Observe as imagens.
Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão...
[...]
A grande família.
Tom da Bahia; Dito. A grande família. In: Tom & Dito. Rio de Janeiro: Continental, 1977. 1 LP.
Família é o grupo de pessoas com o qual você convive ou guarda algum laço de parentesco. E há diferentes tipos de famílias. A sua é parecida com alguma dessas? Descreva a sua família. Como ela é? Quem são as pessoas que fazem parte dela?
Questões relacionadas
- Literatura | 4.2 Realismo
Capítulo CVII
Bilhete
“Não houve nada, mas ele suspeita alguma cousa; está muito sério e não fala; agora saiu. Sorriu uma vez somente, para Nhonhô, depois de o fitar muito tempo, carrancudo. Não me tratou mal nem bem. Não sei o que vai acontecer; Deus queira que isto passe. Muita cautela, por ora, muita cautela.”
Capítulo CVIII
Que não se entende
Eis aí o drama, eis aí a ponta da orelha trágica de Shakespeare. Esse retalhinho de papel, garatujado em partes, machucado das mãos, era um documento de análise, que eu não farei neste capítulo, nem no outro, nem talvez em todo o resto do livro. Poderia eu tirar ao leitor o gosto de notar por si mesmo a frieza, a perspicácia e o ânimo dessas poucas linhas traçadas à pressa; e por trás delas a tempestade de outro cérebro, a raiva dissimulada, o desespero que se constrange e medita, porque tem de resolver-se na lama, ou no sangue, ou nas lágrimas?
Machado de Assis, Memórias Pósumas de Brás Cubas
(FUVEST 2015 1ª FASE) Atente para o excerto, considerando-o no contexto da obra a que pertence. Nele, figura, primeiramente, o bilhete enviado a Brás Cubas por Virgília, na ocasião em que se torna patente que o marido da dama suspeita de suas relações adúlteras. Segue-se ao bilhete um comentário do narrador (cap. CVIII). Feito isso, considere a afirmação que segue:
No excerto, o narrador frisa aspectos cuja presença se costuma reconhecer no próprio romance machadiano da fase madura, entre eles,
I. o realce da argúcia, da capacidade de exame acurado das situações e da firmeza de propósito, ainda quando impliquem malignidade;
II. a relevância da observação das relações interpessoais e dos funcionamentos mentais correspondentes;
III. a operação consciente dos elementos envolvidos no processo de composição literária: narração, personagens, motivação, trama, intertextualidade, recepção, etc.
Está correto o que se indica em
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UFSJ) “No outono de 1989, a expressão revolução de veludo foi cunhada para descrever uma mudança de regime pacífica, teatral e negociada em um pequeno país da Europa central que não existe mais. Esse rótulo sedutor foi então aplicado de forma retrospectiva aos acontecimentos de importância cumulativa que se desenrolaram na Polônia, na Hungria e na Alemanha Oriental [...]”.
TIMOTHY, G. Rebelião a sangue frio. Folha de S. Paulo, 22 nov. 2009.
O texto acima refere-se ao processo histórico representado pelo
- Geografia | 6.4 Transportes
A tabela abaixo faz uma comparação de três modais para o transporte de uma carga com 6.000 toneladas.
Indicador
Modal 1
Modal 2
Modal 3
Consumo médio de combustível
para transportar uma tonelada
por mil quilômetros
4,1 litros
5,7 litros
15,4 litros
Emissão de gás carbônico
(gCO2/TKU)
20,0
23,3
101,2
Custo médio de transporte,
carga geral por 1.000 km (R$/t)
R$ 50,74
R$ 67,54
R$ 239,74
TEIXEIRA, C. A. N. et al. BNDES Setorial, nº 47, mar. 2018 (adaptado).
Considerando os indicadores de eficiência apresentados, o modal
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIC) O campo magnético terrestre, chamado magnetosfera, protege o planeta dos raios cósmicos que são feixes de partículas de altas energias que vem do Sol. Com base nos conhecimentos sobre o Eletromagnetismo, é correto afirmar:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
Em desenhos animados é comum vermos a personagem tentando impulsionar um barco soprando ar contra a vela para compensar a falta de vento. Algumas vezes usam o próprio fôlego, foles ou ventiladores. Estudantes de um laboratório didático resolveram investigar essa possibilidade. Para isso, usaram dois pequenos carros de plástico, A e B, instalaram sobre estes pequenas ventoinhas e fixaram verticalmente uma cartolina de curvatura parabólica para desempenhar uma função análoga á vela de um barco. No carro B inverteu-se o sentido da ventoinha e manteve-se a vela, a fim de manter as características físicas do barco, massa e formato da cartolina. As figuras representam os carros produzidos. A montagem do carro A busca simular a situação dos desenhos animados, pois a ventoinha está direcionada para a vela.
Com os carros orientados de acordo com as figuras, os estudantes ligaram as ventoinhas, aguardaram o fluxo de ar ficar permanente e determinaram os módulos das velocidades médias dos carros A (VA) e B (VB) para o mesmo intervalo de tempo.
A respeito das intensidades das velocidades médias e do sentido de movimento do carro A, os estudantes observaram que: