O historiador é um investigador da história de pessoas, objetos, lugares. É ele quem ajuda a preservar a história de um povo.
Se o historiador fosse construir a sua biografia que fontes históricas ele utilizaria?
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UNESP) Um sistema heterogêneo, S, é constituído por uma solução colorida e um sólido branco. O sistema foi submetido ao seguinte esquema de separação:
Ao se destilar o liquido W, sob pressão constante de 1 atmosfera, verifica-se que sua temperatura de ebulição variou entre 80 e 100°C. Indique qual das seguintes afirmações é correta.
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Assinale a alternativa CORRETA para o par de substâncias cujas soluções aquosas, ao serem misturadas, produz um precipitado amarelo.
- Física | 1. Introdução à Física
Uma gota do ácido CH3(CH2)16COOH se espalha sobre a superfície da água até formar uma camada de moléculas cuja espessura se reduz à disposição ilustrada na figura. Uma das terminações deste ácido é polar, visto que se trata de uma ligação O-H , da mesma natureza que as ligações (polares) O-H da água. Essa circunstância explica a atração entre as moléculas de ácido e da água. Considerando o volume 1,56 x 10-10 m3 da gota do ácido, e seu filme com área de 6,25 x 10-2m2 , assinale a alternativa que estima o comprimento da molécula do ácido.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT)
Sobre a dinâmica da molécula de DNA, ao longo de um ciclo celular, é correto afirmar que a:
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
[...] Os milicianos apontados pela maioria das testemunhas assumiram que estavam descontentes e que conversavam sobre isso em reuniões. João de Deus, Manoel Faustino, Luiz Gonzaga e Lucas Dantas Torres falaram sobre a participação de um grupo de poderosos nessas reuniões, mas as autoridades novamente desconsideraram as informações. Eles foram condenados à pena última por crime de lesa-majestade. Na manhã de 8 de novembro foram enforcados e esquartejados na praça da Piedade, em Salvador.
VALIM, P. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 10, nº 118. Rio de Janeiro, jul. 2015 (adaptado). VOT2021
O relato acima sobre as consequências penais sobre os participantes da Conjuração Baiana demonstra