For questions take a look at the following cleaning calendar. Disponível em: <http://www.pinterest.com/pin/208713763953722824/>. Acesso em: 08 out 2014
Complete the sentence:
According to this calendar, you _________________ have to sweep the kitchen floor in the evening.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais:
- Você certamente possui os materiais sugeridos no item 02 do desenvolvimento em sua sala de aula
- Cartolina branca no tamanho A4 divida ao meio, assim:
- Lápis grafite 2B
- Lápis de cor
- Objetos sugeridos no item 05 do desenvolvimento ou no item 02 das observações
- Uma caixa decorada ou baú capaz de conter os objetos definidos segundo a proposta da atividade
Desenvolvimento:
1 - Comente com os alunos sobre a memória visual e sua importância para o artista. Olhar quase nunca é ver. Precisamos ter concentração, mas é preciso saber também que nossa memória pode ser treinada. Mesmo quando o artista está diante de um objeto a ser desenhado, ele precisa olhar para ele várias vezes. Há também aqueles artistas capazes de realizar, com competência, um desenho de memória.
2 - Comece propondo alguns jogos capazes de exercitar nossa memória. Veja algumas sugestões:
- Mostrar objetos, fotos, brinquedos, blocos coloridos, etc. Por alguns segundos, remover e depois perguntar qual foi o objeto retirado.
- Mostrar um grupo de gravuras para a criança durante 3 a 8 segundos. Cubra-os, remova uma ou duas gravuras do grupo e depois pergunte o nome dos objetos retirados.
3 - É possível também elaborar com os alunos um jogo de memória feito com cartõezinhos de cartolina branca e formas geométricas colocadas ou, até mesmo, se possível, figuras iguais.
4 - Outro exercício interessante são os jogos dos sete erros contidos em revistas de palavras cruzadas.
5 - Ao final destes exercícios, divida a turma em grupos de quatro componentes cada. Escolha um objeto que deverá ser apresentado para cada grupo. Cada criança deverá manipular com cuidado o objeto, observando sua forma, sua cor, a proporção entre as partes componentes do objeto.
6 - Em seguida, distribua a cartolina com uma linha divisória. Recolha os objetos nos grupos e coloque-os em uma caixinha previamente preparada para isso. Poderá também ser um saquinho colorido, um bauzinho. Do lado esquerdo do papel, cada criança deverá desenhar seu objeto de memória e colorir o desenho.
7 - Realize anotações das falas das crianças ao longo do processo.
8 - Em seguida, entregue novamente o objeto para que realizem do lado direito da folha um desenho - agora olhando para o objeto. Colorir.
9 - Realize uma exposição dos resultados, montando o papel com os dois desenhos sobre papel colorset colorido. Coloque junto aos desenhos os respectivos objetos e as frases que você registrou devidamente impressas.
Observações:
1 - Sugiro que os objetos escolhidos tenham formas simples, mas que sejam inusitados em relação ao cotidiano das crianças, por exemplo, um ferro de passar roupa, chapéu ou boné, luminária ou abajur, sapato feminino com salto, uma chaleira. Observe que são objetos com formas simples. Evite algo muito elaborado.
2 - Outra sugestão seria que todos os objetos fossem antigos. Não sei qual o grau de facilidade para consegui-los. Talvez até mesmo as crianças possam trazê-los de casa. Neste caso, além do exercício do desenho de memória, estaria presente a possibilidade de conversar sobre como estes objetos auxiliavam no dia a dia das pessoas, por exemplo, o ferro à brasa. Gosto de refletir sobre o fato de que tendemos a considerar o mundo em que nascemos como se fosse assim desde sempre - e não é. Acredito ser uma reflexão interessante a ser feita com os alunos. É importante pensar a respeito das mudanças rápidas dos últimos anos e como estará o futuro quando olhamos para um passado muito recente onde não havia luz elétrica, computador ou celular. Até mesmo o consumo poderá ser motivo de reflexão neste momento.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Um laboratorista precisa preparar 1,1 kg de solução aquosa saturada de um sal de dissolução exotérmica, utilizando como soluto um dos três sais disponíveis em seu laboratório: X, Y e Z. A temperatura final da solução deverá ser igual a 20 ºC.
Observe as curvas de solubilidade dos sais, em gramas de soluto por 100 g de água:
A massa de soluto necessária, em gramas, para o preparo da solução equivale a:
- Ciências - Fundamental | 09. Excreção
Analise as alternativas abaixo e relacione-as ao nome do respectivo sistema.
- História | 5.2 Renascimento Cultural
O declínio do feudalismo contribuiu para a expansão capitalista no espaço geográfico mundial. Ao longo da história, esse sistema tem se modificado, alterando os modos de produção capitalista.
Sobre esse sistema, é correto afirmar:
- Geografia | 3.5 Vegetação
O bioma esquematizado e a relevância das vegetações destacadas pelo número 1 correspondem ao