Lee a seguir la rutina de los Simpson.
Disponible en <http://elechipre.blogspot.com.br/2012/11/rutina.html>. Acceso el: 04 mar. 2014.
Escribe tu rutina, usando los verbos reflexivos, las expresiones de frecuencia, partes del día y el vocabulario de los objetos de higiene.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
. O olhar do índio sob o céu brasileiro
Assim como nós, os índios também adotaram unidades de tempo e espaço. Há cerca de quatro mil anos, os índios já percebiam que os fenômenos naturais se repetiam: o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio (inverno) é seguida daquela em que as flores nascem (primavera), depois vem a quente e úmida (verão) e o período em que as flores caem (outono), e depois tudo recomeça!
Pode-se dizer que o Sol foi o astro que mais despertou a atenção dos índios. A maioria das tribos brasileiras mede o tempo a partir do movimento aparente desse astro no céu, com o Relógio Solar. Esse tipo de relógio é feito de uma haste cravada verticalmente no chão, e permite saber as horas pela posição da sombra projetada num terreno horizontal. O instrumento também permite identificar as estações do ano e os pontos cardeais - Norte, Sul, Leste, Oeste – pela posição do nascer e do pôr – do – Sol, que varia ao longo do ano.
Disponível em: cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 18 jan. 2012.
Explique: Como é construído o Relógio Solar e o que ele permite identificar?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
31. Leia o texto.
Modernidade varguista
Vargas é o construtor do moderno Estado brasileiro. Além de ser o líder da transformação de uma economia agroexportadora voltada para fora em outra industrializada e voltada para dentro, ele criou instituições que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do país. A Consolidação das Leis do Trabalho ainda é o arcabouço* geral de regulação das relações de trabalho; sem mencionar o salário mínimo; a ampliação do crédito agrícola via programas do governo federal e de carteiras do Banco do Brasil; a criação do BNDES, que ainda financia boa parte dos investimentos na indústria e na infraestrutura; a criação das companhias Vale do Rio Doce e Siderúrgica Nacional (ambas em 1942) e da Petrobrás (em 1954).
SAVIANI FILHO, Hermógenes. A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade, Campinas, v. 22, n. 3 (49), p. 856. Adaptado
Glossário
Arcabouço – delineamento inicial, esboço, estrutura.
O autor comenta instituições do governo Vargas, que revelam, entre outras, a
- Química | 2.3 Termoquímica
(EXPCEX) Algumas viaturas militares administrativas possuem motores à combustão que utilizam como combustível a gasolina. A queima (combustão) de combustíveis como a gasolina, nos motores à combustão, fornece a energia essencial para o funcionamento dessas viaturas militares. Considerando uma gasolina na condição padrão (25°C e 1 atm) composta apenas por n-octano (C8H18) e que a sua combustão seja completa (formação exclusiva de CO2 e H2O gasosos como produtos), são feitas as seguintes afirmativas:
I. a combustão da gasolina (C8H18) é uma reação exotérmica;
II. na combustão completa de 1 mol de gasolina, são liberados 16 mols de gás carbônico (CO2)
III. a entalpia de combustão (calor de combustão) dessa gasolina é -5.080 kJ/mol
IV. o calor liberado na combustão de 57 g de gasolina é de 1270 kJ/mol
Das afirmativas apresentadas estão corretas apenas a:
- Geografia | A. Globalização
(ESPCEX) “No passado, a fumaça das chaminés servia para distinguir os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos.”
(MAGNOLI & ARAÚJO, 2004, p.126).
Até a década de 1930, eram considerados países desenvolvidos aqueles cuja economia estivesse fundamentada na produção industrial e países subdesenvolvidos aqueles em que a economia estivesse assentada na agricultura ou exploração mineral. Atualmente, com algumas exceções, no panorama global, funciona como importante critério para separar os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos o:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Conforme o texto lido, como o colonizador europeu se relacionou com os povos indígenas no processo de ocupação do território?
b) Na disputa pelo território brasileiro entre os povos indígenas e os colonizadores, o que aconteceu com os indígenas?