Você e sua turma estudaram a localização de pessoas e objetos, uns em relação aos outros. Agora, observe o desenho que mostra a turma do Luan ouvindo histórias na sala de aula, e faça o que se pede.
Marque a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Física
Um condutor eletrizado positivamente está isolado. Ao ser ligado à Terra, por meio de um fio condutor, ele se descarrega em virtude da subida da seguinte partícula proveniente dessa ligação
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIT) Uma pessoa vê nitidamente objetos localizados entre 25,0 cm a 500,0 mm dos olhos. Sabendo-se que a amplitude de acomodação visual é a variação da vergência do cristalino de um olho, funcionando como lente, ao deslocar um objeto do seu ponto mais próximo até o seu ponto remoto, o poder de acomodação visual do olho dessa pessoa, em di, é igual a
- Química | 1.7 Gases
A pressão interna do pneu de um carro aumenta quando este é conduzido em uma rodovia por trajetórias longas. A razão disso é que o atrito aquece os pneus, e o volume permanece praticamente constante.
Com base nessa ilustração e considerando o volume do pneu constante, a equação que permite calcular a pressão do pneu após longas trajetórias é
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UERJ)
A ampliação da oferta de alimentos é um dos maiores desafios da humanidade para as próximas décadas.
Com base na disponibilidade do recurso natural representada no gráfico, o país com maior potencial para expansão do seu setor agropecuário é:
- História | 5.1 Expansão Marítima
(FGV) Leia o texto.
Após os primeiros contatos particularmente violentos com a África negra, os portugueses viram-se obrigados a mudar de política, diante da firme resistência das populações costeiras. Assim, empenharam-se, principalmente, em ganhar a confiança dos soberanos locais. Os reis de Portugal enviaram numerosas missões diplomáticas a seus homólogos da África ocidental. Assim, entre 1481 e 1495, D. João II de Portugal enviou embaixadas ao rei do Futa, ao koi de Tombuctu e ao mansa do Mali.
Duas missões diplomáticas foram enviadas ao Mali, mostrando a importância que o soberano português atribuía a esse país. A primeira partiu pelo Gâmbia, a segunda partiu do forte de Elmina. O mansa que as recebeu, Mahmud, era filho do mansa Ule (Wule) e neto do mansa Musa (...).
Madina Ly-Tall, O declínio do Império do Mali. In Djibril Tamsir (editor), História geral da África, IV: África do século XII ao XVI.
No contexto apresentado, o Império português mudou a sua estratégia política, pois