O que significa CFC? Assinale a alternativa correta.
a) ( ) Abreviatura de um gás chamado carbônico.
b) ( ) Abreviatura de um gás chamado clorofluorcarbono.
c) ( ) Abreviatura de um gás chamado clorofluoroxigênio.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
“Slam” é voz de identidade e resistência dos poetas contemporâneos
A poesia falada e apresentada para
grandes plateias não é um fato novo,
porém, a grande diferença é que hoje a
poesia falada se apresenta para o povo e
[150] não para uma elite — estamos falando da
poesia slam. Essa palavra surgiu em
Chicago, em 1984, e hoje a poetry slam,
como é chamada, é uma competição de
poesia falada que traz questões da
[155] atualidade para debate. slam é uma
expressão inglesa cujo significado se
assemelha ao som de uma “batida” de porta
ou janela, “algo próximo do nosso ‘pá!’ em
língua portuguesa”, explica Cynthia Agra de
[160]Brito Neves, em artigo recém-publicado na
revista Linha D’Água. Nas apresentações de
slam o poeta é performático e só conta com
o recurso de sua voz e de seu corpo.
A poetry slam, também chamada
[165] “batalha das letras”, tornou-se, além de um
acontecimento poético, um movimento
social, cultural e artístico no mundo todo,
um novo fenômeno de poesia oral em que
poetas da periferia abordam criticamente
[170] temas como racismo, violência, drogas,
entre outros, despertando a plateia para a
reflexão, tomada de consciência e atitude
política em relação a esses temas. Os
campeonatos de poesias passam por etapas
[175] ao longo do ano, de fevereiro a novembro,
são compostos de três rodadas e o
vencedor, escolhido por cinco jurados da
plateia, é premiado com livros e participa
do Campeonato Brasileiro de Slam (Slam
[180] Br). O poeta vencedor dessa etapa
competirá na Copa do Mundo de Slam,
realizada todo ano em dezembro, na
França.
Os campeonatos de slam no Brasil
[185] foram introduzidos por Roberta Estrela
D’Alva, a slammer (poetisa) brasileira mais
conhecida pela mídia e que conquistou o
terceiro lugar na Copa do Mundo de Poesia
Slam 2011, em Paris. Outra presença
[190] expressiva no assunto é Emerson Alcalde,
fundador do Slam da Guilhermina,
entrevistado pela autora em maio deste ano
na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas (FFLCH) da USP. Segundo ele,
[195] “promover a poesia oral, falar poesias, ler,
escrever, promover batalhas de
performances poéticas, é transformar os
slams em linguagem” e, pensando nisso,
levou o slam às escolas, pois “poesia é
[200] educação”.
(...) O slam é um grito, atitude de
“reexistência”, termo criado com a fusão
das palavras existência e resistência, de
acordo com a professora Ana L. S. Souza. O
[205] artigo ressalta também a importância de se
levar os slams para as escolas, na medida
em que forma alunos leitores e escritores
conscientes, dispostos a reivindicarem
mudanças educacionais e sociais.
[210] É fundamental o papel da escola na
disseminação dos “slams”, pois por meio
deles os alunos expressam “seus modos de
existir” e suas reivindicações por “uma
cultura jovem, popular, negra e pobre, de
[215] moradores da periferia, bem diferentes do
gosto canônico, branco e de classe média”.
Ao recriarem a cultura oficialmente escolar
letrada, esses alunos se tornam “agentes de
letramentos de reexistência”, e os slams,
[220] dessa maneira, são seus porta-vozes, pelos
quais demonstram sua revolta, sua
identidade e resistência. A autora finaliza
afirmando que “é preciso resistir para
existir. Poesia é reexistência”, enfatizando o
[225] desafio com que se deparam as escolas
diante dessa nova poesia contemporânea.
Adaptado de NEVES, Cynthia Agra de Brito. “Slam” é voz de identidade e resistência dos poetas contemporâneos. Disponível em https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/slam-evoz-de-identidade-e-resistencia-dos-poetascontemporaneos/ Acesso em 14 de setembro de 2021.
Considerando o trecho “É fundamental o papel da escola na disseminação dos ‘slams’, pois por meio deles os alunos expressam ‘seus modos de existir’ e suas reivindicações por ‘uma cultura jovem, popular, negra e pobre, de moradores da periferia, bem diferentes do gosto canônico, branco e de classe média’” (linhas 210-216), é correto afirmar que a autora intenciona
- História - Fundamental | 06.1. A fixação dos primeiros grupos humanos em aldeias
Os povos da Antiguidade, entre eles os Chineses, Árabes, Fenícios e Hebreus, influenciaram, com seus legados culturais, as sociedades que vieram depois deles. Eles criaram ideias, coisas e objetos que são utilizados até hoje.
Dentre esses povos antigos, destaca-se a contribuição dos
- História | 3.4 Ditadura Militar
A cultura brasileira de 1964 a 1968, ano da promulgação do Ato Institucional n.º 5 (AI 5) e da ascensão dos militares da linha dura, não cessou de se afirmar e de produzir indeléveis frutos. Entre as artes, foi justamente o teatro que se tornou alvo da repressão mais violenta. Talvez por ser uma arte da presença, talvez por estarem os artistas mais radicalmente vinculados às propostas e às organizações de esquerda, a verdade é que os palcos se tornaram espaço de debate onde se discutia, de forma apaixonada, o momento histórico brasileiro. Em 1964, respondendo ao Golpe Militar, estreava, no Rio de Janeiro, o show Opinião.
Maria Cristina C. Costa. Censura em cena: teatro e censura no Brasil: arquivo Miroel Silveira. São Paulo: EDUSP, FAPESP, 2006, p. 184 (com adaptações).
Tendo como referência a imagem apresentada e as ideias desenvolvidas no texto, julgue o próximo item.
A ação implacável da censura imposta pelo regime militar impediu que os artistas cênicos brasileiros levassem aos palcos espetáculos relevantes no período citado no texto.
- Matemática - Fundamental | 04. Expressões Algébricas
Sabendo que
,conclui-se corretamente que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la adivinanza y señala la respuesta correcta.
Disponible en< http:// cuidado infantil.net/adivinanzas-sobre-utiles-escolares.html> Acceso el 15 sep. 2012.
¿Quién soy yo?