Read the text and answer question. Available at: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/tira89.htm. Accessed on November 24th 2012.
Monica, Jimmy Five and Maggy are showing their abilities as artists. You can infer that…
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
21. Texto base: Observa la invitación de cumpleaños a continuación.
Disponible en: < http://www.correomagico.com/otros/premium/tarjetaparaimprimir_v.asp?card=invcumple_animalkoala&tipo=in&c=4>. Accesso el: 24 ene. 2013.
Enunciado:
En esa invitación, Francisco es el:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Relacione os dados do gráfico com as informações do texto.
a) Explique o novo regime de imigração que elevou o número de imigrantes vindos para o Brasil entre as décadas de 1870 e 1890.
b) Enumere duas vantagens da mão de obra livre e assalariada para os cafeicultores.
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Na figura, está representado um triângulo e alguns de seus ângulos.
Determine a medida do ângulo externo PÂC e assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 06. A Formação das Cidades e do Estado
Diário de Bordo
Paraty é uma das cidades mais lindas que já conheci. A localização geográfica em que se encontra é privilegiada e faz do lugar um belo cartão postal, com o centro histórico entre a serra e o mar.
São praias e mais praias lindas, umas movimentadas, outras nem tanto. Por todos os lados, há muito verde.
As muitas ilhas só podem ser conhecidas nos passeios de barcos. Barcos que estão por toda parte. Seu Leonel faz os de verdade. Já o artesão Dito nos encanta com suas miniaturas.
O lugar é quente e úmido. O calor e as muriçocas que vêm da mata quase tiram o juízo da gente, mas tudo bem.
Os moradores do lugar são simpáticos, conversados. A habilidade com que conduzem suas bicicletas pelas ruas irregulares de pedras também chama atenção.
No centro histórico bem preservado, é proibido o trânsito de carros. A sensação de estarmos de volta ao passado aumenta ao vermos as carroças que transportam cargas no lugar dos automóveis.
As construções são simples e funcionais e o branco obrigatório das fachadas realça o colorido das portas e janelas. Com suas casas de linhas retas e ruas curvas, Paraty encanta pela simplicidade diante de um cenário grandioso.
Luciana Gomide Vieira
http://www.cidadeshistoricas.art.br/paraty/py_dia_p.php
Assinale a alternativa correta:
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
Ela é Maria. E ouviu da colega que se chamava Mariá. Ficou confusa. Maria e Mariá davam no mesmo. Mas a Mariá disse que Maria era nome de pobre, e que ela, Mariá, era da família dos Mendonça Bulhões, não podia ser Maria.
Maria foi pra casa confusa.
– Mamãe, por que eu me chamo Maria, e não Mariá?
A mãe disse que dava no mesmo, era só um acento. Como Míriam e Miriam, como José e Jose. A mãe não ajudou. Só piorou. José é homem e Jose é mulher.
Cresceu pensando que a mãe a quisera pobre, por isso não lhe deu um Mariá. Depois descobriu que a pobreza mesmo estava nessa bobagem de distinguir nome de rico e nome de pobre. Nome é dado por carinho, como um presente. A mãe estava certa. E passou a amar ser Maria.
Texto produzido para este fim.
Os sinais gráficos são fundamentais para a indicação de pronúncia quando apenas a escrita não se faz suficiente. Em “Maria e Mariá”, para se pronunciar a segunda como oxítona é preciso sinalizar com o acento agudo. Essa necessidade revela que