Olhando para você, o que mudou no seu corpo e nas suas atitudes, com passar do tempo?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 08. Das Rebeliões Coloniais à Luta pela Emancipação da América Portuguesa
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto 1 “A independência foi feita pelos grupos dominantes da sociedade, os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes. Não houve participação popular decisória no processo. A ideia de realizar a independência com o apoio de príncipe e a exclusão das camadas inferiores da sociedade foi decorrência natural da formação social brasileira. Havia o temor da elite ilustrada, diante da perspectiva de conquistas pelas massas populares. Essas massas [...] constituíam-se de escravos e trabalhadores livres totalmente desamparados. [...]Dessa forma, a absorção do liberalismo no Brasil limitou-se à liquidação dos laços coloniais. A escravidão era intocável. Conciliava-se a ruptura do pacto colonial com a preservação do escravismo”. RIBEIRO JÚNIOR, José. A independência do Brasil. São Paulo: Global, 1983. p. 54 Texto 2 “[...] a ênfase na atuação das elites acabou por dificultar a compreensão [...] das múltiplas facetas da sociedade colonial. Complexa, essa sociedade era constituída não só por proprietários enriquecidos e por escravos, mas também por setores sociais diferenciados, como pequenos e médios produtores rurais, artesãos, comerciantes e um enorme [...] contingente de homens livres vivendo sob condições diversas. É grave imaginar que essas pessoas estavam à margem da política [...]Naquela época, pequenos proprietários e homens livres, pobres ou remediados, foram interlocutores ativos nas lutas políticas que promoveram a criação de um governo no Brasil. Além disso, sua participação foi decisiva na definição do direito de cidadania e no estabelecimento, pela Constituição de 1824, de uma clara separação entre cidadãos e escravos”. OLIVEIRA, Cecilia Helena Salles. A independência e a construção do império. São Paulo: Atual, 1995. p. 2
Enunciado:
Os textos revelam aspectos referentes ao processo histórico que culminou na declaração de independência do Brasil com relação a Portugal em 1822. A comparação das análises dos argumentos dos dois historiadores
- Biologia | A. Digestão
Há animais cujos sistemas digestivos realizam apenas preensão e absorção. Essa característica faz com que sejam
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UFJF) O heredograma abaixo mostra a incidência de uma doença genética em uma família.
Após análise desse heredograma, é correto afirmar:
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
No Brasil, assim como em vários outros países, os modernos movimentos LGBT representam um desafio às formas da condenação e perseguição social contra desejos e comportamentos sexuais anticonvencionais associados à vergonha, imoralidade, pecado, degeneração, doença. Falar do movimento LGBT implica, portanto, chamar a atenção para a sexualidade como fonte de estigmas, intolerância, opressão.
SIMÕES, J. Homossexualidade e movimento LGBT: estigma, diversidade e cidadania. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M.
Cidadania, um projeto em construção. São Paulo: Claro Enigma, 2012 (adaptado).
O movimento social abordado justifica-se pela defesa do direito de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Texto base: 10470070
Leia este texto para responder à questão. O que você sabe sobre os circos? Alegria, surpresa, apreensão, comoção, fascínio... Quantas sensações diferentes uma pessoa pode ter em uma apresentação de circo? No dia 27 de março, celebramos o Dia do Circo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do palhaço Piolin (1897-1973), o “rei dos palhaços” brasileiros. Dono do Circo Piolin, lutava pela valorização das artes circenses e era conhecido como um exemplo de artista verdadeiramente brasileiro e popular. Quarenta e cinco anos após a morte de Piolin, os espetáculos de circo continuam a acontecer em todo o país. No site Circonteúdo, voltado para a divulgação da arte do picadeiro, há 186 grupos circenses cadastrados – embora ainda existam muitas companhias não cadastradas. Na cidade de São Paulo, a escola Galpão de Circo, localizada no bairro da Vila Madalena, oferece aulas para crianças, jovens e adultos. As modalidades, que levam em consideração a faixa etária e o ritmo do aluno, incluem brincadeiras circenses, aéreos, contorção, acrobacia, palhaço, entre outros. [...] O dono do Galpão, Alex Marinho, explica que o circo não é um esporte, mas uma arte que envolve atividade física. “O circo valoriza a apresentação. A competição é com você mesmo: tentamos superar desafios, mas sem esquecer da segurança”, diz Alex. [...] Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/no-dia-do-circo-saiba-mais-sobre-a-arte-do-picadeiro-2/>.
Acesso em: 22 abr. 2018.
Enunciado:
O dono do Galpão, Alex Marinho, explica que o circo não é um esporte, mas uma arte que envolve atividade física.
Nesse fragmento, o aposto tem a função de