Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
A reação do 2-bromo-2-metilpropano com o etóxido de sódio, usando etanol como solvente, leva à formação de 3% de éter e de 97% de alceno, conforme representado abaixo.
Em relação aos produtos, é correto afirmar que o éter é formado por uma reação de __________, e o alceno é formado por uma reação de __________.
Questões relacionadas
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
O número mensal de passagens de uma determinada empresa aérea aumentou no ano passado nas seguintes condições: em janeiro foram vendidas 33 000 passagens; em fevereiro, 34 500; em março, 36 000. Esse padrão de crescimento se mantém para os meses subsequentes.
Quantas passagens foram vendidas por essa empresa em julho do ano passado?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UFRGS) O uso de arco e flecha remonta a tempos anteriores à história escrita. Em um arco, a força da corda sobre a flecha é proporcional ao deslocamento x, ilustrado na figura abaixo, a qual representa o arco nas suas formas relaxada I e distendida II.
Uma força horizontal de 200 N aplicada na corda com uma flecha de massa m=40 g provoca um deslocamento x= 0,5 m. Supondo que toda a energia armazenada no arco seja transferida para a flecha, qual a velocidade que a flecha atingiria, em m/s, ao abandonar a corda?
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Leia o texto e observe a imagem.
A arte de desenhar
Muito antes do desenvolvimento da escrita a raça humana já desenhava. Fosse para se comunicar, para se expressar ou exercer alguma influência sobre os seus inimigos, nossos ancestrais buscavam, por meio dessa linguagem, representar o real e o imaginário. O desenho, portanto, é uma das mais antigas e eficientes maneiras de se comunicar.
[...]
Lembre-se: desenhar não é apenas buscar a perfeição das formas existentes na natureza, mas também transmitir emoção e sentimentos por meio de linhas, formas, texturas e volumes.
GALESSO, Laerte. A arte de desenhar. Disponível em: <www.abra.com.br/artigos/14-a-arte-de-desenhar>. Acesso em: 11 out. 2016. Adaptado.
Os desenhos já se mostravam importantes para os ancestrais dos seres humanos, pois era por meio deles que representavam
- Filosofia | 5. Contemporânea(UPE) Dentre os variados aspectos do pensamento humano, existe o pensamento mítico. Sobre essa forma de pensar, leia o texto a seguir:
Um mito diz respeito, sempre, a acontecimentos passados: antes da criação do mundo, ou durante os primeiros tempos, em todo o caso faz muito tempo. Mas o valor intrínseco atribuído ao mito provém de que estes acontecimentos, que decorrem supostamente em um momento do tempo, formam também uma estrutura permanente. Esta se relaciona simultaneamente ao passado, ao presente e ao futuro.
Lévi-Strauss, C. Antropologia Estrutural. Rio, 1975, p. 241
Com relação a essa forma do pensar humano, assinale com V as afirmativas Verdadeiras e com F as Falsas.
( ) O mito é uma tentativa fracassada de explicação da realidade.
( ) O ser humano encontrou, na consciência mítica, a base para organizar um conhecimento sobre a realidade.
( ) O mito é recuperado no cotidiano do homem contemporâneo e se apresenta com uma abrangência diferente daquela que se fazia sentir no homem primitivo.
( ) A única ideia verdadeira sobre mito faz-se presente no homem moderno, quando este deseja superar a própria impotência e se tornar um ser excepcional.
( ) O mito é uma forma autônoma de pensamento, quando ligado à tarefa de esclarecer a existência humana no mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: A questão se refere aos textos a seguir. TEXTO 1 http://www.ecodebate.com.br/foto/trabescravo.jpg. Acesso em 19/05/2010 TEXTO 2 Pior que gado (...) “De um modo geral, em todas as carvoarias inspecionadas observou-se: (...) O trabalho é realizado em condições absolutamente aviltantes e degradantes, em total ofensa à própria dignidade dos trabalhadores, o que, segundo entendo pela atual redação do artigo 149 do Código Penal Brasileiro, tipifica a conduta pertinente à redução à condição análoga à de escravo”. (...) Tempos modernos A fumaça arde os olhos e aperta a respiração. Nas carvoarias tudo é negro: a madeira queimada desenha nos homens uma armadura sinistra, uma camuflagem que os confunde com o próprio carvão que produzem. São como cavaleiros fantasmagóricos, escondidos pela cortina de fumaça que sai dos fornos, protegidos por senhores que os alimentam e os deixam dormir no curral. Poderiam viver em qualquer tempo, talvez na Idade Média. Ou na época em que homens e mulheres eram caçados e atirados em porões negreiros. Nos tempos atuais, estão um tanto deslocados, não têm identidade, estudo, renda, liberdade. Não votam, não pagam impostos, não têm os direitos reconhecidos. É uma cena surrealista acompanhar uma libertação de escravos num dia comum de 2004. (...) Observatório Social Em Revista. Trabalho escravo no Brasil. N°6. Junho de 2004
Enunciado:
Identifique uma semelhança entre o trabalho escravo no Brasil Colonial e o trabalho escravo no Brasil atual.