A imagem mostra o rótulo de dois tipos de sabonete. Priscila comprou 3 frascos do sabonete líquido “Castanha do Brasil”. Em casa, ela transferiu todo o conteúdo dos três frascos para um recipiente. Vendo que ainda cabia mais sabonete nesse recipiente, ela usou 1 frasco do sabonete para bebês, mostrado na imagem, que ela já tinha, para encher totalmente o recipiente. Sobraram 100 ml do sabonete de bebê. Então, a capacidade do recipiente é de
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Texto base: .
Enunciado:
Leia a reportagem sobre o trabalho infantil, publicada no jornal Matraca (Agência de Notícias da Infância). A seguir responda as questões 15 e 16.
Em quais condições a legislação brasileira permite que crianças e adolescentes trabalhem?
14. Se você fizer uma viagem para uma fazenda e esquecer de levar seu relógio, de que outras formas poderá perceber a passagem do tempo?
- Química | 4. Química Ambiental
(UNICAMP) Em um estudo científico, uma fina camada de um novo filtro protetor solar foi exposta previamente à radiação UVA e UVB durante diferentes intervalos de tempo, testando-se em seguida a sua eficiência em barrar essa mesma radiação. A figura a seguir mostra apenas dois dos resultados obtidos no experimento, sendo uma das curvas referente a uma exposição por 10 minutos e, a outra, a uma exposição de 30 minutos.
De acordo com essa figura, na faixa de 300 a 320 nm ao triplicar o tempo de exposição prévia, o protetor apresentou uma eficiência: - História | 6.03 Revolução Industrial
[1] À máquina o século XIX conferiu todo o poder
transformador e produtor da abundância. Máquinas,
multidões, cidades: o persistente trinômio do progresso, do
[4] fascínio e do medo. O estranhamento do ser humano em
meio ao mundo em que vive, a sensação de ter sua vida
organizada em obediência a um imperativo exterior e
[7] transcendente a ele mesmo, embora por ele produzido.
A representação do tempo regido pela natureza
perde-se e, junto com ela, a medida do tempo relacionada às
[10] tarefas cíclicas e rotineiras do trabalho. Perda que implica a
imposição de uma nova concepção de tempo: abstrato, linear,
uniformemente dividido a partir de uma convenção entre os
[13] homens, medida de valor relacionada à atividade do
comerciante e às longas distâncias. Tempo a ser
produtivamente aplicado, que se define como tempo do
[16] patrão — tempo do trabalho, cuja representação aparece
como uma imposição de uma instância captada pelo
intelecto, porém presa a uma lógica própria, exterior ao
[19] homem, que o subjuga. Delineia-se uma primeira
exterioridade substantivada no relógio, concomitantemente
artefato e mercadoria.
Maria Stella Martins Bresciani. Metrópoles: as faces do monstro urbano (as cidades no século XIX). In: Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, v. 5, n.º 8/9, 1985, p. 37-38 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o item.
O segundo parágrafo do texto pode ser sintetizado em uma máxima que define bem a ideia predominante na economia contemporânea, consagrada pela Revolução Industrial: “tempo é dinheiro”.
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
TEXTO DE APOIO:
Política pública de saneamento básico: as bases do saneamento como direito de cidadania e os debates sobre novos modelos de gestão Ana Lucia Britto Professora Associada do PROURB-FAU-UFRJ Pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles
A Assembleia Geral da ONU reconheceu em 2010 que o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é indispensável para o pleno gozo do direito à vida. É preciso, para tanto, fazê-lo de modo financeiramente acessível e com qualidade para todos, sem discriminação. Também obriga os Estados a eliminarem progressivamente as desigualdades na distribuição de água e esgoto entre populações das zonas rurais ou urbanas, ricas ou pobres.
No Brasil, dados do Ministério das Cidades indicam que cerca de 35 milhões de brasileiros não são atendidos com abastecimento de água potável, mais da metade da população não tem acesso à coleta de esgoto, e apenas 39% de todo o esgoto gerado são tratados. Aproximadamente 70% da população que compõe o déficit de acesso ao abastecimento de água possuem renda domiciliar mensal de até ½ salário mínimo por morador, ou seja, apresentam baixa capacidade de pagamento, o que coloca em pauta o tema do saneamento financeiramente acessível.
Desde 2007, quando foi criado o Ministério das Cidades, identificam-se avanços importantes na busca de diminuir o déficit já crônico em saneamento e pode-se caminhar alguns passos em direção à garantia do acesso a esses serviços como direito social. Nesse sentido destacamos as Conferências das Cidades e a criação da Secretaria de Saneamento e do Conselho Nacional das Cidades, que deram à política urbana uma base de participação e controle social.
Houve também, até 2014, uma progressiva ampliação de recursos para o setor, sobretudo a partir do PAC 1 e PAC 2; a instituição de um marco regulatório (Lei 11.445/2007 e seu decreto de regulamentação) e de um Plano Nacional para o setor, o PLANSAB, construído com amplo debate popular, legitimado pelos Conselhos Nacionais das Cidades, de Saúde e de Meio Ambiente, e aprovado por decreto presidencial em novembro de 2013.
Esse marco legal e institucional traz aspectos essenciais para que a gestão dos serviços seja pautada por uma visão de saneamento como direito de cidadania: a) articulação da política de saneamento com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde; e b) a transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios participativos institucionalizados.
A Lei 11.445/2007 reforça a necessidade de planejamento para o saneamento, por meio da obrigatoriedade de planos municipais de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Esses planos são obrigatórios para que possam ser estabelecidos contratos de delegação da prestação de serviços e para que possam ser acessados recursos do governo federal (OGU, FGTS e FAT), com prazo final para sua elaboração terminando em 2017. A Lei reforça também a participação e o controle social, através de diferentes mecanismos como: audiências públicas, definição de conselho municipal responsável pelo acompanhamento e fiscalização da política de saneamento, sendo que a definição desse conselho também é condição para que possam ser acessados recursos do governo federal.
O marco legal introduz também a obrigatoriedade da regulação da prestação dos serviços de saneamento, visando à garantia do cumprimento das condições e metas estabelecidas nos contratos, à prevenção e à repressão ao abuso do poder econômico, reconhecendo que os serviços de saneamento são prestados em caráter de monopólio, o que significa que os usuários estão submetidos às atividades de um único prestador
FONTE: adaptado de http://www.assemae.org.br/artigos/item/1762-saneamento-basico-como-direito-de-cidadania
Assinale a opção que identifica corretamente o processo de formação das palavras abaixo:
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Os principais centros urbanos estão tão gigantes que os especialistas inventaram um novo termo, “megacidades”, para definir os agrupamentos com mais de 10 milhões de habitantes – como São Paulo, Cidade do México, Seul, Xangai, Nova Délhi e Londres. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de megacidades passou de duas em 1950 (Tóquio e Nova Iorque) para 22 em 2015, sendo que 17 delas no mundo em desenvolvimento.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/sempre-cabe-mais-um-de-onde-vem-tanta-gente>.
Acesso em: 12 jan. 2016. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir e indique aquela que apresenta informações corretas em relação às megacidades: