Texto base: A médica pediatra e de Alice faz o controle de seu desenvolvimento desde que ela nasceu. Observe a seguir a tabela contendo alguns desses dados, relacionando a idade com a altura de Alice.
Idade (em anos)
Altura (em metros)
5
1,06
10
1,59
15
1,63
20
1,68
Enunciado:
a) Existe alguma relação de proporcionalidade entre as grandezas idade e altura apresentadas na tabela?
b) É possível, através de cálculos, prever qual será a altura de Alice aos 20 anos de idade e com qual idade ela terá 1,68 m de altura? Justifique sua resposta, por escrito, utilizando argumentos matemáticos.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | D. Sistemas Agrícolas
Por que os alimentos transgênicos não vão acabar com a fome no mundo
O problema da fome no mundo certamente não ocorre por falta de produção de alimentos, mas sim devido a causas socioeconômicas. Acontece que a maior parte da riqueza, especialmente nos países pouco desenvolvidos (onde ocorre a maior parte do problema), está concentrada nas mãos de uma minoria, assim os que podem comprar comida o fazem, mas os que não têm condições para isso passam fome.
Existem “excedentes de produção” que costumam ocorrer e, ao invés de se fazerem doações desses alimentos, os deixam estragar, como já aconteceu há pouco tempo com a soja, que teve excedente de produção e as empresas pagaram para ela não entrar no mercado, porque se entrasse seu preço cairia.
Disponível em: <www.amaranthus.esalq.usp.br/Transgenico.htm>. Acesso em: 30 jan. 2017.
Um dos efeitos negativos dessa Revolução Verde, ressaltado pelo autor do texto, é
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UFPR) Os brasileiros possuem 13% da área do Paraguai e pouco mais de 20% da terra arável. Mas é deles a melhor terra agrícola e pecuária. Um bom exemplo é a produção de soja, o principal produto de exportação. O Paraguai se tornou o quarto maior exportador de soja do mundo. A safra 2011/2012 chegou a 9 milhões de toneladas, crescendo a uma taxa de 20% anual. O que pode dar uma ideia do poder econômico dos fazendeiros brasileiros no Paraguai.
Mas o fato de que se tenham instalado na fronteira tem grande impacto social e econômico. Em alguns distritos fronteiriços, como Nueva Esperanza ou Canindeyú, 58 e 83% dos proprietários são brasileiros, respectivamente. Isto facilita o contrabando e o controle da segurança das fronteiras, que é estratégica para a soberania de um país. Esse processo de ocupação territorial dilui as fronteiras a favor do país e do Estado mais poderoso e enfraquece ainda mais o país que tem cada vez menos instrumentos e capacidades de controlar sua riqueza.
(ZIBECHI, Raúl. Brasil potência. Entre a integração regional e um novo imperialismo. Rio de Janeiro: Consequência, 2012, p. 257-258)
A partir do texto acima e dos conhecimentos de Geografia, considere as seguintes afirmativas:
1. O texto destaca a importância da presença de produtores brasileiros de soja para o crescimento econômico do Paraguai.
2. O texto mostra a importância que a produção agrícola tem na dinâmica da geopolítica mundial.
3. Na fronteira entre Brasil e Argentina a situação se inverte: são os argentinos que ocupam percentagens altas das terras aráveis brasileiras mais próximas da linha de fronteira.
4. A expansão internacional dos produtores agrícolas brasileiros não acontece apenas no Paraguai, mas também em países como Bolívia, Uruguai e Angola.
Assinale a alternativa correta.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
2. Texto base: Lee el texto Cuando sea mayor y resuelve la cuestión. Cuando sea mayor Cuando sea mayor quiero poder caminar por la calle sin sustos. Quiero ir aquí y allá sin miedo a que un coche o una moto se me eche encima y borre toda mi historia, todas mis vivencias, todos mis recuerdos de un plumazo. Hoy soy consciente de que mi cuerpo ya no será el que era, pero no tengo claro si cuando sea mayor lo tendré tan claro. Quizá me engañen los sentidos y eso me sumirá en una confusión que espero que me afecte lo menos posible. No oiré el zumbido de una mosca como ahora. No veré con nitidez la cara de mis nietos. Seguramente caminaré con menos agilidad y quizá no siempre sabré hacia dónde caminar. Sin embargo, lo que sí sé es que no me apetecerá acabar mis días en un triste atropello. Me costará moverme. Me costará eludir vehículos mal aparcados encima de la acera y quizá tenga que esquivarlos bajando a la calzada. No sé si recordaré en todo momento lo que es un paso de peatones, aunque espero recordar utilizarlos siempre que no estén ocupados por un coche mal dejado, una moto atravesada o un camión en plena descarga. Precisamente por eso no me parece razonable que la conducta de una persona con su vehículo acabe con mi vida de forma abrupta. Disponible en: http://www.circulaseguro.com/cuando-sea-mayor/. Acceso el 13 nov. 2013 (Fragmento)
Enunciado:
En los fragmentos “ya no será el que era”, “cuando sea mayor lo tendré tan claro”, “quizá no siempre sabré” los verbos destacado indican una acción que:
- Matemática - Fundamental | 9.2 Dobro, Triplo, Quádruplo
Leia a reportagem e responda o que se pede.
250 VIAGENS POR DIA
Em certos horários do dia, o trânsito de grandes cidades como Belo Horizonte parece não andar com tantos veículos nas ruas e avenidas. Uma saída para aliviar o tráfego é o investimento em transportes coletivos, entre eles o metrô. Em BH, muita gente depende desse tipo de transporte, mas várias melhorias ainda precisam ser feitas, como a ampliação das linhas.
O metrô surgiu em 1863, em Londres, na Inglaterra. (...)
No Brasil, a primeira linha foi inaugurada em 1974, em São Paulo. Cinco anos depois foi criado o sistema no Rio de Janeiro e somente em 1986 o metrô de BH começou a funcionar. Naquela época, entraram em operação seis estações, que ligavam o Eldorado à Lagoinha, com 10,8 km de linha e apenas três trens. Atualmente, a frota do metrô de BH é composta por 25 trens e cada um deles pesa cerca de 200 toneladas, mede 91,56 metros e tem mais de 2,90 metros de largura.
(...) A rede de metrô de São Paulo é a maior do Brasil, com quase 66 km de extensão e deve aumentar bastante até o fim do ano. (...) A maior rede do mundo é a de Londres, com 408 km de comprimento. (...)
NÚMEROS DO METRÔ DE BH
• Uma viagem do metrô transporta o equivalente a 12 ônibus lotados.
• São realizadas cerca de 250 viagens por dia e mais de 6.600 viagens por mês.
• Mais de 144 mil usuários transitam diariamente pelas 19 estações do sistema.
• O recorde diário de passageiros transportados pelo metrô dói de 171.610, em 5 de setembro de 2008.
Fonte: Estado de Minas – Gurilândia – 14/08/2010
Uma viagem do metrô transporta o equivalente a 12 ônibus lotados.
Complete o quadro mostrando a que quantidade de ônibus lotados equivalem as viagens de metrô.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(UFRGS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O que havia de tão revolucionário na Revolução Francesa? Soberania popular, liberdade civil, igualdade perante a lei – 1as palavras hoje são ditas com tanta facilidade que somos incapazes de imaginar seu caráter explosivo em 1789. Para os franceses do Antigo Regime, 6os homens eram 8desiguais, e a desigualdade era uma boa coisa, adequada à ordem hierárquica que 2fora posta na natureza pela própria obra de Deus. A liberdade significava privilégio – isto é, literalmente, 12“lei privada”, uma prerrogativa 13especial para fazer algo negado a outras pessoas. O rei, como fonte de toda a lei, distribuía privilégios, 3pois havia sido 19ungido como 16o agente de Deus na terra.
Durante todo 17o século XVIII, os filósofos do Iluminismo questionaram esses 9pressupostos, e os panfletistas profissionais conseguiram 14empanar 20a aura sagrada da coroa. Contudo, a desmontagem do quadro mental do Antigo Regime demandou violência iconoclasta, destruidora do mundo, revolucionária.
7Seria ótimo se pudéssemos associar 18a Revolução exclusivamente à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, mas ela nasceu na violência e imprimiu seus princípios em um mundo violento. Os conquistadores da Bastilha 24não se limitaram a destruir 21um símbolo do despotismo real. 4Entre eles, 150 foram mortos ou feridos no assalto à prisão e, quando os sobreviventes apanharam o diretor, cortaram sua cabeça e desfilaram-na por 25Paris 22na ponta de uma lança.
Como podemos captar esses momentos de loucura, quando tudo parecia possível e o mundo se afigurava como uma tábula rasa, apagada por uma onda de comoção popular e pronta para ser redesenhada? Parece incrível que um povo inteiro fosse capaz de se levantar e transformar as condições da vida cotidiana. Duzentos anos de experiências com admiráveis mundos 26novos tornaram-nos 15céticos quanto ao 10planejamento social. 27Retrospectivamente, a Revolução pode parecer um 23prelúdio ao 11totalitarismo.
Pode ser. Mas um excesso de visão 28histórica retrospectiva pode distorcer o panorama de 1789. Os revolucionários franceses não eram nossos contemporâneos. E eram um conjunto de pessoas não excepcionais em circunstâncias excepcionais. Quando as coisas se 29desintegraram, eles reagiram a uma necessidade imperiosa de dar-lhes sentido, ordenando a sociedade segundo novos princípios. Esses princípios ainda permanecem como uma denúncia da tirania e da injustiça. 5Afinal, em que estava empenhada a Revolução Francesa? Liberdade, igualdade, fraternidade.
Adaptado de: DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. In: ____.
O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia. das Letras, 2010. p. 30-39.
Assinale a alternativa que apresenta sinônimos para as palavras especial (ref. 13), empanar (ref. 14) e céticos (ref. 15), no contexto em que ocorrem.