Árvores genealógicas são esquemas que usamos para registrar e estudar a origem familiar. A palavra “genealógica” vem de “genealogia”, que teve origem no latim, uma língua muito antiga usada antes de Cristo. Que outro nome podemos dar para a árvore genealógica? Marque a resposta certa.
a) ( ) árvore frutífera
b) ( ) árvore da história da família
c) ( ) árvore dos parentes
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.
LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).
Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Observe as imagens a seguir.
Baseando-se nas imagens de animais e ambientes da Floresta Amazônica, escreva uma narrativa ficcional.
Nessa narrativa, o espaço deve ter papel central e a imagem 2 deve ser o motivo do conflito.
Instruções complementares
• A narrativa poderá ser em 1ª ou em 3ª pessoa.
• Você poderá utilizar os animais das imagens como personagens ou criar outras (podendo ser outros animais ou seres humanos).
• O texto deve apresentar um conflito e um desenlace.
• Inicie sua narrativa pela descrição do espaço onde a história acontecerá.
• O conflito e o desenlace devem ser coerentes com as personagens e com o ambiente em que elas se encontram.
• Procure criar diálogos para dar mais leveza à sua narrativa.
• Ao terminar, dê um título ao texto. Revise o que escreveu antes de passar a limpo.
- História | 2.2 Período Regencial
(UFRGS) Durante a regência de Araújo Lima (1837-1840), foram criadas algumas instituições político-culturais, com o objetivo de produzir uma história da nação, que conferisse aos brasileiros um sentimento de pertencimento e de nacionalidade, e assim de auxiliar na centralização e fortalecimento do Estado.
Uma dessas instituições foi
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, atualmente, cerca de 100 milhões de meninas trabalham, em todo o mundo.
Com relação ao trabalho infantil, as meninas são sempre mais prejudicadas que os meninos. Por isso, a organização decidiu dedicar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deste ano --realizado no dia 12 de junho-- às meninas, que são a maioria dos menores que se dedicam ao trabalho doméstico (em casa ou fora) e à agricultura. Entre os 5 e os 11 anos, há mais meninas que trabalham que meninos. As meninas trabalham em funções mais perigosas e, além disso, trabalham mais horas que os meninos.
Comparadas com os meninos, as meninas abandonam a escola mais frequentemente. Quando as famílias se afundam cada vez mais na pobreza e têm que escolher entre enviar seus filhos ou suas filhas à escola, são as meninas que saem perdendo. No mundo, cerca 75 milhões de crianças não estão na escola. Delas, mais da metade são meninas.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u579361.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
Existe um dia dedicado ao combate ao trabalho infantil. Em sua opinião, por que foi criado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil?
- Arte
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO)
TEXTO I
ATAÍDE, M. C. Coroação de Nossa Senhora de Porciúncula. Detalhe da pintura do forro da nave da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto. 1801-12.Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br. Acesso em: 30 out. 2015.
TEXTO IIManuel da Costa Ataíde (Mariana, MG, 1762-1830), assim como os demais artistas do seu tempo, recorria a bíblias e a missais impressos na Europa como ponto de partida para a seleção iconográfica das suas composições, que então recriava com inventiva liberdade.Se Mário de Andrade houvesse conseguido a oportunidade de acesso aos meios de aproximação ótica da pintura dos forros de Manuel da Costa Ataíde, imaginamos como não teria vibrado com o mulatismo das figuras do mestre marianense, ratificando, ao lado de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a sua percepção pioneira de um surto de racialidade brasileira em nossa terra, em pleno século XVIII.FROTA, L. C. Ataíde: vida e obra de Manuel da Costa Ataíde. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
O Texto II destaca a inovação na representação artística setecentista, expressa no Texto I pela