A) Há relatos que na época do surgimento das cidades os adultos contavam histórias para as crianças. Você concorda que este hábito permanece até os dias de hoje em todos os países? Por quê?
B) A vovó afirma que antigamente não existia internet. Isto impedia as crianças de se divertirem? Justifique
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- Química | 3. Química Orgânica
A vanilina é a substância responsável pelo aroma de baunilha presente na composição de determinados vinhos. Este aroma se reduz, porém, à medida que a vanilina reage com o ácido etanoico, de acordo com a equação química abaixo.
A substância orgânica produzida nessa reação altera o aroma do vinho, pois apresenta um novo grupamento pertencente à função química denominada:
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(FASA) A radiação eletromagnética é uma fonte de energia que pode influenciar o funcionamento de tecidos biológicos. Estudos realizados na universidade de Colúmbia revelaram que a terapia por polos magnéticos, conhecidos por TMS, que se trata de uma técnica utilizada para induzir uma interrupção de curta duração de uma atividade normal numa área relativamente restrita ao cérebro altera rapidamente um campo magnético forte perto da área de interesse de tratamento. Com base nos conhecimentos sobre o eletromagnetismo, o campo magnético utilizado na terapia com polos magnéticos, considerados com polaridades magnéticas invariáveis, pode ser gerado por
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai apresentar aos alunos vários tipos de fotografia em diversas épocas e lugares. - Apresente algumas fotografias aos alunos em data show ou se preferir você poderá imprimir
e elaborar cartazes em cartolina ou papel Kraft.
https://www.jws.com.br/2019/03/retratos-de-familia-do-passado/
https://fotografiamais.com.br/fotografia-publicitaria/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofotografia
https://fotografiamais.com.br/tipos-de-fotografia/
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=76 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Posteriormente questione-os:
. Quais os tipos de fotografia existem?
. Para que servem as fotografias?
. Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
. Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
- Leve os alunos para a sala de informática e peça para pesquisarem sobre os diferentes tipos
de fotografias
Disponível: https://www.fotografia-dg.com/principais-tipos-de-fotografia/
- Converse com a turma sobre as informações coletas, anote os detalhes mais relevantes. Eme
seguida, junto com a turma, escreva um pequeno texto coletivo relatando as informações
coletadas.
- Peça aos alunos que tragam de casa câmeras fotográficas antigas (se tiverem) e atuais, Ipad,
celulares que tiram fotos (com a autorização dos pais) para montarem uma exposição que
mostre a evolução desses aparelhos.
- Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem os aparelhos que trouxeram
de casa. Converse com os alunos sobre as mudanças dos aparelhos utilizados para fotografar.
- Em seguida, organize o ambiente no corredor da escola para a exposição das máquinas
fotográficas e oriente os alunos para que convidem os colegas das outras turmas para a
apreciação.
- Vai ser uma atividade muito interessante.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UESB)
Uma barra condutora de comprimento igual a 50,0 cm desliza, sem atrito e com velocidade constante de módulo igual a 2,0 m/s, sobre dois trilhos metálicos e paralelos interligados por um resistor de resistência elétrica igual a 2,0Ω. O conjunto está imerso em um campo magnético uniforme de módulo igual a 5,0. 10-2 T, conforme a figura. Desprezando-se a resistência elétrica da barra e dos trilhos e a ação da gravidade, é correto afirmar que a:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Certas borboletas inofensivas e palatáveis evoluíram morfologicamente para se tornarem semelhantes a outra espécie, perigosa e não palatável. A estratégia, que possibilita a essas borboletas ludibriarem seus predadores, é classificada como