Árvores genealógicas são esquemas que usamos para registrar e estudar a origem familiar. A palavra “genealógica” vem de “genealogia”, que teve origem no latim, uma língua muito antiga usada antes de Cristo. Que outro nome podemos dar para a árvore genealógica? Marque a resposta certa.
a) ( ) árvore frutífera
b) ( ) árvore da história da família
c) ( ) árvore dos parentes
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UNICENTRO) O aço, que contém átomos de ferro e de carbono, e o latão, que é constituído por átomos de cobre e de zinco, são ligas metálicas utilizadas na fabricação de máquinas e de equipamentos. Considerando-se as propriedades dessas ligas e dos elementos químicos que as constituem, é correto afirmar:
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Os correntistas de um banco tiveram direito a 20% de desconto promocional na compra do ingresso de um show. Um cliente aproveitou a oportunidade e comprou seu ingresso pela internet. No entanto, após o desconto promocional ser aplicado, o site de venda cobrou 20% de taxa de conveniência sobre o valor atual da compra.
Em relação ao preço original do ingresso, esse cliente pagou um percentual correspondente a
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNIT) Considerando-se a teoria sobre algarismos significativos das medidas, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O algarismo duvidoso de uma medida não é significativo.
( ) A medida 2,040 metros têm quatro algarismos significativos.
( ) A medida 8,4 kg, transformada para gramas, deve ser escrita como 8400 g.
( ) O volume de um cilindro calculado a partir das medidas da altura, 1,010 m, e do raio da base, 0,205 m, pode ser escrito com três algarismos significativos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO) Negrinha
Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados.
Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças.
Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica, dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo reservado no céu. Entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balanço na sala de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências, discutindo o tempo. Uma virtuosa senhora em suma – “dama de grandes virtudes apostólicas, esteio da religião e da moral”, dizia o reverendo.
Ótima, a dona Inácia.
Mas não admitia choro de criança. Ai! Punha-lhe os nervos em carne viva.
[...]
A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. Vinha da escravidão, fora senhora de escravos – e daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e zera ao regime novo – essa indecência de negro igual.LOBATO, M. Negrinha. In: MORICONE, I. Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000 (fragmento).
A narrativa focaliza um momento histórico-social de valores contraditórios. Essa contradição infere-se, no contexto, pela
- Geografia | 3.5 Vegetação
(FUVEST 2019 1° FASE) No planeta Terra, há processos escultores, tais como a ação do gelo, o intemperismo e a ação do vento. A atuação de tais processos pode ser representada em gráficos elaborados segundo variações médias de temperatura e precipitação anual. Considere as características do deserto do Saara, da Antártida e de uma floresta tropical e identifique o gráfico em que estão corretamente localizados.