Leia as informações do gráfico sobre a quantidade de helicópteros em uma cidade e responda às questões 1 a 3.
Fonte: VEJABH. São Paulo, 30 mai. 2012
Se acrescentarmos um zero ao final do número que indica a quantidade de helicópteros em 2007, encontraremos um outro número
Questões relacionadas
- História | B. Roma
(ETEC) Imagine um só lugar onde você possa fazer compras, alugar livros, fazer ginástica e trilhas, ver obras de arte, comer, tomar um banho quente. Assim eram as termas da Roma Antiga, casas de banho criadas no século II a.C. As construções eram enormes e chegavam a abrigar milhares de banhistas. O ato de banhar-se era visto mais como uma atividade social do que como de higiene para os romanos. Era nas termas que eles fechavam negócios, falavam de política e fofocavam. Os banhos tinham horários separados para homens e mulheres e os escravos também podiam frequentar.
tinyurl.com /cynbuy. Acesso em: 08.02.2017. Adaptado.
De acordo com o texto, é correto afirmar que as construções citadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO)
Cegueira
Afastou-me da escola, atrasou-me, enquanto os filhos de seu José Galvão se internavam em grandes volumes coloridos, a doença de olhos que me perseguia na meninice. Torturava-me semanas e semanas, eu vivia na treva, o rosto oculto num pano escuro, tropeçando nos móveis, guiando-me às apalpadelas, ao longo das paredes. As pálpebras inflamadas colavam-se. Para descerrá-las, eu ficava tempo sem fim mergulhando a cara na bacia de água, lavando-me vagarosamente, pois o contato dos dedos era doloroso em excesso. Finda a operação extensa, o espelho da sala de visitas mostrava-me dois bugalhos sangrentos, que se molhavam depressa e queriam esconder-se. Os objetos surgiam empastados e brumosos. Voltava a abrigar-me sob o pano escuro, mas isto não atenuava o padecimento. Qualquer luz me deslumbrava, feria-me como pontas de agulha [...].
Sem dúvida o meu espectro era desagradável, inspirava repugnância. E a gente da casa se impacientava. Minha mãe tinha a franqueza de manifestar-me viva antipatia. Dava-me dois apelidos: bezerro-encourado e cabra-cega.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1984 (fragmento).
O impacto da doença, na infância, revela-se no texto memorialista de Graciliano Ramos através de uma atitude marcada por
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03.1. Verbos, frase e oração, sujeito e predicado
Leia o texto abaixo para responder à questão.
“Literatura indígena é sempre militante”, diz Daniel Munduruku
Por Bruno Molinero
Daniel Munduruku gosta de dizer que pegou gosto pela leitura por causa de uma aranha. Ainda criança, uma de suas obrigações era organizar a biblioteca de sua escola. Só que não importava o quanto ele limpasse: uma aranha todos os dias fazia uma teia na mesma prateleira, sobre o mesmo livro. Era só abrir a biblioteca e lá estava a trama pegajosa. Até que o garoto, intrigado, resolveu dar uma olhada na obra de que o inseto tanto gostava. E foi então que leu pela primeira vez O Pequeno Príncipe. De lá para cá, Munduruku não se tornou apenas um leitor — virou também um escritor que, neste ano, completa 20 anos de carreira com diversos prêmios, entre eles o Jabuti e o da Academia Brasileira de Letras. Suas histórias para crianças e adolescentes giram em torno da temática indígena, e não apenas sobre os mundurucus, povo ao qual o autor pertence, mas sobre diferentes culturas e aldeias que existem no Brasil. Disponível em: <http://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2017/03/06/literatura-indigena-e-sempre-
militante-diz-daniel-munduruku-leia-entrevista/>. Acesso em: 22 mar. 2017. Adaptado. Vocabulário
Militante – que ou aquele que defende ativamente uma causa ou exerce efetivamente uma atividade.
Releia a frase destacada a seguir, retirada do primeiro parágrafo:
Até que o garoto, intrigado, resolveu dar uma olhada [...]
Nessa frase, “o garoto” é:
- Geografia - Fundamental | 06. Sociedade e Meio Ambiente
Texto base: Leia o poema a seguir que fala sobre a escola para responder à questão.
Enunciado:
O poema fala sobre o ambiente escolar.
- a) Retire do poema três exemplos de coisas que podemos fazer na escola.
- b) Explique por que a escola é importante para o nosso futuro.
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
Um soldado fez n séries de flexões de braço, cada uma delas com 20 repetições. No entanto, como consequência das alterações da contração muscular devidas ao acúmulo de ácido lático, o tempo de duração de cada série, a partir da segunda, foi sempre 28% maior do que o tempo gasto para fazer a série imediatamente anterior. A primeira série foi realizada em 25 segundos e a última em 1 minuto e 40 segundos.
Considerando log 2 = 0,3, a soma do número de repetições realizadas nas n séries é igual a: