Texto base: .
Enunciado:
TEXT 10
Kid Reporter - J. David Pomeroy
Age 10
Rosemont, PA
Favorite thing to do in free time: Swimming
Brothers and sisters: One sister
What I do on a typical day: Go to school (3:30p.m.), play the piano(5:00p.m.), study and do my homework(7:00p.m.)
Who I look up to: My parents
The last book I read: Harry Potter and the Order of the Phoenix, by J.K. Rowling
My favorite movie: Rio
My favorite musical group: I do not have one.
My pet peeve: I do not have one.
Available at: http://www.timeforkids.com/kid-reporter/j-david-pomeroy. Accessed on Oct. 21st, 2011.
Fill in the blanks with the correct Simple Present Tense.
1. David ________(be) 10 years old.
2. He _________ (live) in Rosemont.
3. He _________ (like) to swim in his free time.
4. He _________ (have) one sister.
5. He _________(finish) school at 3:30 p.m.
6. He _________(do) his homework at 7:00 p.m.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto sobre o Rio Amazonas. Em seguida, responda à questão.
São Paulo, sábado, 2 de outubro de 2010
AVENIDA AMAZONAS
Na floresta amazônica, a vida dos ribeirinhos segue o ciclo das águas
GABRIELA ROMEU
ENVIADA ESPECIAL A SANTARÉM (PA)
Para ir à escola ou garantir o almoço, Ravel Marinho, 12, cruza a "avenida Amazonas". Essa "avenida", como o menino brinca de chamar, não fica numa grande cidade. É o imenso rio Amazonas, com uns 6.900 km de extensão.
Ravel mora no Paraná do Tapará, no interior de Santarém (PA). Habita a várzea, área que alaga no inverno, a época das chuvas. Vive por conta do ciclo das águas. "Enche tudo por aqui. Aí a gente fica sem pé, anda só de canoa."
Até o calendário escolar segue a cheia e a seca (no verão). As aulas vão de agosto a abril, quando os moradores da várzea aproveitam a terra para plantar. Depois chegam as férias, de maio a julho, justamente no inverno. É quando o Amazonas invade as casas dos ribeirinhos, que constroem marombas (passarelas de madeira sobre a água). Também se espalham cobras, jacarés e peixes - então, dá para pescar no próprio quintal!
Com a enchente, as galinhas vão morar no topo das árvores. Bois, vacas e cavalos são transportados de barco para regiões que não alagam. "Dá saudade de terra firme", conta Ravel. É por isso que, no verão, as crianças se juntam nos campinhos para jogar futebol ou pular macaca (amarelinha). Aproveitam o tempo de "pé no chão".
(COLABOROU BRUNO MOLINERO)
EXPEDIÇÃO PELAS ÁGUAS
POVO DO RIO
Ribeirinhos são aqueles que moram nas margens dos rios. Muitos termos usados na região vêm da forte relação que têm com as águas. Por exemplo, se alguém diz que está de "bubuia", quer dizer que está "boiando" (não entendendo nada do que acontece).
LÍNGUA DE PIRARUCU
Um dos maiores peixes de água doce, o pirarucu é um gigante que chega a medir três metros! Tem carne deliciosa. A língua do peixe é grandona e é usada como uma lixa perfeita. Os ribeirinhos usam essa língua-lixa para amaciar os piões feitos da goiabeira.
ÔNIBUS AQUÁTICO
É uma verdadeira aventura viajar pelos rios amazônicos nos recreios, que são embarcações que funcionam como ônibus. Vão parando de porto em porto. Os viajantes seguem o percurso balançando num emaranhado de redes coloridas.
RIO DENTRO DE CASA
Imagine ter um rio dentro de casa? É assim que vivem muitas famílias na época das chuvas. As águas dos rios vão se espalhando e invadem as casas sobre palafitas (estacas ou paus que sustentam as moradias sobre as águas).
VOU DE CANOA
Já bem pequenas, as crianças aprendem a pilotar canoas na Amazônia. Muitas remam quilômetros por rios para chegar à escola.
TUCUXI, O SALVA-VIDAS
Tucuxi é o nome do boto cinza que vive nas águas da Amazônia. Há muitas histórias sobre o boto. Os ribeirinhos contam que, quando há um naufrágio, os tucuxis empurram quem está se afogando para a superfície das águas. Será que é lenda?
BRINCAR DE FLECHAR
Crianças ribeirinhas não flecham só peixe: sabem flechar a água! Elas correm nos trapiches e se atiram na água como flecha. Outra brincadeira é a de se pendurar nos cipós das árvores e, depois, se jogar nas águas várias vezes, até cansar!
PLANTAS-BRINQUEDOS
Se canoas, recreios e bajarás (tipo de canoa com motor) são o principal meio de transporte pela Amazônia, eles também são presentes nas brincadeiras das crianças. Os meninos talham barquinhos em plantas que boiam, como a aninga.
(...)
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di02101003.htm. Acesso em 01 jun. 2011
a) A reportagem fala de vários tipos de embarcação usados pelas pessoas da região. Escreva o nome desses barcos citados no texto.
b) Explique a diferença entre esses tipos de embarcação de acordo com o texto.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Em uma cidade, o valor total da conta de energia elétrica é obtido pelo produto entre o consumo (em kWh) e o valor da tarifa do kWh (com tributos), adicionado à Cosip (contribuição para custeio da iluminação pública), conforme a expressão:
Valor do kWh (com tributos) u consumo (em kWh) + Cosip
O valor da Cosip é fixo em cada faixa de consumo. O quadro mostra o valor cobrado O quadro mostra o valor cobrado para algumas faixas.
Suponha que, em uma residência, todo mês o consumo seja de 150 kWh, e o valor do kWh (com tributos) seja de R$ 0,50. O morador dessa residência pretende diminuir seu consumo mensal de energia elétrica com o objetivo de reduzir o custo total da conta em pelo menos 10%.
Qual deve ser o consumo máximo, em kWh, dessa residência para produzir a redução pretendida pelo morador? - Geografia | 6.1 Agricultura
Cultivo itinerante na floresta tropical
[1] O cultivo de coivara é um tipo de agricultura
itinerante adotado por populações tradicionais há milênios e
hoje restrito às regiões tropicais do planeta. Atualmente, há um
[4] grande debate sobre a sustentabilidade desse sistema agrícola
e a possível contribuição para a conservação das florestas
tropicais. Este artigo caracteriza esse método de plantio e
[7] apresenta uma análise dos estudos científicos publicados nas
últimas décadas sobre o tema, além de dados sobre essa prática
em comunidades quilombolas do vale do rio Ribeiro, em São
[10] Paulo. Os resultados desses estudos, em conjunto, permitem
uma defesa da sustentabilidade do cultivo de coivara.
Walter Alves Neves; Rui Sergio Sereni Murrieta; Cristiva Adams; Alexandre Antunes Ribeiro Filho; Nelson Novaes Pedroso Júnior. In: Revista Antropologia Ecológica. Universidade de São Paulo.
Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir.
Infere-se do trecho apresentado que a agricultura itinerante é uma forma de cultivo que parece favorecer a preservação do solo, como tem demonstrado o interesse de cientistas por esse tipo de cultivo.
- Geografia - Fundamental | 05. A Modernização das atividades econômicas
Texto base:
Disponível em: < http://www.demetal.org.br/img_adm/CHARGE_17032009_122057.jpg.>. Acesso em: 14 jun. 2014.
Enunciado:
Relacione a imagem acima com a grande industrialização dos últimos anos no Brasil.
- História | 3.4 Ditadura Militar
(PUC-CAMPINAS) [...] Renegando os princípios da democracia representativa, os ‘revolucionários’ de 1964 recorreram a um arsenal de instrumentos de exceção (atos institucionais, atos complementares, decretos-leis), graças aos quais ficaram mais de 20 anos no poder. A implantação da ditadura e da violência generalizada não ocorreu de imediato. Foi uma escalada que resultou do surgimento de uma oposição civil ao novo regime e de divergências no interior das próprias hostes golpistas. [...]
(KUPPER, Agnaldo e CHENSO, Paulo A. História crítica do Brasil. São Paulo: FTD, 1998, p. 278)
Com base no arsenal a que o texto se refere, pode-se afirmar que, nesse período, os governos: