Observe a figura:
Qual das alternativas representa a vista lateral indicada na figura acima?
Questões relacionadas
- Matemática | 12.4 Outras Funções
Considere o quadrilátero convexo ABCD mostrado na figura, em que
Se a diagonal BD está contida na bissetriz do ângulo
e
então a medida do lado CD, em centímetros, vale:
- Biologia | 09. Botânica
(Ibmecrj) O gráfico abaixo representa a relação entre uma reação que ocorre em alguns seres vivos e a concentração do gás carbônico. De acordo com o gráfico e os dados nele indicados, assinale a alternativa INCORRETA:
- Geografia - Fundamental | 1.03 Regionalizações do Mundo em Blocos Econômicos
Enunciado:
O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai, analise a situação desse bloco econômico considerando
A) as assimetrias comuns aos membros do bloco.
B) o peso desse bloco dentro do contexto Sul-americano
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UNICAMP) É possível fazer educação de qualidade sem escola
É possível fazer educação embaixo de um pé de manga? Não só é, como já acontece em 20 cidades brasileiras e em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Decepcionado com o processo de “ensinagem”, o antropólogo Tião Rocha pediu demissão do cargo de professor da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e criou em 1984 o CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento).
Curvelo, no Sertão mineiro, foi o laboratório da “escola” que abandonou mesa, cadeira, lousa e giz, fez das ruas a sala de aula e envolveu crianças e familiares na pedagogia da roda. “A roda é um lugar da ação e da reflexão, do ouvir e do aprender com o outro. Todos são educadores, porque estão preocupados com a aprendizagem. É uma construção coletiva”, explica.
O educador diz que a roda constrói consensos. “Porque todo processo eletivo é um processo de exclusão, e tudo que exclui não é educativo. Uma escola que seleciona não educa, porque excluiu alguns. A melhor pedagogia é aquela que leva todos os meninos a aprenderem. E todos podem aprender, só que cada um no seu ritmo, não podemos uniformizar.”
Nesses 30 anos, o educador foi engrossando seu dicionário de terminologias educacionais, todas calcadas no saber popular: surgiu a pedagogia do abraço, a pedagogia do brinquedo, a pedagogia do sabão e até oficinas de cafuné. Esta última foi provocada depois que um garoto perguntou: “Tião, como faço para conquistar uma moleca?” Foi a deixa para ele colocar questões de sexualidade na roda.
Para resolver a falência da educação, Tião inventou uma UTI educacional, em que “mães cuidadoras” fazem “biscoito escrevido” e “folia do livro” (biblioteca em forma de festa) para ajudar na alfabetização. E ainda colocou em uso termos como “empodimento”, após várias vezes ser questionado pelas comunidades: “Pode [fazer tal coisa], Tião?” Seguida da resposta certeira: “Pode, pode tudo”.
Aos 66 anos, Tião diz estar convicto de que a escola do futuro não existirá e que ela será substituída por espaços de aprendizagem com todas as ferramentas possíveis e necessárias para os estudantes aprenderem.
“Educação se faz com bons educadores, e o modelo escolar arcaico aprisiona e há décadas dá sinais de falência. Não precisamos de sala, precisamos de gente. Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter todos os instrumentos possíveis que levem o menino a aprender.”
Sem pressa, seguindo a Carta da Terra e citando Ariano Suassuna para dizer que “terceira idade é para fruta: verde, madura e podre”, Tião diz se sentir “privilegiado” de viver o que já viveu e acreditar na utopia de não haver mais nenhuma criança analfabeta no Brasil. “Isso não é uma política de governo, nem de terceiro setor, é uma questão ética”, pontua.
(Qsocial, 09/12/2014. Disponível em http://www.cpcd.org.br/portfolio/e_possivel_fazer_educacao_de_qualidade_100_escola/.)
Em relação ao trecho “E ainda colocou em uso termos como ‘empodimento’, após várias vezes ser questionado pelas comunidades: ‘Pode [fazer tal coisa], Tião?’ Seguida da resposta certeira: ‘Pode, pode tudo’”, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 07. Grandezas e Medidas
Mercúrio gasta aproximadamente 88 dias para dar uma volta completa em torno do Sol; Vênus: 225; Terra: 365; Marte: 1,9 anos; Júpiter: 11,9; Saturno: 29,5; Urano: 84; Netuno: 165 e Plutão 248. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas01.htm Acesso em: 24 jun. 2016.
Arredondando para 2, 12 e 30 anos o tempo que Marte, Júpiter e Saturno levam, respectivamente, para dar uma volta completa em torno do Sol, haverá uma quantidade completa de voltas em torno do Sol para cada um desses planetas se transcorrerem, respectivamente,