Veja as imagens a seguir.
Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/pele-70/noticia>. Acesso em: 19 out. 2013.
Disponível em: <http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553759007-mini-calendario>. Acesso em: 19 out. 2013.
A)Quais instrumentos de pesquisa o historiador está usando na sua pesquisa histórica?
B) Ao fazer sua pesquisa este historiador precisou de um calendário?C) Por que o calendário é importante para o historiador?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 06. Relações Binárias e Funções
O gráfico a seguir mostra o deslocamento de dois carros que partiram juntos de um determinado ponto. Analise-o para responder a questão.
Determine a distância entre os carros após 50 minutos.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a imagem e leia o texto a seguir:
Pontas de um passado remoto
Projéteis de pedra do interior paulista de até 10 mil anos apresentam estilo diferente dos artefatos pré-históricos encontrados no Sul
Muitas pontas de flecha ou de lança feitas de pedra, produzidas por seres humanos da Pré-história do Brasil, foram encontradas entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, na cidade de Rio Claro, interior paulista. Os arqueólogos costumam classificar essas armas de pedra como pertencentes aos antigos caçadores-coletores de uma cultura chamada Umbu. No entanto, um grupo de cientistas comparou mais de mil pontas de lanças encontradas nos dois estados e descobriram que elas não são iguais.
Com esse estudo comparativo, chegaram à conclusão de que os habitantes do Rio Grande do Sul e os de São Paulo talvez fossem diferentes e, portanto, não poderiam ser classificados como pertencentes a uma mesma cultura. As lanças encontradas na cidade de São Carlos, segundo arqueólogos, podem ter pertencido a um grupo com hábitos e tecnologia diferentes dos da tradição Umbu.
Objetos produzidos pela mão do homem, a chamada cultura material, contam algo sobre quem os produziu, especialmente quando são o único ou o principal vestígio arqueológico de um povo ou sociedade desaparecida.
Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/pontas-de-um-passado-remoto/>. Acesso em: 28 maio 2014. Adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as conclusões sobre os povos caçadores-coletores.
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Expliquei suficientemente na carta anterior como se faz a doutrina dos meninos: quase todos vêm duas vezes por dia à escola, sobretudo de manhã; pois de tarde todos se dão à caça ou à pesca para procurarem o sustento; se não trabalham não comem. Mas o principal cuidado que temos deles está em lhes declararmos os rudimentos da fé, sem descuidar o ensino das letras; (...) Mas, tememos que chegando eles à idade adulta voltem aos antigos costumes, ou por vontade dos pais ou com o tumulto da guerra, que dizem se prepara muitas vezes, e quando se quebra a paz entre eles e os cristãos" (Anchieta, 1556, p. 23-24). Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/viewFile/67638/70248. Acesso em: 20 jun. 2016
Enunciado:
- a) O trecho da carta descreve a rotina de um grupo que desempenhou um importante papel no processo de dominação e catequização dos nativos no Brasil. Cite o nome pelo qual esse grupo ficou conhecido.
- b) O Padre Anchieta relata que, na carta anterior, explicou como se faz “a doutrina dos meninos”. No contexto da colonização, o que significa fazer a doutrina dos meninos?
- c) De acordo com o trecho da carta, qual era a maior preocupação do Padre Anchieta?
- Geografia | 3.5 Vegetação
Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado.
O texto refere-se ao bioma:
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UFSJ) “No outono de 1989, a expressão revolução de veludo foi cunhada para descrever uma mudança de regime pacífica, teatral e negociada em um pequeno país da Europa central que não existe mais. Esse rótulo sedutor foi então aplicado de forma retrospectiva aos acontecimentos de importância cumulativa que se desenrolaram na Polônia, na Hungria e na Alemanha Oriental [...]”.
TIMOTHY, G. Rebelião a sangue frio. Folha de S. Paulo, 22 nov. 2009.
O texto acima refere-se ao processo histórico representado pelo