Questões relacionadas
- História | 6. Idade Contemporânea
Rússia formaliza anexação da Crimeia
A Rússia anexou formalmente a Península da Crimeia a seu território, depois de um duro discurso do presidente Vladimir Putin em meio a pesadas críticas aos E.U.A., à União Europeia e ao governo interino da Ucrânia. Nesse discurso que antecedeu a assinatura da anexação da Crimeia, Putin destacou a questão como vital para os interesses russos. Segundo ele, o Ocidente "cruzou uma linha vermelha" ao interferir na Ucrânia. "A Crimeia sempre foi e é parte inseparável da Rússia", declarou o presidente.
Adaptado de estadao.com.br, 18/03/2014.
O evento abordado na reportagem está simultaneamente associado ao presente e ao passado dos povos envolvidos. Para explicar essa ação russa em relação à Crimeia, são fundamentais os seguintes interesses do atual governo Putin:
- Geografia | A. Globalização
O comércio internacional tem sido marcado por uma proliferação sem precedentes de acordos preferenciais de comércio regionais, sub-regionais, inter-regionais e, em especial, bilaterais (denominados Acordos Preferenciais de Comércio – APC). Atualmente, são poucos os países que ainda não fazem parte desses acordos. Com o impasse nas negociações da Rodada Doha da OMC, a alternativa das principais economias do mundo, como Estados Unidos, União Europeia e China, foi buscar a celebração de APC como forma de consolidar e ter acesso a novos mercados. O receio de boa parte dos países desenvolvidos, de economias em transição e em desenvolvimento de perderem espaço em suas exportações levou os a aderir maciçamente aos APC.
(Umberto Celli Junior e Belisa E. Eleoterio. “O Brasil, o Mercosul e os acordos preferenciais de comércio”. In: Enrique Iglesias et al. (orgs.). Os desafios da América Latina no século XXI, 2015.)
É correto afirmar que a Rodada Doha, iniciada pela Organização Mundial do Comércio em 2001, constitui
- Arte - Fundamental | 06. Instrumentos Musicais
12. MATERIAL
- Nesta atividade será usado somente o corpo e a voz das crianças
PROCEDIMENTOS
- Caro professor, inicie a aula com uma discussão sobre o que é um instrumento
musical e a sua finalidade dentro da música. Fale sobre o que são instrumentos
musicais convencionais e não convencionais, sobre o uso do corpo como instrumento
(exemplo bater palmas com as mãos).
- Discuta sobre as várias formas de se utilizar um instrumento convencional, por
exemplo: as várias maneiras de se tocar as cordas de um violão, as várias maneiras de
se tocar a pele e o corpo de um tambor.
- Ao fim dessa introdução, proponha a seguinte atividade: Transforme o corpo de um
colega em um instrumento musical. Uma criança será o instrumentista e o outro será
o instrumento.Trabalhem em duplas (no máximo em trios).Eleja duas partes do corpo
da criança-instrumento para serem tocadas. A criança-instrumento deverá responder
com sons aos diferentes gestos da criança-instrumentista. Por exemplo: combine que
um toque no ombro feito pela criança-instrumentista fará com que a criança-
instrumento responda com a sílaba “pa” e um assopro nos cabelos fará com que ele
imite uma campanhia distorcida.
- Peça a dupla que coloque um nome no instrumento criado e que experimente,
improvise e ao final faça uma presentação para toda a sala.
- Ao apresentar para a turma, peça a dupla que descreva seu instrumento e mostre
seus sons antes de apresentar a peça.
- Se possível, faça uma gravação desta apresentação para que em outro momento,
professor e aluno possam avaliar juntos o resultado.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6314
O DESENHO E O VOLUME
Arte - Fundamental | 06. Instrumentos Musicais12. MATERIAL
- Nesta atividade será usado somente o corpo e a voz das crianças
PROCEDIMENTOS
- Caro professor, inicie a aula com uma discussão sobre o que é um instrumento
musical e a sua finalidade dentro da música. Fale sobre o que são instrumentos
musicais convencionais e não convencionais, sobre o uso do corpo como instrumento
(exemplo bater palmas com as mãos).
- Discuta sobre as várias formas de se utilizar um instrumento convencional, por
exemplo: as várias maneiras de se tocar as cordas de um violão, as várias maneiras de
se tocar a pele e o corpo de um tambor.
- Ao fim dessa introdução, proponha a seguinte atividade: Transforme o corpo de um
colega em um instrumento musical. Uma criança será o instrumentista e o outro será
o instrumento.Trabalhem em duplas (no máximo em trios).Eleja duas partes do corpo
da criança-instrumento para serem tocadas. A criança-instrumento deverá responder
com sons aos diferentes gestos da criança-instrumentista. Por exemplo: combine que
um toque no ombro feito pela criança-instrumentista fará com que a criança-
instrumento responda com a sílaba “pa” e um assopro nos cabelos fará com que ele
imite uma campanhia distorcida.
- Peça a dupla que coloque um nome no instrumento criado e que experimente,
improvise e ao final faça uma presentação para toda a sala.
- Ao apresentar para a turma, peça a dupla que descreva seu instrumento e mostre
seus sons antes de apresentar a peça.
- Se possível, faça uma gravação desta apresentação para que em outro momento,
professor e aluno possam avaliar juntos o resultado.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6314
O DESENHO E O VOLUME
- Ciências - Fundamental | 11. Os Materiais Artificiais
Analise a imagem a seguir.
Na imagem, vemos exemplos de como a tecnologia digital tem transformado o nosso modo de viver, trabalhar e nos divertir.
Escreva duas situações do dia a dia em que utilizamos a tecnologia digital.
- Química | B. Espacial
A busca por substâncias capazes de minimizar a ação do inseto que ataca as plantações de tomate no Brasil levou à síntese e ao emprego de um feromônio sexual com a seguinte fórmula estrutural:
Uma indústria agroquímica necessita sintetizar um derivado com maior eficácia. Para tanto, o potencial substituto deverá preservar as seguintes propriedades estruturais do feromônio sexual: função orgânica, cadeia normal e a isomeria geométrica original.
A fórmula estrutural do substituto adequado ao feromônio sexual obtido industrialmente é: