Você conhece a cidade onde mora? Pense nas ruas, nas praças, nas coisas bonitas e os problemas que ela apresenta. Descreva sua cidade.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 02. Cuidados com a natureza e seus recursos
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou as obras de recuperação da Lagoa da Pampulha, cartão postal da capital mineira. Atualmente, alguns córregos de BH e Contagem que deságuam na Lagoa da Pampulha trazem esgoto e lixo. O investimento é de R$ 102 milhões. A meta das autoridades responsáveis pela limpeza é que a lagoa atinja a qualidade da água que permite a prática de esportes náuticos como remo e canoagem. A lagoa, que é ponto turístico de Belo Horizonte, encontra-se em situação precária. Agora, está difícil até passar de carro na orla da lagoa com a janela aberta, porque o odor das águas sujas está ficando cada vez pior.
Disponível em: <https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS_68x1pp8hl0VNSjNjpT1gu_Q8dSfPPzvvjf8IXLeY01Ves69Yaw>. Acesso em: 15 out. 2013.
A) Em sua opinião, porque a Lagoa da Pampulha ficou tão poluída?
B) Qual será a importância da despoluição da Lagoa da Pampulha para a população da cidade de Belo Horizonte?
- Física | 2.5 Estática
(UERJ) Em um pêndulo, um fio de massa desprezível sustenta uma pequena esfera magnetizada de massa igual a 0,01 kg. O sistema encontra-se em estado de equilíbrio, com o fio de sustentação em uma direção perpendicular ao solo. Um ímã, ao ser aproximado do sistema, exerce uma força horizontal sobre a esfera, e o pêndulo alcança um novo estado de equilíbrio, com o fio de sustentação formando um ângulo de 45° com a direção inicial.
Admitindo a aceleração da gravidade igual a 10 m/s² , a magnitude dessa força, em newtons, é igual a:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Sacolas
Por que optar pelas duráveis, como faziam nossos avós?
O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda vão continuar por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.
Calcula-se que até 1 trilhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhões todos os anos, e 80% delas são utilizadas uma única vez.
Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.
Várias redes de supermercados do Brasil e do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão e colocando à venda sacolas de pano ou de plástico duráveis para transportar as mercadorias.
Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas têm um custo incalculável para o meio ambiente.
Anúncio publicitário veiculado na revista Veja. N° 27, 8 jul. 2009.
Os argumentos utilizados no texto indicam que seu público-alvo é o consumidor e seu objetivo é estimular
- Física
Um bloco de madeira impermeável, de massa M e dimensões 2x3x3 cm3 é inserido muito lentamente na água de um balde, até a condição de equilíbrio, com metade de seu volume submersa. A água que vaza do balde é coletada em um copo e tem massa m. A figura ilustra as situações inicial e final; em ambos os casos, o balde encontra-se cheio de água até sua capacidade máxima. A relação entre as massas m e M é tal que :
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
(IFAL) Um pai deseja dividir R$ 800,00 com seus dois filhos de 10 anos e de 15 anos, em quantias diretamente proporcionais às suas idades. Quanto recebem, respectivamente, o filho mais novo e o filho mais velho?