ESCOLA DE VÁRIOS TIPOS
Disponível em <http://www.inclusive.org.br/?p=14986> Acesso em 01/07/2010
Essa é uma escola indígena.
a) Descreva essa escola.
b) Que semelhanças e que diferenças você pode apontar entre sua escola e essa escola?
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Ao longo dos séculos XVII e XVIII, várias atividades econômicas foram sendo desenvolvidas no interior da colônia (conhecida como Sertão) paralelamente à atividade açucareira.
Cite 2 tipos dessas atividades.
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
(UEL) Exemplos de moléstias causadas por parasitas, que se manifestam apenas na espécie humana e cuja transmissão independe de hospedeiro intermediário, são:
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Tanto a conservação de materiais biológicos como o resfriamento de certos fotodetectores exigem baixas temperaturas que não são facilmente atingidas por refrigeradores. Uma prática comum para atingi-las é o uso de nitrogênio líquido, obtido pela expansão adiabática do gás N2, contido em um recipiente acoplado a um êmbolo, que resulta no resfriamento em temperaturas que chegam até seu ponto de liquefação em −196 °C. A figura exibe o esboço de curvas de pressão em função do volume ocupado por uma quantidade de gás para os processos isotérmico e adiabático. As diferenças entre esses processos podem ser identificadas com base na primeira lei da termodinâmica, que associa a variação de energia interna à diferença entre o calor trocado com o meio exterior e o trabalho realizado no processo.
A expansão adiabática viabiliza o resfriamento do N2 porque
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
O BHT é um importante antioxidante sintético utilizado na indústria alimentícia. Sobre o BHT é correto afirmar que ele apresenta:
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UESB)
Como a força eletrostática é conservativa, os fenômenos eletrostáticos podem ser descritos de modo conveniente em função de uma energia potencial elétrica, o que permite definir uma grandeza denominada Potencial Elétrico. Por ser uma grandeza escalar, pode ser aplicado para descrever fenômenos eletrostáticos de modo mais simples do que utilizando campos e forças elétricas. Considerando-se um dipolo elétrico posicionado ao longo do eixo x e centrado na origem, como mostra a figura, conclui-se que o potencial elétrico no ponto R é igual a