Leia o trecho a seguir.
Você estudou sobre curiosidades de crianças que moram em várias partes do mundo: Marvel que mora no Alaska; anda de trenó puxado por cães e usa óculos escuros.
Frida na Hungria: frequenta concertos musicais na capital.
Yong Woo na Coréia: Come baratinha frita no cinema, em vez de pipoca.
Sika em Angola: usa colares de contas coloridas que indicam a sua idade.
Agora, escreva duas curiosidades culturais diferentes da cultura da criança brasileira.
Questões relacionadas
- História | 3.4 Ditadura Militar
Entre as esquerdas, o sentimento generalizado era de autossuficiência, existia certa afobação, e Leonel Brizola, na liderança da coalizão, deu trabalho a Jango. Reclamava que o governo deveria endossar uma política de confronto com o capital estrangeiro, patrocinava a convocação de uma Assembleia Constituinte que incluísse operários, camponeses e os subalternos das Forças Armadas, e admitia ser inevitável atropelar o Congresso para executar as reformas de base.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (adaptado). VOT2021
O período que antecedeu ao golpe civil-militar de 1964 foi marcado por uma grave instabilidade política. De acordo com o texto, os aliados do Presidente João Goulart (Jango), dentre o eles o gaúcho Leonel Brizola, propuseram um (a)
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2021 1° APLICAÇÃO) A volta do marido pródigo
— Bom dia, seu Marrinha! Como passou de ontem?
— Bem. Já sabe, não é? Só ganha meio dia. {...]
Lá além, Generoso cotuca Tercino:
— [...] Vai em festa, dorme que-horas, e, quando chega, ainda é todo enfeitado e salamistrão!...
— Que é que hei de fazer, seu Marrinha... Amanheci com uma nevralgia... Fiquei com cisma de apanhar friagem...
— Hum...
— Mas o senhor vai ver como eu toco o meu serviço e ainda faço este povo trabalhar...
[...]
Pintão suou para desprender um pedrouço, e teve de pular para trás, para que a laje lhe não esmagasse um pé. Pragueja:
— Quem não tem brio engorda!
— É... Esse sujeito só é isso, e mais isso... — opina Sidu.
— Também, tudo p'ra ele sai bom, e no fim dá certo... — diz Correira, suspirando e retomando o enxadão — "P'ra uns, as vacas morrem ... p'ra outros até boi pega a parir..."
Seu Marra já concordou:
— Está bem, seu Laio, por hoje, como foi por doença, eu aponto o dia todo. Que é a última vez!... E agora, deixa de conversa fiada e vai pegando a ferramenta!
ROSA, J.G. Sagarana. Rio de Janeiro, José Oympia, 1987.
Esse texto tem importância singular como patrimônio linguístico para a preservação da cultura nacional devido
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Dicen que hablamos muy alto. Algunos, incluso, piensan que no hablamos sino que gritamos. La corresponsal mexicana Patricia Alvarado admite que, a veces, pedimos perdón, pero es “para arrebatarle la palabra al otro y seguir hablando”. Nos reprochan que escuchamos poco. O nada. “Cuando dos españoles se enfrentan están más pendientes de las palabras que van a utilizar en la réplica que en reflexionar sobre los argumentos que les están exponiendo”,opina el alemán Paul Ingendaay, del Frankfurter Allgemeine. “Ninguna autocrítica le sirve al español para cambiar”.
Disponível em: www.larioja.com. Acesso em: 15 ago. 2012 (adaptado).
De acordo com o texto, ao participarem de um diálogo, os espanhóis habitualmente
- Química | 3.7 Polímeros
(UFTM) O amido é uma macromolécula formada a partir da interação de moléculas de glicose e funciona como reserva de energia nos vegetais, principalmente nas raízes. Quando o amido é ingerido pelo homem, sofre ação da enzima amilase, presente na saliva, e é convertido em glicose e carboidratos menores.
A reação da produção do amido a partir da glicose é classificada como de polimerização por _______I______, e aquela que ocorre pela ação da enzima amilase é denominada reação de _______II______.Assinale a alternativa que preenche respectivamente as lacunas I e II. - História - Fundamental | 02. A vida familiar
Seja no meio rural ou urbano, ainda existe muitas crianças trabalhando.
Escreva DOIS tipos de trabalho que as crianças fazem nas ruas das grandes cidades.