Texto base: Analise a imagem.
Enunciado:
As escolas mudam através dos tempos. Comparando as escolas atuais com a escola da imagem, percebe-se uma diferença que é
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
O segundo manifesto, o Antropófago, desenvolve e explicita a metáfora da devoração. Nós, brasileiros, não deveríamos imitar e sim devorar a informação nova, viesse de onde viesse, ou, nas palavras de Haroldo de Campos, “assimilar sob espécie brasileira a experiência estrangeira e reinventá-la em termos nossos, com qualidades locais ineludíveis que dariam ao produto resultante um caráter autônomo e lhe confeririam, em princípio, a possibilidade de passar a funcionar por sua vez, num confronto internacional, como produto de exportação”. Oswald subvertia a ordem de importação perene – de formas e fórmulas gastas – e lançava o mito da antropofagia, trazendo para as relações culturais internacionais o ritual canibal.
VELOSO, Caetano. Antropofagia. São Paulo: Penguin; Companhia das Letras, 2012. p. 54.
O movimento antropofágico foi uma vertente modernista do começo do século XX. Segundo as características levantadas no excerto, podem ser observadas características semelhantes nos traços da obra de:
- Geografia | 5.3 Urbanização
(FUVEST 2006 1ª FASE) Pode-se afirmar que os dados populacionais do período indicado no gráfico são característicos de alguns municípios
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base:
Enunciado:
A charge, publicada na segunda década do século XX, retrata de forma irônica o cenário europeu da época.
Explique uma característica da política europeia nesse contexto retratado pela charge.
- História | B. Roma
Ao abrigo do teto, sua jornada de fé começava na sala de jantar. Na pequena célula cristã, dividia-se a refeição e durante elas os crentes conversavam, rezavam e liam cartas de correligionários residentes em locais diferentes do Império Romano (século II da Era Cristã). Esse ambiente garantia peculiar apoio emocional às experiências intensamente individuais que abrigava.
SENNET, R. Carne e pedra. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Um motivo que explica a ambientação da prática descrita no texto encontra-se no(a)
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(IFPE) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Responda à(s) questão(ões) com base na tirinha abaixo.
No último balão da tirinha de Maurício de Sousa, o autor escreveu “mais” em vez de “mas” na tentativa de representar, na escrita, a forma como a personagem Chico Bento, supostamente, pronunciaria a conjunção adversativa. Existem diversas formas e níveis de variação linguística, justamente, porque somos influenciados por diversos fatores, tais como: região, escolaridade, faixa etária, contexto comunicativo, papel social etc.
Com base nesses pressupostos, assinale a alternativa que representa uma variante linguística característica do falar popular mineiro.