Leia o trecho a seguir:
Pelas leis brasileiras, quem tem doze anos ainda é considerado uma criança, a maioridade é a partir dos dezoito anos.
Na índia, um jovem de treze anos já pode casar e ter filhos.
Em alguns países, durante a guerra, um menino pode se alistar nas forças armadas com treze anos, enquanto que em outros países isso é absurdo.
Escreva dois motivos que fazem as crianças viverem de forma diferente uma das outras
Questões relacionadas
- Literatura | 5.1 Pré-Modernismo(MACKENZIE) “O planalto central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em 1escarpas inteiriças, altas e abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões nivelados pelos visos das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a Minas. 2Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em andares, ou repetidos socalcos, que o despem da primitiva grandeza afastando-o consideravelmente para o interior.
De sorte que quem o contorna, seguindo para o norte, observa notáveis mudanças de relevos: a princípio o traço contínuo e dominante das montanhas, precintando-o, com destaque saliente, sobre a linha projetante das praias, depois, no segmento de orla marítima entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, um aparelho litoral revolto, feito da envergadura desarticulada das serras, riçado de cumeadas e corroído de angras, e escancelando-se em baías, e repartindo-se em ilhas, e desagregando-se em recifes desnudos, à maneira de escombros do conflito secular que ali se trava entre os mares e a terra; em seguida, transposto o 15º paralelo, a atenuação de todos os acidentes — serranias que se arredondam e suavizam as linhas dos taludes, fracionadas em morros de encostas indistintas no horizonte que se amplia; até que em plena faixa costeira da Bahia, o olhar, livre dos anteparos de serras que até lá o repulsam e abreviam, se dilata em cheio para o ocidente, mergulhando no âmago da terra amplíssima lentamente emergindo num ondear longínquo de chapadas...
Este facies geográfico resume a morfogenia do grande maciço continental.”
Euclides da Cunha, Os Sertões.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o contexto histórico e literário da prosa pré-modernista a que pertence o fragmento de Os Sertões.
- Química
O sangue humano é ligeiramente básico, com um pH normal de 7,35 a 7,45. Qualquer desvio dessa faixa normal de pH (acidose ou alcalose) pode provocar severos danos ao organismo, como rompimento de membranas celulares e perda de atividades enzimáticas, o que pode levar ao coma ou até mesmo à morte. O principal sistema tampão usado para controlar o pH no sangue é o sistema H2CO3/HCO3-.
Dados: log2 = 0,3.
Kw = 1,0 × 10-14 (constante de auto-ionização da água a 25 °C)
Ka = 1,0 × 10-6 (constante ácida da primeira ionização do H2CO3)
Com base nos dados acima e em seus conhecimentos sobre equilíbrio ácido-base em meio aquoso, é CORRETO afirmar:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Bernardo deseja desenhar a bandeira do estado do Acre, conforme a figura a seguir:
A figura apresenta forma retangular e é composta de dois triângulos e uma estrela. Os dois triângulos que Bernardo precisará desenhar para formar essa bandeira são triângulos:
- Química | 3.8 Bioquímica
(FUVEST 2008 1ª FASE) As surfactinas são compostos com atividade antiviral. A estrutura de uma surfactina é
Os seguintes compostos participam da formação dessa substância.
Na estrutura dessa surfactina, reconhecem-se ligações peptídicas. Na construção dessa estrutura, o ácido aspártico, a leucina e a valina teriam participado na proporção, em mols, respectivamente, de
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
aprovada a segunda Constituição brasileira. A carta magna de 1891 foi a primeira Constituição da República do Brasil. E, graças a ela, desde sua publicação, muita coisa mudou nas regras do Brasil [...] O marco é importantíssimo para a nossa história [...]. O regime de governo escolhido foi o presidencialismo. O mandato do presidente, eleito pelo voto direto, seria de quatro anos. O primeiro presidente republicano foi o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, e o vice-presidente foi Floriano Peixoto. Disponível em: <http://www.plenarinho.gov.br/noticias/noticias-antigas/2008/02/xo-monarquia-ola-republica/> Acesso em: 28 fev. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Complete o quadro com as informações solicitadas.