A HISTÓRIA DE CADA UM
2. Texto 1
Texto 2
Texto 3
MARSICO, Maria Teresa. Marcha criança. São Paulo: Scipione, 2010. p. 25.
Identifique duas semelhanças entre a vida dos menores J.P.S. e A.F.S.O., citados nos textos 1 e 2.
Questões relacionadas
- Literatura | 4.2 Realismo
(PUC-RS) Leia o seguinte trecho do conto A parasita azul, de Machado de Assis.
"Há cerca de dezesseis anos, desembarcara no Rio de Janeiro, vindo da Europa, o Sr. Camilo Seabra, goiano de nascimento, que ali fora estudar medicina e voltava agora com o diploma na algibeira e umas saudades no coração. Voltava depois de uma ausência de oito anos, tendo visto e admirado as principais coisas que um homem pode ver e admirar por lá, quando não lhe falta gosto nem meios. (...) Quando veio a hora de desembarcar fê-lo com a mesma alegria com que o réu transpõe os umbrais do cárcere. O escaler afastou-se do navio em cujo mastro flutuava uma bandeira tricolor; Camilo murmurou consigo:
– Adeus, França!
Depois envolveu-se num magnífico silêncio e deixou-se levar para terra.
O espetáculo da cidade, que ele não via há muito tempo, sempre lhe prendeu um pouco a atenção. Não tinha porém dentro da alma o alvoroço de Ulisses ao ver a terra da sua pátria. Era antes pasmo e tédio."
De acordo com o texto, não é correto afirmar que Camilo
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Observe a gravura, leia o texto e responda à questão.
Leia a seguinte frase retirada do texto: “A convivência com a diversidade é muito positiva para o crescimento social e emocional das crianças”. Explique o que você pode aprender convivendo com pessoas diferentes de você.
- Literatura | 5.2 Modernismo
O trovador
Sentimentos em mim do asperamente
dos homens das primeiras eras…
As primaveras do sarcasmo
intermitentemente no meu coração arlequinal…
Intermitentemente…
Outras vezes é um doente, um frio
na minha alma doente como um longo som redondo…
Cantabona! Cantabona!
Dlorom…
Sou um tupi tangendo um alaúde!
ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.
Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a letra da canção.
Tragédia no fundo do mar
Originais do Samba – 1970
Assassinaram o camarão
Assim começou a tragédia no fundo do mar
O caranguejo levou preso o tubarão
Siri sequestrou a sardinha
Tentando fazer confessar
O guaiamu que não se apavora
Disse: eu que vou investigar
Vou dar um pau nas piranhas lá fora
Vocês vão ver, elas vão ter que entregar
Logo ao saber da notícia a tainha tratou de se mandar
Até o peixe espada também foi se entocar
Malandro foi o peixe-galo
Bateu asas e voou
Até hoje eu não sei como a briga terminou
Disponível em: https://www.vagalume.com.br/os-originais-do-samba/assassinaram-o-camarao.html.
Acesso em: 18 jul. 2019.
A canção acima foi escrita em 1970 pelo grupo Originais do Samba e faz uma metáfora sobre
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: www.flickr.com. Acesso em: 19 nov. 2012.
Com base na observação dos aspectos verbo-visuais que constituem este anúncio, entende-se que ele busca: