CAMPO ELÉTRICO ÍONS
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- Biologia | 13.9 Linkage
(UFG) Segundo a teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo, a variabilidade genotípica existente entre os indivíduos de uma mesma espécie por causa da recombinação gênica é decorrente, diretamente, - Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Considere uma mercadoria que teve seu preço elevado de x reais para y reais. Para saber o percentual de aumento, um cliente dividiu y por x, obtendo quociente igual a 2,08 e resto igual a zero.
Em relação ao valor de x, o aumento percentual é equivalente a:
- Matemática | 13.6. Circunferência
Um ciclista A usou uma bicicleta com rodas com diâmetros medindo 60 cm e percorreu, com ela, 10 km.Um ciclista B usou outra bicicleta com rodas cujos diâmetros mediam 40 cm e percorreu, com ela, 5 km.
Considere 3,14 como aproximação para π
A relação entre o número de voltas efetuadas pelas rodas da bicicleta do ciclista A e o número de voltas efetuadas pelas rodas da bicicleta do ciclista B é dada por:
- Matemática - Fundamental | 02. Números Inteiros
Gustavo e seus colegas estão jogando um jogo composto por várias cartas numeradas e um dado. A pontuação de cada jogador será a soma das cartas que possuir na mão multiplicada pelo número que sair no dado. Gustavo possuía as seguintes cartas:
Sabendo que Gustavo tirou 3 no dado, o número de pontos que ele obteve foi:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Para os frankfurtianos, a razão que desponta com a valorização da ciência cada vez mais evidente, trata-se de uma razão instrumental. Assim, o que se tinha era uma racionalidade de cunho positivista que visava a dominação e intervenção na natureza a serviço do poder do capital, estendendo-se esta dominação também aos homens, cada vez mais alienados dos processos sociais em que estavam envolvidos. Logo, a ciência não seria imparcial, mas controlaria o exterior e o interior do homem. Ainda segundo Danilo Marcondes, para a Escola de Frankfurt alguns dos aspectos centrais dessa dominação da técnica seriam a indústria cultural e a massificação do conhecimento, da arte e da cultura que se produzia naquele contexto diluindo-se assim a força expressiva de cada um, seus significados próprios, transformando tudo em objeto de consumo.
RIBEIRO, Paulo Silvino. A Escola de Frankfurt. Brasil Escola. Disponível em: Acesso em 07 nov. 2013.
A noção de razão instrumental, apresentada no texto acima, serve para compreendermos quais das situações apresentadas abaixo?
I. O interesse das grandes indústrias em estimularem o lucro e a produção, não obstante os limites ambientais do planeta.
II. Os estudos de ciência que têm como objeto a dominação do mundo.
III. A forma como os ameríndios da Amazônia compreendem sua relação com a natureza.
IV. Os estudos de biotecnologia com o interesse de aumentar a produtividade das fazendas.
Estão corretas: