Cada região do Brasil tem suas próprias tradições e manifestações culturais, que ajudam a contar a história do povo brasileiro. Um exemplo de fonte imaterial é o frevo, dança típica da região Nordeste.
O que são fontes imateriais?
Questões relacionadas
- História | 6.08 Imperialismo
(UFU) As pretensões expansionistas japonesas na Ásia, a construção da Grande Ásia Oriental, colidiam com os interesses norte-americanos para a região. Os imperialistas seguiam as estratégias siberiana e colonial. A primeira encarregou o Exército de expandir o domínio Japonês para a China do Norte, Mongólia e Sibéria, rivalizando com a União Soviética. A estratégia colonial, delegada à Marinha, visava a conquista de colônias inglesas, francesas e holandesas na Ásia. O obstáculo para esse projeto era a força dos Estados Unidos no Pacífico (Alaska, Ilhas Aleutas, Filipinas e Havaí).
O projeto imperialista japonês
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Além de censurar a mídia, o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) tinha outra função no governo de Vargas.
a) Que função era essa?
b) Todos os veículos da mídia aceitaram a censura do Departamento de Imprensa e Propaganda? Justifique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?
Com a chave na mão,
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse;
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
[…]
ANDRADE, Carlos Drummond de. E agora, José?. In: Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 20.
É possível identificar o interlocutor a quem o eu lírico se dirige em:
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Leia o texto abaixo.
Ler imagens não é tão fácil quanto parece, pelo menos quando a distância cultural entre o autor e o espectador é tão grande quanto a que nos separa do século XVII. Para transpor esse hiato a prudência exige, pelo menos, que se dê considerável atenção a descrições dessas imagens feitas na época de sua produção. Algumas delas podem ser encontradas em guias de Versailles daquele tempo, que, como as inscrições nos monumentos e medalhas, eram feitos para moldar as percepções dos espectadores. […]
Quanto à função da imagem, ela não visava, de modo geral, fornecer uma cópia reconhecível dos traços do rei ou uma descrição sóbria de suas ações. Ao contrário, a finalidade era…
BUKER, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 30-31.
Vocabulário:
Hiato – intervalo.
Complete a ideia do fragmento, assinalando a alternativa que explica a finalidade das diversas imagens de Luís XIV.
“Quanto à função da imagem, ela não visava, de modo geral, fornecer uma cópia reconhecível dos traços do rei ou uma descrição sóbria de suas ações. Ao contrário, a finalidade era…”
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(UFPB) Os artrópodes compõem o grupo com maior número de espécies (cerca de 1.100.000) do reino animal, o que corresponde aproximadamente a 70% de toda a biodiversidade conhecida. Esse grupo possui grande plasticidade fenotípica e ampla distribuição, sendo encontrado desde profundidades com cerca de dez mil metros até altitudes de aproximadamente sete mil metros. Entre os representantes desse grupo, encontram-se os quelicerados (ex.: aranhas, escorpiões e carrapatos), os insetos (ex.: gafanhotos, joaninhas e abelhas) e os crustáceos (ex.: caranguejos, lagostas e camarões). Considerando as características gerais dos artrópodes, é correto afirmar: