Analise a charge a seguir, para responder a questão.
A função comunicativa da charge é
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Bloquinhos de papel na medida aproximada de 10 X 6 cm
- Canetinhas coloridas e lápis de cor
- Lápis para desenho 2B e HB
- Leia sugestão de desdobramento da atividade no item Observações para se prevenir quanto aos demais materiais.
Desenvolvimento:
1 – Flipbook: Este termo aplica-se a um livro de pequenas dimensões, ilustrado por um conjunto de imagens sequenciais que vão variando gradualmente, de página para página, dando a ilusão de movimento. Desse modo, quando passadas rapidamente, as imagens do livro parecem animadas. O modo mais comum de visualizar um Flipbook é segurar o livro numa mão e desfolhar rapidamente (usando o polegar da outra mão):
Disponível em: https://sites.google.com/a/esjgf.info/ombcatarina/omb/3o-periodo/tudo-sobre-flip-books/o-que-e-um-flip-book. Acesso em: 12 set.2013.
2 – Apresente aos alunos uma imagem de um flipbook pronto:
Disponível em: http://www.mammasonica.org/xmotion/flipbook-diy. Acesso em: 12 set.2013.
3 – Em seguida, apresente uma sugestão apenas a título de ilustração:
Disponível em: http://www.nauticus.org/activities/pon/images/flipbook.jpg. Acesso em: 12 set. 2013.
4 – Observe com os alunos as seguintes questões:
- O flipbook trata de uma evolução de um movimento qualquer. No exemplo, temos um vulcão em erupção.
- É preciso desenhar afastando o desenho da margem onde as folhas estão fixadas umas às outras.
- Fica mais fácil começar da última folha do bloquinho. Isso facilita muito o manuseio do flipbook.
5 – Considero este vídeo muito simples e esclarecedor sobre o modo como os desenhos deverão ser feitos: http://www.youtube.com/watch?v=RdEByf0QCz8.
6 – E aqui uma ideia muito simples que pode ser inspiradora: http://www.youtube.com/watch?v=AslYxmU8xlc.
7 – Agora é colocar mãos à obra! Lembre-se de que serão necessários, no mínimo, entre 12 e 15 desenhos sequenciais. Quanto mais, melhor! O importante é que as mudanças sejam bem sutis entre um desenho e outro.
Observações:
1 – Os alunos poderão realizar, após o flipbook, desenhos ampliados dos personagens criados. Em seguida, poderá ser realizada uma exposição desses personagens. Sugiro que sejam feitos realmente em grandes dimensões, como numa cartolina inteira, por exemplo, afim de que possam ser recortados e pregados sobre uma parede. Eles poderão também dar nome a ele. Na exposição, coloque os personagens e seus nomes. Dê o título de “Meu personagem de flipbook" e deixe que os alunos apresentem seu trabalho aos demais alunos da escola durante um intervalo de recreação e lanche.
2 – Estimule-os a fazer um belo desenho. O colorido poderá ser feito com pincéis atômicos ou tinta guache – isso fica à sua escolha. Penso que um trabalho assim em grupo pode render melhores resultados. O trabalho é individual, mas é executado em grupos de, no máximo, quatro alunos. Após o grupo se reunir, distribua primeiro apenas a cartolina e o lápis. Só quando estiver desenhado, distribua os demais materiais. Lembre-se de colocar tintas e água apenas até a metade dos copos para evitar "acidentes".
3 – Caso decida assim, precisará de:
- uma cartolina branca por aluno
- fita crepe
- lápis de desenho HB
- pincéis atômicos coloridos
- tintas guache coloridas
- copinhos de plástico de café para distribuição das tintas
- copinhos de plástico de 250 ml para água
- papel toalha
- pincéis médios e finos
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
La zorra y el leñador
Una zorra estaba siendo perseguida por unos cazadores cuando llegó al sitio de un leñador y le suplicó que la escondiera.
El hombre le aconsejó que ingresara a su cabaña. Casi de inmediato llegaron los cazadores, y le preguntaron al leñador si había visto a la zorra.
El leñador, con la voz les dijo que no, pero con su mano disimuladamente señalaba la cabaña donde se había escondido.
Los cazadores no comprendieron las señas de la mano y se confiaron únicamente en lo dicho con la palabra.
La zorra al verlos marcharse, salió sin decir nada.
Le reprochó el leñador por qué a pesar de haberla salvado, no le daba las gracias, a lo que la zorra respondió:
-Te hubiera dado las gracias si tus manos y tu boca hubieran dicho lo mismo.
Moraleja: No niegues con tus actos, lo que pregonas con tus palabras.
Disponible en: < http://www.guiainfantil.com> Acceso el 04 nov. 2014.
¿Cuál es el género del texto?
- Matemática e suas Tecnologias | Capítulo 06: Soluções-Problema com Multiplicações
Ricardo ganhou dinheiro de seus familiares como presente
de seu aniversário. Observe a quantia que ele tem:
Represente, através de uma multiplicação, o total em reais
que Ricardo possui.
- Geografia - Fundamental | 07. As atividades econômicas
Leia o texto.
Projeto leva crianças às fazendas para conhecerem origem de produtos
Você, provavelmente, deve saber que o leite não vem da caixinha e que mandioca não é uma fruta, mas isso é novidade para parte das crianças de escolas privadas e públicas do Mato Grosso. As descobertas sobre as origens dos produtos foram feitas durante visitas a propriedades rurais do estado, que são as atrações principais do Projeto Filhos no Campo. [...] Nos dias de campo, as crianças são recebidas por instrutores especificamente treinados e visitam as instalações das propriedades rurais, dentre elas o curral onde as vacas de leite são ordenhadas, e as lavouras das principais culturas como o milho. Durante as visitas, além de conhecer as áreas de produção, os alunos recebem, constantemente, informações sobre as matérias-primas que saem das fazendas para compor diversos itens essenciais do dia a dia, que vão muito além das refeições. [...] Disponível em: <http://ruralcentro.uol.com.br/noticias/projeto-leva-criancas-a-fazendas-para-conhecerem-origem-de-produtos-74698#y=800>. Acesso em: 10 maio 2015.vertical uma paisagem que é geográfica.
Bia e Gabriel foram visitar essa fazenda e descobriram que as áreas rurais fornecem vários produtos para as cidades. Aprenderam também que as cidades fornecem para o campo diversos produtos industrializados. Eles escreveram algumas conclusões sobre a relação entre o campo e a cidade, porém o professor das crianças considerou como correta apenas uma delas. Qual é a informação correta?
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
Jamais deixou de haver sangue, martírio e sacrifício, quando o homem sentiu a necessidade de criar em si uma memória; os mais horrendos sacrifícios e penhores, as mais repugnantes mutilações (as castrações, por exemplo), os mais cruéis rituais, tudo isto tem origem naquele instinto que divisou na dor o mais poderoso auxiliar da memória.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
O fragmento evoca uma reflexão sobre a condição humana e a elaboração de um mecanismo distintivo entre homens e animais, marcado pelo(a)