Lee el texto sobre la fiesta de las Fallas en España, y complétalo con verbos en el futuro simple.
Objetivo 2016: hacer visibles las Fallas fuera
El plan se pergeñó antes de que comenzaran las fiestas pero no ______________________ (ser, él) hasta que arda la última falla esta noche cuando ______________________ (comenzar, ella) su ejecución. Las 24 fallas que engloban las categorías de Especial y de Primera ______________________ (retomar, ellas) entonces el proyecto conjunto para promocionar la fiesta de manera independiente. El objetivo: ganar repercusión fuera del marco territorial y facilitar el camino para encontrar patrocinadores.
Disponible en: http://goo.gl/8BJ4dw. Acceso el: 25 mar. 2015. (Fragmento)
Questões relacionadas
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Características como o nanismo e a tortuosidade da vegetação do Cerrado são influenciadas pelas características de solo, clima e fogo. Após a passagem do fogo, os tecidos vegetais mais tenros, como folhas e gemas (tecidos de crescimento das plantas), sofrem necrose e morrem. As gemas que ficam nas extremidades dos ramos e galhos são substituídas por gemas internas, as gemas laterais, que nascem em outros locais do galho, quebrando a linearidade do crescimento.
Disponível em: https://ispn.org.br. Acesso em: 17 ago. 2021 (adaptado).
Qual outro aspecto está relacionado a essas características da vegetação do Cerrado?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em: <http://www.bandeira.ind.br/produtos-detalhe.php?id=80> Acesso em: 16 out. 2014.
Explique o que foi a Revolução Pernambucana e como ela terminou.
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Carvão para desenho
- Papel kraft
- Fita dupla face
- Giz de cera
- Spray para fixação do desenho
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre grafite x pichação.
- Passar algumas imagens mostrando para as crianças a diferença entre grafite e
pichação.
Disponível: - https://brasilescola.uol.com.br/artes/grafite.htm -
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens- artigos/artigos/2972- grafite-x-picha%C3%A7%C3%A3o-qual-a-diferen%C3%A7a www.google.com.br/imagens - grafite
www.google.com.br/imagens - pixação
- O professor vai colar várias folhas de papel kraft, sem intervalos, na parede da sala
de aula, formando um enorme painel.
- A partir das imagens mostradas pelo professor, pedir as crianças que criem seu
próprio grafite, se inspirando na imagem/ obra que mais gostou.
- Os desenhos deverão ser feitos com o carvão e depois, se a criança quiser, ela poderá
colorir com o giz de cera .
- Nesta atividade o professor deve interferir o mínimo possível nos desenhos das
crianças incentivando-as a soltar a sua imaginação.
- Depois que o painel estiver todo pronto, o professor vai bater spray para fixação dos
desenhos.
- Fazer uma exposição na escola.
EXPERIÊNCIAS NA ARTE
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
O manual de uma ducha elétrica informa que seus três níveis de aquecimento (morno, quente e superquente) apresentam as seguintes variações de temperatura da água em função de sua vazão:
Vazão (L/min)
DT (ºC)
Morno
Quente
Superquente
3
10
20
30
6
5
10
15
Utiliza-se um disjuntor para proteger o circuito dessa ducha contra sobrecargas elétricas em qualquer nível de aquecimento. Por padrão, o disjuntor é especificado pela corrente nominal igual ao múltiplo de 5 A imediatamente superior à corrente máxima do circuito. Considere que a ducha deve ser ligada em 220 V e que toda a energia é dissipada através da resistência do chuveiro e convertida em energia térmica transferida para a água, que apresenta calor específico de 4,2 J/gºC e densidade de 1000 g/L.
O disjuntor adequado para a proteção dessa ducha é especificado por:
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(FUVEST 2013 1° FASE) Grandes lagos artificiais de barragens, como o Nasser, no Rio Nilo, o Three Gorges, na China, e o de Itaipu, no Brasil, resultantes do represamento de rios, estão entre as obras de engenharia espalhadas pelo mundo, com importantes efeitos socioambientais.
Acerca dos efeitos socioambientais de grandes lagos de barragens, considere as afirmações abaixo.
I. Enquanto no passado, grandes lagos de barragem restringiam-se a áreas de planície, atualmente, graças a progressos tecnológicos, situam-se, invariavelmente, em regiões planálticas, com significativos desníveis topográficos.
II. A abertura das comportas que represam as águas dos lagos de barragens impede a ocorrência de processos de sedimentação, assim como provoca grandes enchentes a montante.
III. Frequentes desalojamentos de pessoas para a implantação de lagos de barragens levaram ao surgimento, no Brasil, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.
IV. Por se constituírem como extensos e, muitas vezes, profundos reservatórios de água, grandes lagos de barragens provocam alterações microclimáticas nas suas proximidades.
Está correto o que se afirma em