about the information form to help you.
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 06. Aprendendo Inglês com os Bichinhos
Texto base: Guess the animal.
Enunciado:
This animal is a bird. It has wings but it can’t fly. It can swim and it can walk. It is a
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
20. Texto base: Analise o gráfico que mostra os percentuais dos principais gases que compõem o ar atmosférico.
Enunciado:
- A) Cite o nome dos gases que correspondem a cada porcentagem indicada.
- B) Descreva a importância do gás encontrado em maior quantidade no ar atmosférico.
- Língua Portuguesa | Habilidade 23
Perder a tramontana
A expressão ideal para falar de desorientados e outras palavras de perder a cabeça É perder o norte, desorientar-se. Ao pé da letra, "perder a tramontana" significa deixar de ver a estrela polar, em italiano stella tramontana, situada do outro lado dos montes, que guiava os marinheiros antigos em suas viagens desbravadoras.
Deixar de ver a tramontana era sinõnimo de desorientação. Sim, porque, para eles, valia mais o céu estrelado que a terra. O Sul era região desconhecida, imprevista; já o Norte tinha como referência no firmamento um ponto luminoso conhecido como a estrela Polar, uma espécie de farol para os navegantes do Mediterrãneo, sobretudo os genoveses e os venezianos. Na linguagem deles, ela ficava transmontes, para além dos montes, os Alpes. Perdê-la de vista era perder a tramontana, perder o Norte.
No mundo de hoje, sujeito a tantas pressões, muita gente não resiste a elas e entra em parafuso. Além de perder as estribeiras, perde a tramontana...
COTRIM, M. Língua Portuguesa, n. 15, jan. 2007.
Nesse texto, o autor remonta às origens da expressão "perder a tramontana". Ao tratar do significado dessa expressão, utilizando a função referencial da linguagem, o autor busca
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, analise a imagem com a turma. Pergunte aos alunos qual é a palavra principal que aparece na imagem.
1.2. Professor, juntamente com os alunos, redija um texto utilizando as palavras que aparecem na imagem. Crie, junto com os alunos, um título para o texto.
Disponível em: <http://www.fapto.org.br/images/noticia/57c4a8ff16bc8.jpg>. Acesso em: 1 mai. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia o texto com os alunos.
2.2. Solicite aos alunos que sublinhem as partes que julgaram mais importantes.
Todos sabemos que ações criativas fazem a diferença e conferem uma posição de destaque, porém, nos acostumamos a simplesmente aceitar que não somos tão aptos a usá-la e acabamos por não aprimorar nosso processo criativo. A criatividade possibilita que você adquira certa autonomia, que o leva a adotar uma postura empreendedora não só na sua vida profissional, como também na vida pessoal. Você a utilizará nas situações em que precisa encontrar soluções para determinados problemas. Para aprimorá-la, busque ter ideias que tragam melhorias, pois a chave da criatividade está em ser inovador.
Alguns autores afirmam que o caminho para o sucesso está na capacidade de alocar nossas habilidades criativas para pensar e agir diferente, de forma a ser inovador em todas as situações que nos são apresentadas. Portanto, inovação é o fator principal para se aumentar as chances de atingir o sucesso em todos os aspectos de nossas vidas.
[...] ser criativo faz toda diferença para o empreendedorismo.
Disponível em: <https://descola.org/drops/a-importancia-da-criatividade-no-empreendedorismo/>. Acesso em: 1 mai. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que, em duplas, expliquem:
a) O que é ser criativo? Qual é a importância da criatividade na vida das pessoas?
b) O que é ser inovador? Qual é a importância da inovação na vida das pessoas?
c) Por que ser criativo faz toda a diferença para o empreendedorismo?
3.2. Solicite aos alunos que socializem suas respostas com os colegas. Teça comentários a respeito das respostas dos alunos.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
THE ANT AND THE GRASSHOPPER
On a beautiful summer day a grasshopper hopped around lazily in the grass. He was warm, happy and well-fed, and he was chirping and singing to himself because life was good.
While the grasshopper was enjoying the day, an ant was carrying grains and taking to the nest with great toil.
On seeing the hardworking ant passing by, the grasshopper invited him to join him and share his fun.
All day long in the summer the ant would work hard, collecting food while the grasshopper enjoyed the bright summer days.
The grasshopper would look at the ant and laugh. ‘Why do you work so hard, dear ant?’ he would say. ‘Come, rest for awhile, listen to my song. Summer is here, the days are long and bright. Why waste the sunshine in labour and toil?’
“I am helping to lay up food for the winter,” said the ant, “and recommend you to do the same.”
“Why bother about winter?” said the Grasshopper; “We have got plenty of food at present and there is still plenty of time to prepare for winter.” But the ant knew what he was doing and went on his way and continued his toil.
All day long the ant would work, without stop or rest, scurrying back and forth from the field, collecting the grains and storing them carefully in her larder.
Instead of working and preparing for winter, the grasshopper preferred to dance, sing and play at his leisure. He did not realize that the wonderful summer days will not last forever and soon cold and rainy days will soon be near.
Summer faded into autumn, and autumn turned into winter. The sun was hardly seen, the days got shorter and the nights got longer. It became freezing cold, and snow began to fall.
When the cold winter came the grasshopper realized that the ant was right and he should have been prepared. The grasshopper didn’t feel like singing any more. He should not have wasted all his time when food was plentiful. He was cold and hungry.
He hadn’t thought that this winter might be worse than usual. And because he hadn’t stored food for himself or helped anyone else to do it, he would not live to see another summer. He had nowhere to shelter from the snow, and found himself dying of hunger – while it saw the ant enjoying the food stored and collected in the summer.
Moral: Work hard today and you can reap the benefits tomorrow.
Available at < https://alltimeshortstories.com/the-ant-and-the-grasshopper/> Accessed on June 20, 2019.
What was the grasshopper doing while the ant was working hard?