. Com base na imagem, quais as principais diferenças que você observa entre sua escola e essa?
2. Você consegue perceber pontos em comum entre sua escola e essa? Se sim, qual(is)?
3. Agora imagine que você tem um amigo de uma escola indígena e escreva uma carta para ele, contando sobre a sua escola, os conteúdos ensinados, o calendário escolar, a dinâmica da sua sala de aula, a organização do prédio escolar. Depois, compartilhe com seus colegas sobre o que escreveu, comparando suas ideias.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a região asiática que está sendo referida no trecho a seguir.
“Área geográfica localizada nas porções leste e sul do Mar Mediterrâneo, estendendo-se o Golfo Pérsico. Essa região é conhecida por ser um dos berços da civilização mundial e origem de três grandes religiões praticadas em diversas partes do mundo”.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FUVEST 2018 1ª FASE) A levedura Saccharomyces cerevisiae pode obter energia na ausência de oxigênio, de acordo com a equação C6H12O6 → 2 CO2 +2 CH3CH2OH + 2 ATP.
Produtos desse processo são utilizados na indústria de alimentos e bebidas. Esse processo ocorre _______________ da levedura e seus produtos são utilizados na produção de .
As lacunas dessa frase devem ser preenchidas por:
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
O pâncreas é uma glândula mista que apresenta regiões de função endócrina denominadas de ilhotas de Langerhans; nessas ilhotas existem células alfa produtoras de glucagon, células beta produtoras de insulina, células delta que produzem somatostatina e células PP, que produzem um polipeptídeo pancreático. É conhecido que a insulina e o glucagon atuam regulando a glicemia (taxa de glicose no sangue). Os hormônios agem através de receptores específicos de alta afinidade. Um dos distúrbios típicos de glicemia é a diabetes mellitus, tipo I (diabetes mellitus insulinodependente) e tipo II (as células são resistentes à ação da insulina). O controle da glicemia ocorre da seguinte maneira:
Suponha que uma pessoa seja diabética tipo I e não esteja fazendo o controle da doença. Ela ingeriu carboidratos como amido, sacarose e lactose. Após a digestão e absorção dos carboidratos, espera-se que:
- Biologia | 15.2 Mutações
(FUVEST) O DNA mitocondrial humano, com 13 genes codifi cadores para proteínas, 22 genes para RNA transportador e 2 para RNA ribossômico, pode sofrer mutações que causam doenças genéticas. Mutações se acumulam no DNA mitocondrial com o envelhecimento porque
- História | 3.3 Populista
A consolidação do regime democrático no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ação enérgica e permanente no sentido do aprimoramento das instituições políticas e da realização de reformas corajosas no terreno econômico, financeiro e social.
Mensagem programática da União Democrática Nacional (UDN) – 1957.
Os trabalhadores deverão exigir a constituição de um governo nacionalista e democrático, com participação dos trabalhadores para a realização das seguintes medidas: a) Reforma bancária progressista; b) Reforma agrária que extinga o latifúndio; c) Regulamentação da Lei de Remessas de Lucros.
Manifesto do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) – 1962. BONAVIDES, P; AMARAL, R.
Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002.
Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo significado de termos usados no debate político, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar em