Em um acampamento de fim de ano havia 480 alunos. Eles precisavam formar grupos de 32 para que as atividades pudessem ser realizadas. Quantos grupos foram formados?
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 6.5 Aquecimento Global
Texto 1
Terra sofre com o consumo excessivo
O consumo excessivo e o desperdício são os vilões do planeta. São eles os responsáveis pela crescente emissão de gases do efeito estufa, a falta d’água e a redução das áreas de floresta. O diagnóstico é do ministro de Ciência e Tecnologia da Índia, Murli Manohar Joshi, que esteve ontem na Academia Brasileira de Ciências, no Rio. Para Joshi, há apenas um caminho para salvar a Terra: a união da política com a ciência.
''As tecnologias, hoje, são ineficazes. Temos que aumentar a eficiência das máquinas para conservar energia e matéria-prima. E isso só conseguimos com o desenvolvimento do conhecimento, apoiado por uma política nacional voltada para ciência'', disse o ministro, que considera o atual modelo de produção insustentável.
Apesar da segregação no campo econômico, o atual modelo de desenvolvimento coloca todos no mesmo plano quando o que está em discussão é o meio ambiente. Rico ou pobre, todos serão afetados pela poluição atmosférica, uma das principais consequências do consumismo exacerbado. A diferença é que, apesar da poluição não respeitar fronteiras, as fontes poluidoras estão em territórios muito bem delimitados: os 20% mais ricos emitem 53% do CO2 lançado na atmosfera. Já o quinto mais pobre do planeta responde por apenas 3%.
Fonte: www.jbonline.com.br(acessado em 07/10/09)
Texto 2
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS RISCOS
- O aquecimento mínimo esperado para os próximos 100 anos é mais que o dobro do aumento de 0,6 grau centígrado registrado desde 1900.
- O nível do mar já subiu entre 10 cm e 20 cm em relação às médias do período pré-industrial.
- Um futuro de tempestades e inundações cada vez mais severas nas zonas litorâneas, crescentemente ocupadas, é provável e será ruim até mesmo nos melhores cenários das previsões.
- Espera-se uma redução geral do rendimento das culturas na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Áreas situadas no meio dos continentes, como o “grain belt” dos EUA e vastas áreas da Ásia, poderão provavelmente secar. Onde a agricultura em terrenos secos depende apenas da chuva, como na África subsaariana, as colheitas diminuirão dramaticamente até mesmo com aumentos mínimos na temperatura. Essas mudanças poderão causar a desorganização do suprimento de alimentos em um mundo já caracterizado pela escassez de alimentos e fome.
- Grande parte das espécies em risco no mundo, entre elas 25% dos mamíferos e 12% dos pássaros, poderá ser extinta nas próximas décadas, em virtude das alterações que serão provocadas pelo aquecimento em florestas, pântanos e rangelands.
- As altas temperaturas poderão expandir o alcance de doenças transmitidas por vetores, como a malária, que já matam um milhão de pessoas anualmente, a maioria delas crianças.
Fonte: http://www.fea.usp.br/noticias.php(acessadoem 05/12/09)
Texto 3
Painel - Conferência de Copenhague pode ter resultado surpreendente
Os estudiosos mais otimistas esperam que a reunião de Copenhague termine pelo menos com um compromisso dos maiores emissores que leve a uma efetiva redução das emissões nacionais dos gases de efeito estufa. Essa visão leva em conta importantes mudanças como a política ambiental do presidente Barack Obama, nos Estados Unidos, e a anunciada disposição de países em desenvolvimento, como China e Índia, de participar de um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto após 2012.
Além da China e da Índia, o Brasil também parece propenso a aceitar um novo compromisso internacional. Isso ficou evidenciado em agosto na entrevista que o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim concedeu ao jornalista André Trigueiro, da Globo News, especializado em questões ambientais. Segundo o ministro, o governo brasileiro poderá assumir em Copenhague metas de redução das emissões nacionais de gases que contribuem para o efeito estufa. A entrevista de Amorim foi recebida com surpresa porque até aqui, como lembrou outro estudioso do tema, o jornalista Washington Novaes, o Brasil “tem-se recusado assumir compromissos de redução”.
Fonte: http://www.fea.usp.br/noticias.php(acessadoem 05/12/09)
A) A partir da leitura e interpretação dos textos acima, EXPLIQUE o problema ambiental global. Utilize três situações para EXEMPLIFICAR as conseqüências desse problema.
B) DESCREVA duas possíveis causas para o problema ambiental global.
- Química | 2.5 Oxirredução
Um dos principais mecanismos de degradação de compostos orgânicos (aqui representado pela forma genérica de hidrato de carbono “CH2O”) em ambientes na ausência de oxigênio é expresso pela equação química não-balanceada abaixo:
Com base nas informações fornecidas, considere as seguintes afirmativas:
1. O agente oxidante da reação é SO42-.
2. O agente redutor da reação é H+.
3. O número de oxidação do elemento enxofre no íon HS- é igual a +2.
4. A reação acima é espontânea, de acordo com a lei de Gibbs.
5. A equação corretamente balanceada é:
Assinale a alternativa correta.
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
A “ética do discurso” constitui provavelmente a tentativa filosófica mais ampla e coerente de uma ética universal edificada sobre bases não metafísicas no sentido clássico. O programa habermasiano que postula a validez normativa do consenso na comunidade universal da comunicação, deve necessariamente incluir a proposta de uma teoria da verdade na qual o predicado do verdadeiro seja intrinsecamente atribuído ao consenso de uma argumentação racional e dotada de uma normativa própria.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, 1999.
Segundo a análise do texto, a concepção de ética para o pensador alemão Habermas se fundamenta a partir do(a)
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
(UPE) Sobre o Mito no mundo atual, considere o texto a seguir:
Os meios de comunicação (televisão, jornais, etc.) utilizam a palavra Mito com um significado diferente, quando se referem a artistas, que, num determinado momento, ganham destaque por causa de um filme ou música de sucesso. Mas, mesmo nesse caso, os “Mitos” do mundo artístico são assim chamados, porque atribuímos a eles qualidades que consideramos dignas de um deus.
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. 2002, p. 23.
Assim, é CORRETO afirmar que no mundo atual
- Física | 1.2 Vetores
Um cidadão está à procura de uma festa. Ele parte de uma praça, com a informação de que o endereço procurado estaria situado a 2km ao norte. Após chegar ao referido local, ele recebe nova informação de que deveria se deslocar 4km para o leste. Não encontrando ainda o endereço, o cidadão pede informação a outra pessoa, que diz estar a festa acontecendo a 5km ao sul daquele ponto. Seguindo essa dica, ele finalmente chega ao evento. Na situação descrita, o módulo do vetor deslocamento do cidadão, da praça até o destino final, é: