A questão refere-se ao poema Exausto, da poetisa (ou poeta, substantivo feminino já aceito por alguns dicionários) Adélia Prado, nascida na cidade de Divinópolis – MG, no dia 13/12/1935. Leia-o e observe-o com atenção.
Exausto
Eu quero uma licença de dormir, perdão pra descansar horas a fio, sem ao menos sonhar a leve palha de um pequeno sonho. Quero o que antes da vida foi o sono profundo das espécies a graça de um estado. Somente. Muito mais que raízes. Adélia Prado – in “Bagagem”. São Paulo: Ed. Siciliano, 1993. Fonte: http://usuarios.cultura.com.br/migliari/br_ap1.htm - 15/10/2009 - adaptado.
A questão exaustiva em alguns momentos da vida, conforme comentários estabelecidos nos versos do poema, demonstra-nos
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para responder à questão. Ao chegar em casa, encontrou a porta entreaberta. Ele escorregou para dentro, trancou a porta e se jogou no chão, feliz com sua escapada pelos bosques. Mas a sua felicidade durou pouco tempo, porque logo ele ouviu alguém dizendo: — Cri-cri-cri! — Quem está me chamando? – perguntou Pinóquio, muito assustado. — Sou eu! Pinóquio se virou e viu um enorme grilo rastejando lentamente perto da parede. — Diga-me, grilo, quem é você? — Eu sou o Grilo Falante e tenho vivido neste local há mais de cem anos. — Pode ser, mas hoje este quarto é meu e se você deseja me fazer um favor, saia agora e não volte mais. — Eu me recuso a deixar este lugar até que tenha lhe dito uma grande verdade. — Diga-me então e dê o fora! — Coitados dos meninos que se recusam a obedecer seus pais e fogem de casa! Eles nunca serão felizes neste mundo. Quando forem mais velhos irão se arrepender e a lembrança destes fatos será muito triste para eles. — Fale o que quiser, meu grilo. O que eu sei é que amanhã de madrugada eu deixarei este lugar para sempre. Se eu ficar aqui acontecerá a mim a mesma coisa que acontece a todos os outros meninos e meninas: eles são enviados para a escola, queiram ou não e são obrigados a estudar. Quanto a mim, deixe-me dizer-lhe: eu odeio estudar! É muito mais divertido perseguir borboletas, subir em árvores e roubar ninhos de pássaros. — Pobre marionete irresponsável! Você não sabe que se continuar assim crescerá, se tornará um burro perfeito e será motivo de piada para todos? — Fique quieto, grilo feio! COLLODI, Carlo. As aventuras de Pinóquio. Companhia das Letrinhas, 2002.
Leia as afirmações abaixo.
I. Os diálogos usados demonstram a tentativa do Grilo Falante de convencer Pinóquio a ser um bom menino e a recusa de qualquer conselho por parte do boneco.
II. O Pinóquio e o Grilo Falante, apesar de amigos, estão discutindo por algum motivo que não fica claro para o leitor.
III. O trecho narrado mostra que Pinóquio é criticado por ter desobedecido a seu pai e fugido de casa para passear pelos bosques.
Está(ão) correta(s):
- Arte - Fundamental | 11. Matrizes Estéticas e Culturais
29. Galeria de arte africana abre esta semana em São Paulo
Cláudia Veiga, Ihosvanny, Kiluanji e Yonamine são quatro jovens artistas angolanos que marcam a inauguração da SOSO arte contemporânea africana.
Da Redação
Fotografia de Kiluanji é um dos trabalhos que poderão ser vistos na SOSO.
São Paulo - A primeira galeria de arte contemporânea africana de São Paulo, a SOSO arte contemporânea africana, será inaugurada esta quinta-feira, dia 5, com a exposição de quatro artistas, todos nascidos na década de 70 e pertencentes à mais recente geração de artistas angolanos. Trata-se de Cláudia Veiga, Ihosvanny, Kiluanji e Yonamine.
Paralelamente à exposição, os quatro artistas angolanos participam da residência artística em São Paulo que acontecerá nas dependências do histórico Hotel Central, na Avenida São João, 288, em frente à SOSO entre os dias 28 de Janeiro e 15 de Fevereiro. O evento será coproduzido pela Fundação Sindika Dokolo – criada há cinco anos na cidade de Luanda (Angola) –, responsável, dentre outras coisas, pela concepção e realização da Trienal de Luanda e do primeiro Pavilhão Africano da Bienal de Veneza na sua 52ª edição (2007), com a exposição "Check List Luanda Pop".
Os quatro artistas angolanos que marcam a inauguração da SOSO têm origens e percursos diversos.
Cláudia Veiga, fotógrafa, nasceu em Luanda em 1978. Formou-se em Portugal em Arquitetura de Interiores e em Fotojornalismo. É coordenadora de imagética da Fundação Sindika Dokolo. Fazem parte de seus projetos futuros as participações em exposições no MAM Bahia, na Bienal de Bordeaux e na II Trienal de Luanda.
Ihosvanny, de pais cubanos, nasceu em Moxico em 1975. Expôs em várias coletivas, com destaque para a Trienal de Luanda em 2007 e Bienal de Veneza no mesmo ano. Está representado em importantes coleções de arte africana contemporânea.
Já Kiluanji nasceu em Luanda em 1979. Tem explorado áreas artísticas como o teatro, a música e a fotografia. No momento, trabalha essencialmente com fotografias que focam fragmentos da cidade com relevo para a especificidade da urbanização de Luanda.
Yonamine, nascido em Luanda em 1975, viveu na Republica Democrática do Congo, Brasil e Reino Unido. A conjugação de registros diversos e linguagens é marcante em sua obra: pintura, desenho, gravura, graffiti, fotografia, vídeo e instalação conjugam-se para criar um discurso crítico através de uma espécie de violência suave, estética. Atualmente vive e trabalha entre Lisboa e Luanda.
www.achanoticias.com.br www.africa21.com.br
Atualmente a cultura e a arte africanas tem se projetado no Brasil, em varias mostras e eventos, o que tem significado importante por ser formadora da própria cultura brasileira. Converse com a turma a respeito e proponha uma pesquisa sobre a arte africana em livros, revistas, jornais e sites da internet, principalmente buscando imagens. Proporcione um espaço para que os alunos possam compartilhar o material pesquisado e trocarem opiniões a respeito.
A partir das pesquisas, sugira a criação de uma instalação que homenageie a cultura africana, com a confecção de grandes painéis e outros objetos como caixas grandes de papelão, bambus grossos, etc. Esses objetos deverão ser pintados com estampas, padrões e coloridos típicos. Auxilie a turma na escolha do espaço da escola onde será realizada a montagem da instalação e na composição das formas dentro desse espaço.
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Um representante do Ministério do Exterior russo declarou que as acusações de que uma rede de espiões atuava nos Estados Unidos para a Rússia, não têm base e representam uma regressão aos tempos da Guerra Fria.
As acusações prejudicam as recentes tentativas do presidente Barack Obama de buscar uma reaproximação com Moscou.
Trecho da notícia 29/06/2010
Fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4531744-EI8142,00-Russia+nega+espionagem+nos+EUA+e+fala+em+volta+a+Guerra+Fria.html Acesso em: 17/04/2011.
Com base nas informações e em seus conhecimentos, construa um parágrafo com argumentos geográficos explicando regressão aos tempos da Guerra Fria.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 16. Sons do G
Escreva cinco palavras com GE, GI e cinco palavras com JE, JI.
- Matemática - Fundamental | 8.1 Problemas com Adição e Subtração
TEXTO PARA A QUESTÃO. NUM HOSPITAL VETERINÁRIO ESTÃO TRÊS CACHORROS, QUATRO GATOS E DOIS COELHOS NO QUARTO AZUL E DOIS CACHORROS, CINCO GATOS E TRÊS COELHOS NO QUARTO BRANCO. TODOS OS ANIMAIS DESSES DOIS QUARTOS FORAM TRANSFERIDOS PARA O QUARTO VERDE QUE TINHA APENAS UMA TARTARUGA E NENHUM OUTRO ANIMAL. DE ACORDO COM ESSAS INFORMAÇÕES, RESPONDA AO ITEM SEGUINTE.
DEPOIS DA TRANSFERÊNCIA DOS ANIMAIS, QUAIS OS NÚMEROS DE CACHORROS, GATOS, COELHOS E TARTARUGAS NO QUARTO VERDE?