Esse fato foi noticiado e muitas pessoas concordaram que a criança foi vítima de discriminação.
1. Explique o que o vendedor pensou ao ver um menino negro ao lado de seu pai que era branco.
2. Você concorda com a atitude do vendedor? Justifique sua resposta.
3. Nos dias de hoje, você acha que esse tipo de cena acontece? Dê sua opinião.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
O pavão vermelho
Ora, a alegria, este pavão vermelho,está morando em meu quintal agora,Vem pousar como um sol em meu joelhoquando é estridente em meu quintal a aurora.Clarim de lacre, este pavão vermelhosobrepuja os pavões que estão lá fora.É uma festa de púrpura. E o assemelhoa uma chama do lábaro da aurora.É o próprio doge a se mirar no espelho.E a cor vermelha chega a ser sonoraneste pavão pomposo e de chavelho.Pavões lilases possui outrora.Depois que amei este pavão vermelho,os meus outros pavões foram-se embora.COSTA, S. Poesia completa: Sosígenes Costa. Salvador: Conselho Estadual de Cultura, 2001.
Na construção do soneto, as cores representam um recurso poético que configura uma imagem com a qual o eu lírico
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Leia a citação a seguir.
Em 1928, o partido (nazista) só conta 72600 adeptos e recebe apenas 900 000 votos nas eleições; sua coesão é ameaçada pelas ambições dos chefes das SA (tropas paramilitares de apoio a Hitler) e pela oposição dos elementos populares [...] Mas a crise econômica dará ao movimento nazista uma força irresistível. Com exceção das igrejas, da aristocracia, dos chefes militares e das massas operárias, todos os descontentes se voltaram para Hitler, que se apresentava como o salvador capaz de resolver as dificuldades, de assegurar a cada cidadão, bem como ao conjunto da nação, um futuro de grandeza e prosperidade.
NERÉ, Jacques. História contemporânea. São Paulo: Difel – Difusão Editorial, 198. p. 403.
O texto associa a ascensão de Hitler aos efeitos da crise de 1929 no país. Explique esta
- Química | 3.7 Polímeros
(UFSM) Estruturalmente, os polissacarídeos quitina e quitosana podem ser comparados com a celulose, outro biomaterial polissacarídeo com alto valor industrial.
Comparando esses três polímeros, afirma-se:
I. Os três possuem hidroxilas ligadas a carbonos primários.
II. Dos três, somente a celulose é formada com monômeros de glicose.
III. Os três são polímeros de cetoses.
Está(ão) correta(s) - Biologia | 11.7 Sistema Imune
(CPS) O artista britânico Luke Jerram, em parceria com o microbiologista Andrew Davidson, criou uma série de surpreendentes e inusitadas esculturas de vidro, intitulada Microbiologia em Vidro. Nessas obras, estão representados alguns dos vírus e bactérias capazes de causar impacto devastador sobre a saúde global. Entre essas esculturas, destaca-se a do papilomavirus humano (HPV), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, cuja principal forma de transmissão é a sexual. Alguns tipos de lesões genitais causadas pelo HPV podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.
Entre as principais medidas recomendadas para prevenir essa doença, destaca-se o uso de preservativos, a realização de exames periódicos e a vacinação. Sobre os benefícios relacionados ao uso dessa vacina, é correto afirmar que
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(FUVEST 2013 1° FASE) No experimento descrito a seguir, dois corpos, feitos de um mesmo material, de densidade uniforme, um cilíndrico e o outro com forma de paralelepípedo, são colocados dentro de uma caixa, como ilustra a figura ao lado (vista de cima). Um feixe fino de raios X, com intensidade constante, produzido pelo gerador G, atravessa a caixa e atinge o detector D, colocado do outro lado. Gerador e detector estão acoplados e podem mover-se sobre um trilho. O conjunto Gerador-Detector é então lentamente deslocado ao longo da direção x, registrando-se a intensidade da radiação no detector, em função de x. A seguir, o conjunto Gerador- Detector é reposicionado, e as medidas são repetidas ao longo da direção y.
As intensidades I detectadas ao longo das direções x e y são mais bem representadas por
Note e adote
- A absorção de raios X pelo material é, aproximadamente, proporcional à sua espessura, nas condições de experimento.