Crie uma história em quadrinhos sobre a história da sua escola. Para cada quadrinho desenhado crie uma legenda para explicá-lo.
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
As antocianinas (componente natural de frutas roxas, como uva e açaí) são moléculas interessantes para a produção de embalagens inteligentes, pois tem capacidade de mudar de cor, conforme muda o pH. Em soluções com pH abaixo de 3,0, essas moléculas apresentam uma coloração do laranja ao vermelho mais intenso. Com o aumento do pH para a faixa de 4,0 a 5,0, a coloração vermelha tende a desaparecer. E aumentos adicionais de pH levam as antocianinas a apresentarem uma coloração entre o verde e o azul.
Disponível em: www.biotecnologia.com.br. Acesso em: 25 nov. 2011 (adaptado).
Estas embalagens são capazes de identificar quando o alimento está em decomposição, pois se tornam:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
O dogma central da biologia, segundo o qual o DNA transcreve RNA e este orienta a síntese de proteínas, precisou ser revisto quando se descobriu que alguns tipos de vírus têm RNA por material genético. Nesses organismos, esse RNA orienta a transcrição de DNA, num processo denominado transcrição reversa. A mesma só é possível quando.
- Geografia | 2. Cartografia
A imagem apresenta um exemplo de croqui de síntese sobre o turismo na França.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. L.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007 (adaptado).
Os croquis são esquemas gráficos que
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
O gengibre é uma planta herbácea originária da Ilha de Java, da Índia e da China, e é utilizado mundialmente na culinária para o preparo de pratos doces e salgados. Seu caule subterrâneo possui sabor picante, que se deve ao gingerol, cuja fórmula estrutural é apresentada a seguir:
Quais funções orgânicas estão presentes na estrutura do gingerol?
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT) O DNA é uma molécula reativa e estima-se que mais de 20 mil lesões no DNA sejam induzidas de maneira endógena por dia por célula, além de outras induzidas por agentes exógenos, como a luz ultravioleta, resultando em bloqueio físico das maquinarias de replicação e transcrição do DNA. Em resposta a lesões no DNA, células ativam respostas que promovem regulação do ciclo celular e reparo do DNA, evitando catástrofes durante a replicação ou na mitose. Caso a quantidade de danos ultrapasse a capacidade de reparo, as células podem induzir morte celular como último recurso. A importância das respostas ao dano no DNA é exemplificada por síndromes humanas, com fenótipo de envelhecimento precoce ou aumento de risco de câncer, e seu estudo poderá contribuir para o entendimento da tumorigênese e desenvolvimento de melhores terapias.
(LIMA, 2015)
As síndromes mais recorrentes nas células humanas têm como representação a: