Além dos documentos escritos, é possível estudar o passado partindo de relatos orais, ou seja, de histórias contadas pelos mais velhos nas tribos indígenas e africanas, aos mais novos, de geração em geração.
Essa prática era comum entre os povos do passado que não conheciam a escrita.
Conforme o texto lido que povos eram esses?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
. Texto base: Algumas crianças resolveram jogar dados e registrar os resultados na tabela a seguir.
Enunciado:
1. Faça os cálculos de acordo com os registros da tabela e responda:
a) Quem marcou menos pontos ao final do jogo?
b) Quem marcou o maior número de pontos por partida e quantos pontos fez no total?
c) Quem ganhou o jogo?
d) Qual é a diferença de pontos entre um jogador e outro?
- Química | A. Cálculos Químicos
(UNIT) As fórmulas moleculares representam moléculas de substâncias químicas determinadas a partir da análise química. Elas surgiram na segunda metade do século XIX como consequências das leis das reações químicas e da teoria atômica molecular.
Assim, a partir da análise química de uma amostra de 1,0g de um gás formado por moléculas, contendo átomos de boro e hidrogênio, de composição centesimal, respectivamente, 78,26% e 21,73%, que ocupa o volume de 0,820L a 3o C e 1,0atm, é correto concluir:
- Química | A. Plana
(ULBRA) No capítulo O Jardim de Mendeleiev, Sacks discorre sobre uma de suas paixões, a Tabela Periódica. Segundo suas palavras, “A Tabela Periódica era incrivelmente bela, a coisa mais bela que eu já vira. Eu nunca seria capaz de analisar adequadamente o que ‘beleza’ significava neste caso para mim – simplicidade? Coerência? Ritmo? Inevitabilidade? Ou talvez a simetria, a abrangência do fato de cada elemento estar firmemente encerrado em seu lugar, sem lacunas, sem exceções, cada coisa subentendendo todo o resto.”
(SACKS, O. Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química. São Paulo: Cia. das Letras, 2002).
Usando a Tabela Periódica dos Elementos, indique se cada afirmação abaixo é Verdadeira ou Falsa.
I. O metal alcalino do terceiro período e o calcogênio de menor massa atômica formam um composto iônico de fórmula Na2O.
II. O ferro forma dois cátions estáveis: Fe2+ e Fe3+. As fórmulas dos cloretos desses cátions são, respectivamente, Fe2Cl e Fe3Cl.
III. Os elementos carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio formam diversos compostos covalentes, como, por exemplos, a ureia, representada pela fórmula estrutural abaixo.
IV. A fórmula C2H6O pode representar compostos diferentes como o etanol e o metóxi-metano.
A sequência correta é:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNEB) Em 1687, Isaac Newton publicou seu trabalho, alicerçado nos estudos de Kepler, Galileu e Descart, no célebre tratado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica — Princípios matemáticos de filosofia natural —, assombrando o mundo do conhecimento. A coleção consistia de três volumes. No volume III, Newton revela seu gênio de maneira mais extraordinária. Nele apresenta a descrição quantitativa exata dos movimentos dos corpos celestes, com base nas três leis do movimento. (BRENNAN, 1998, p. 46)
Sobre o movimento dos corpos celestes e as três leis do movimento de Newton, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o texto a seguir, observando com atenção a figura, a fim de responder à questão. Manifesto contra publicidade infantil convoca o público por Rogério Ferro, da equipe Akatu. 10 dez 2009. Carta, apoiada pelo instituto Akatu, reconhece a vulnerabilidade da criança. Veja a seguir o texto do manifesto: Manifesto pelo fim da publicidade e da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil Em defesa dos diretos da infância, da Justiça e da construção de um futuro mais solidário e sustentável para a sociedade brasileira, pessoas, organizações e entidades abaixo assinadas reafirmam a importância da proteção da criança frente aos apelos mercadológicos e pedem o fim das mensagens publicitárias dirigidas ao público infantil.
A criança é hipervulnerável. Ainda está em processo de desenvolvimento biofísico e psíquico. Por isso, não possui a totalidade das habilidades necessárias para o desempenho de uma adequada interpretação crítica dos inúmeros apelos mercadológicos que lhe são especialmente dirigidos.
Consideramos que a publicidade de produtos e serviços dirigidos à criança deveria ser voltada aos seus pais ou responsáveis, estes sim, com condições muito mais favoráveis de análise e discernimento. Acreditamos que a utilização da criança como meio para a venda de qualquer produto ou serviço constitui prática antiética e abusiva, principalmente quando se sabe que 27 milhões de crianças brasileiras vivem em condição de miséria e dificilmente têm atendidos os desejos despertados pelo marketing. A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce.
Acreditamos que o fim da publicidade dirigida ao público infantil será um marco importante na história de um país que quer honrar suas crianças. Por tudo isso, pedimos, respeitosamente, àqueles que representam os Poderes da Nação que se comprometam com a infância brasileira e efetivamente promovam o fim da publicidade e da comunicação mercadológica voltada ao público menor de 12 anos de idade. Disponível em: <http://zip.net/brlblQ>. Acesso em: 14 out. 2013.
Enunciado:
Explique por que a publicidade, de acordo com o texto, não deveria ser dirigida às crianças, mas, sim, aos adultos.