Script lido pelo professor:
Draw a face on the pirate.
Questões relacionadas
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(MACKENZIE) O quadro abaixo mostra algumas características que podem ou não estar presentes nos 4 grupos vegetais. O sinal + indica presença da característica e o sinal- ausência da característica .
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto 3
Helen Morais
Inocente face do terror
De longe, uma ótima notícia. De perto, artimanha dos supermercados para cobrar pelas sacolinhas plásticas. Normalmente, o consumidor reutiliza essas sacolinhas para jogar o lixo do banheiro e da cozinha, e posteriormente no saco de lixo maior para o lixeiro levar. Agora, além de comprar os sacos de lixo grandes, comprará os pequenos. E o planeta vai continuar no sufoco. Não matou o problema na raiz. Tem de haver coleta seletiva de lixo em todas as ruas da cidade.
(Disponível em: <http://vamostiraroplanetadosufoco.org.br/participe-das-midias-sociais-da--campanha/#.T0hLUYcgeLE>. Acesso em: 26 fev. 2012.)
Texto 4
Lixeira de jornal
Com o fim da sacolinha plástica nos supermercados, a Folhinha ensina uma alternativa para a lixeira.
Material
De uma a três folhas de jornal (das grandes, não como as da Folhinha)
Como fazer
1. Forme um quadrado: faça uma dobra na vertical, marcando a metade da página da direita.
2. Leve a ponta de baixo, da direita, até a ponta esquerda de cima formando um triângulo.
3. Dobre a ponta de baixo, à direita, até a lateral esquerda.
4. Vire a dobradura para o outro lado, escondendo a aba que você acabou de dobrar. Leve a nova ponta da direita até a lateral esquerda outra vez.
5. Para formar a “boca”, enfie uma das pontas de cima do jornal na aba dobrada por último.
6. Vire a dobradura e repita a sequência 5 com a outra ponta. Abra a “boca” e coloque na lixeira.
(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di25021208.htm>. Acesso em: 25 jan. 2012.)
Após a leitura dos textos 3 e 4, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: Diziam que fora minha mãe que antes de morrer pedira para que eu não fosse criado com meu pai. Fiquei assim no engenho do meu avô, aos cuidados da tia Maria. A casa-grande do engenho Corredor quase que não tinha dono. A velha Janoca, a minha avó, desde que me entendi de gente não tinha olhos para tomar conta das coisas. Mandava em tudo, sem, porém, dar boa ordem na vida de sua casa. As minhas tias Maria e Naninha viviam já neste tempo como se fossem pernas de governo. A tia mais velha olhava para as relações com o mundo de fora. Se havia visita, se era preciso uma carta, se carecessem de um telegrama, tudo isto seria feito pela tia Maria. Quando o meu avô tinha que sair para ir ao júri ou à Paraíba, quem lhe preparava a camisa, quem lhe botava as abotoaduras nos punhos, era a tia Maria. A velha Janoca tomava partido entre as filhas e criava às vezes preferências odiosas. Aí tudo seria para a sua preferida. O meu avô não dava a menor opinião. Janoca era para ele a última palavra [...] A mulher não o embaraçava na vida, não lhe dava despesas, não criava situações. Apenas era preciso respeitar-lhe o gênio. REGO, José Lins do. Meus verdes anos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
Enunciado:
Diziam que fora minha mãe que antes de morrer pedira para que eu não fosse criado com meu pai. Fiquei assim no engenho do meu avô, aos cuidados da tia Maria.
O foco narrativo desse fragmento foi modificado corretamente para a terceira pessoa em
- História | 6.14 Guerra Fria
“Depois que a Guerra do Vietnã demonstrou que o mais caro, mais avançado e mais destrutivo aparato militar que o mundo já vira era inteiramente incapaz de dobrar a vontade de um dos povos mais pobres da Terra, o governo norte-americano perdeu temporariamente a maior parte, senão toda a sua credibilidade como vigilante do mundo livre. O resultado foi um vazio de poder, que as forças locais, em conluio franco ou tácito com a União Soviética e seus aliados, exploraram prontamente, de várias maneiras: para completar o processo de libertação nacional dos últimos resíduos do colonialismo europeu, para guerrear entre si na tentativa de reorganizar o espaço político das regiões circunvizinhas e para expulsar do poder os governos que eram clientes dos Estados Unidos.”
Giovanni Arrighi. O longo século XX. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Unesp, 1996, p. 333. Adaptado.
A partir do que afirma o texto, pode-se dizer que a derrota militar dos Estados Unidos no Vietnã provocou, entre outros efeitos diretos ou indiretos,
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
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No último quadrinho, a palavra sublinhada denota