Além dos documentos escritos, é possível estudar o passado partindo de relatos orais, ou seja, de histórias contadas pelos mais velhos nas tribos indígenas e africanas, aos mais novos, de geração em geração.
Essa prática era comum entre os povos do passado que não conheciam a escrita.
Conforme o texto lido que povos eram esses?
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNIT) A hipótese de que a Terra e a Lua possam ser tratadas como partículas puntiformes no cálculo da força sobre a Lua é razoável, tendo em vista que ambas podem ser consideradas como aproximadamente esféricas e com densidade uniforme.
Considerando-se que, na superfície da Lua, a aceleração da gravidade da Lua é g, a uma distância do centro da Lua igual a 4 vezes o seu raio, a aceleração, devido à gravidade será igual, em termos de g, a
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
Em um país, as infrações de trânsito são classificadas de acordo com sua gravidade. Infrações dos tipos leves e médias acrescentam, respectivamente, 3 e 4 pontos na carteira de habilitação do infrator, além de multas a serem pagas. Um motorista cometeu 5 infrações de trânsito. Em consequência teve 17 pontos acrescentados em sua carteira de habilitação.
Qual é a razão entre o número de infrações do tipo leve e o número de infrações do tipo média cometidas por esse motorista?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Material - Papel cartão – vermelho, azul e amarelo - Aparelho completo para reprodução de vídeo - (Youtube) - Pano para limpar - Recipiente com água - Tinta guache nas cores vermelha e azul - Papel ofício - Papel amarelo (para recorte da mão) PROCEDIMENTOS - O professor poderá começar a aula apresentando um vídeo sobre as cores. Disponível: http://criancasdecoracao.blogspot.com.br/p/videos.html - Cores Primárias - Música Infantil -Eric Tamari publicado em 23/fevereiro/2012 - Neste exercício, vamos apresentar as crianças a origem das cores. - Com antecedência , o professor deverá recortar no papel cartão, retângulos grandes nas cores primárias : vermelho, azul e amarelo. - Mostrar estes retângulos para as crianças e explicar o porquê estas cores são chamadas de primárias. - Forrar a mesa com jornal. - Com antecedência, o professor deverá recortar algumas formas de mãos na cor amarela e colar no centro do papel ofício. - Distribuir a folha ofício para os alunos. - Com o rolinho, o professor deverá passar tinta nas mãos das crianças. Uma mão pintada de azul e a outra de vermelho. - Pedir as crianças que carimbem as mãos uma de cada lado da mão amarela que já está colada no centro da folha. Fonte:https://escolangelo.wordpress.com/atividades/artes/
Enunciado:
CORES PRIMÁRIAS
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto.
As características que consideramos como marcas do período Neolítico foram primeiro evidenciadas na Mesopotâmia e no Levante (atual Oriente Médio). O primeiro assentamento humano sedentário foi encontrado nessa região, chamado hoje pelos arqueólogos de Tel Qaramel, de cerca de 10 300 a.C. Por volta de 9 000 a.C., surge a primeira cidade murada da história, Jericó, que estima-se que continha uma população de mais de 2 000 pessoas, número espantoso se contrastado com os grupos de 200 a 300 indivíduos do final do Paleolítico.
PADOVANI, Pedro. “Período Neolítico”. Disponível em: <https://rachacuca.com.br/educacao/historia/periodo-paleolitico//>. Acesso em:16 mar. 2017.
Qual característica do período Neolítico permitiu aos grupos humanos assentarem-se em grandes agrupamentos sedentários, originando as cidades?
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(IFSUL) As organelas celulares encontradas no citoplasma das células eucarióticas desempenham funções distintas. Dentre elas, destaca-se o retículo endoplasmático rugoso que tem a função de secretar proteínas.
Essa função específica deve-se à presença, no retículo endoplasmático rugoso, de