Além dos documentos escritos, é possível estudar o passado partindo de relatos orais, ou seja, de histórias contadas pelos mais velhos nas tribos indígenas e africanas, aos mais novos, de geração em geração.
Essa prática era comum entre os povos do passado que não conheciam a escrita.
Conforme o texto lido que povos eram esses?
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UEG) O fragmento de texto a seguir foi escrito pelo biólogo Lucas Perillo, que questiona se os impactos da tragédia de Mariana, bem como o histórico de mineração no estado de Minas Gerais, valem a pena.
Sou mineiro, parte do povo das Minas Gerais. Essa é alcunha que tenho orgulho de carregar. Indica o lugar em que nasci, indica o lugar que escolhi para construir minha história de vida e remete às escolhas de vida de meus antepassados. Mas junto com esse grande orgulho vem preso um fardo pesado. Há séculos somos aqueles que sustentam o mundo com produtos vindos do minério. Seja para cobrir igreja de dourado, seja para engordar lastro de bancos europeus ou para aumentar as pilhas de minérios nos depósitos chineses. Primeiro foi o ouro e agora o famoso minério de ferro. Nada mudou. Só a escala. Agora temos que tirar toneladas do solo brasileiro, solo mineiro, para esmolar algumas centenas de dólares. Ontem, (05/11/2015), o minério de ferro fechou em alta de 0,14% Notícia boa! O ferro com pureza de 62% está sendo negociado no porto de Qingdao a impressionantes 49,98 dólares. Bem próximo do valor que pagamos lá em casa pela conta de água e de luz por mês. O mesmo valor que custa uns 13 quilos de prego. Daqueles feitos de ferro mesmo…
Bem, no mesmo dia escuto a notícia na rádio. Barragem de rejeito rompe em Mariana. A história dessa barragem é triste, comove, mas não é a primeira na vasta biografia mineira.
ERILLO, L., Vale a pena? Biólogo questiona os impactos da tragédia de Mariana.
Em Mariana, o rompimento da barragem de Fundão destruiu
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNICENTRO) Analise as seguintes afirmativas sobre fenômenos elétricos e magnéticos e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A corrente elétrica real nos condutores sólidos se deve ao movimento contínuo de cargas positivas.
( ) Friccionando-se dois materiais, eles adquirem cargas elétricas de sinais opostos.
( ) Seccionando-se um ímã ao meio, obtêm-se polos magnéticos separados.
( ) Cargas elétricas em movimento produzem um campo magnético e um campo elétrico.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Descobrindo texturas
Materiais:
- Saco de pano com objetos de diferentes texturas, como bola de tênis, lixa de unha, algodão, feijões, esponja, papel de seda e outros;
- Papel ofício A4 ou apergaminhado de gramatura pequena;
- Giz de cera.
Atividade:
A aula será dividida em três momentos:
1 - Faça uma roda com os alunos. Proponha a cada um deles que coloque a mão no saco e perceba as diferentes sensações presentes. Eles não devem olhar o que está dentro, mas você pode sugerir que arrisquem palpites sobre o conteúdo do saco. O saco deve passar por todos os alunos. Ao final, vá retirando os objetos e escute os comentários das crianças.
2 - Fale sobre as texturas das coisas que os cercam, de suas próprias roupas e incentive-os a tocar as coisas presentes na sala de aula. Depois comece a prática: munidos de papel e giz de cera (ou lápis macio), eles devem riscar sobre as diferentes superfícies: chão, parede, moedas, carteira. Se for o caso, faça essa etapa em um ambiente externo, que tenha várias superfícies diferentes.
3 - Retornem para a roda e faça com que todos os alunos vejam as texturas que foram coletadas e comentem sobre as origens de cada uma e as percepções de cada um sobre a atividade.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Ignácio de Loyola Brandão
Ele é jornalista e escritor. Em 2000, recebeu o prêmio Jabuti por O homem que odiava a segunda-feira. Paulista, de Araraquara, já publicou romances, contos, crônicas e livros infanto-juvenis traduzidos para muitos países no mundo. Atualmente, escreve suas crônicas no Caderno 2 de O Estado de São Paulo e é responsável pela edição da revista Vogue.
Ignácio de Loyola Brandão é
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Atente ao que se afirma a seguir sobre células do tecido sanguíneo:
I. Neutrófilos são leucócitos agranulosos que têm função de defesa e atuam na fagocitose de micro-organismos invasores e partículas estranhas.
II. Basófilos são leucócitos granulosos relacionados à liberação de heparina e de histamina; também são relacionados a diversos tipos de alergia.
III. Monócitos são células efêmeras na corrente sanguínea, pois migram para tecidos específicos, como por exemplo, baço e pulmões, onde se transformam em macrófagos.
Está correto o que se afirma em