- A) O que é o tempo?
- B) Como você percebe a passagem do tempo durante a sua rotina da semana?
Questões relacionadas
- Biologia | 07. Taxonomia
(FUVEST 2016 1° FASE) Atualmente, os seres vivos são classificados em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Todos os eucariotos estão incluídos no domínio Eukarya, e os procariotos estão distribuídos entre os domínios Bacteria e Archaea. Estudos do DNA ribossômico mostraram que os procariotos do domínio Archaea compartilham, com os eucariotos, sequências de bases nitrogenadas, que não estão presentes nos procariotos do domínio Bacteria.
Esses resultados apoiam as relações evolutivas representadas na árvore
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNIC) A hemofilia é uma doença causada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X. Uma mulher com o fenótipo normal tem uma mãe portadora, um pai com fenótipo normal e um irmão com a doença.
A probabilidade de essa mulher, ao se casar com um homem normal, ter um descendente com hemofilia é de:
- Espanhol - Fundamental | 2. Léxico
Lee el texto para contestar a la cuestión.
Apostar por el reciclaje frente al cambio climático
El reciclaje, si bien todavía no es un imperativo legal, sí lo es en el plano moral. A parte de unos pocos negacionistas del cambio climático, está bastante claro que nos estamos cargando el planeta. Lo estamos llenando de basura, deforestando sus bosques, contaminando sus ríos y mares, acabando con buena parte de la fauna y la flora que pueblan el planeta tierra. Así que cualquiera que tenga algo de conciencia ecológica, tiene que verse obligado a actuar. A hacer lo que pueda, por poco que sea eso. Y parte de ese poco es reciclar y apoyar todas las iniciativas que lo potencien, como puede ser usar bolsas de papel frente a las de plástico. Las bolsas de plástico son francamente dañinas, y una muestra de ello es el intento por parte de algunos países de acabar con su uso. Así, en 2002, el gobierno irlandés introdujo una ley por la que se obligaba a los minoristas a cobrar una tasa a sus clientes por suministrarles bolsas de plástico. Lo recaudado iría a las arcas del Estado. En 2009, Hong Kong asumió un sistema parecido. En el caso de Irlanda el uso de la bolsa de plástico se redujo en un 90%. Pero como con prohibir, o gravar, no es suficiente y siempre es conveniente aportar soluciones, nosotros nos decantamos por las bolsas de papel. Este tipo de bolsas, tras usarse las veces que desee, hasta que se rompen o se canse uno de usarlas, se pueden tirar en el mismo contenedor en el que tiramos las revistas o periódicos viejos. Así, con un simple gesto, como es el de dejar de usar bolsas de plástico y comenzar a utilizar las de papel, estaremos ayudando a potenciar el reciclaje, a que se genere menos basura y, en definitiva, a conservar nuestro planeta Tierra.
Disponible en: http://globedia.com/apostar-reciclaje-frente-cambio-climático. Acceso: 28 de jul. 2012. (Adaptado.)
“Pero como con prohibir, o gravar, no es suficiente y siempre es conveniente aportar soluciones, nosotros nos decantamos por las bolsas de papel.”
En el fragmento, la palabra “decantamos” tiene el mismo sentido de la palabra
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Leia as informações do gráfico para responder a questão.
A CORRIDA PARA O LIXO
Quando julgamos alguns produtos ultrapassados, logo queremos trocá-los. Quanto tempo durariam esses produtos se não fossem trocados?
Para que uma geladeira tivesse o mesmo tempo de duração de um livro de bolso, quantos anos a mais ela teria que durar?
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
V – O samba
À direita do terreiro, adumbra-se* na escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
(...)
É aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça d’armas.
Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi que toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina esse desesperado saracoteio, no qual todo o corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar- se.
Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam no cangote das mães, ou se enrolam nas saias das raparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco. (...)
José de Alencar, Til.
(*) “adumbra-se” = delineia-se, esboça-se.
(FUVEST 2013 1° FASE) Para adequar a linguagem ao assunto, o autor lança mão também de um léxico popular, como atestam todas as palavras listadas na alternativa