57. Texto base: Lee el cartel.
Disponible en: http://muned.com.mx/collections/preescolar. Acceso el: 25 mar. 2015.
El objetivo del cartel es:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais necessários
- Tinta guache de várias cores.
- Rolinhos de espuma e pincéis de várias espessuras.
- Godê ou copinhos de café descartáveis.
- Panos para limpeza.
- Potes para água.
- Pratinhos de papelão. A quantidade será igual a dos lugares mais visitados na escola, mais um para o portão de entrada.
- Fita adesiva de boa qualidade.
- Caneta hidrocor de ponta grossa.
- Folha grande para registro da “planta” – pode ser um papel kraft em metro.
Procedimentos
1 º.Um passeio pela escola é o início deste trabalho. As crianças vão eleger os locais mais visitados nela e como se chega a cada um partindo da entrada da escola.
2 º.Em sala, em duplas ou trios, as crianças criarão um símbolo para cada local escolhido no passeio. O símbolo deve ser desenhado e pintado no pratinho de papelão e reservado para colar na planta. Incentive-os a usar técnicas de pintura já trabalhadas no semestre e exploradas por você.
3 º.Agora é a hora de desenhar a planta da escola. Prenda o papel kraft na parede com fita adesiva e vá desenhando o caminho, de acordo com a orientação das crianças. (Essa parte é melhor você executar, pois ainda é difícil para as crianças a noção do espaço). Faça a lápis para não ter problema na hora de apagar se errar.
4 º.Feita a planta, deixe que as crianças pintem o trajeto. Depois de tudo seco, é a hora de colar as plaquinhas que vocês fizeram nos pratinhos. Coloquem outros detalhes e apreciem.
5 º.Se puder, prenda a planta que vocês construíram na entrada da escola. Árte utilitária!
Imagem disponível em: <http://www.abra.com.br/cursos/paisagismo/paisagismo-desenho-projetos>. Acesso em 15 dez. 2015.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(ENEM 2015 1º APLICAÇÃO)
Uma indústria produz malhas de proteção solar para serem aplicadas em vidros, de modo a diminuir a passagem de luz, a partir de fitas plásticas entrelaçadas perpendicularmente. Nas direções vertical e horizontal, são aplicadas fitas de 1 milímetro de largura, tal que a distância entre elas é de (d - 1) milímetros, conforme a figura. O material utilizado não permite a passagem da luz, ou seja, somente o raio de luz que atingir as lacunas deixadas pelo entrelaçamento consegue transpor essa proteção.
A taxa de cobertura do vidro é o percentual da área da religião coberta pelas fitas da mala, que são colocadas paralelamente às bordas do vidro.
Essa indústria recebeu a encomenda de uma malha de proteção solar para ser aplicada em um vidro retangular de 5 m de largura por 9 m de comprimento.
A medida de d, em milímetros, para que a taxa de cobertura da malha seja de 75% é
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Conforme o Texto 1, as Entradas e Bandeiras promoveram
a) a expansão do território brasileiro para além do Tratado de Tordesilhas.
b) a ocupação de áreas, nas quais não havia populações.
c) o contato pacífico com diferentes grupos indígenas.
d) o conflito com espanhóis que viviam nos limites do Tratado de Tordesilhas
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BUESCU, Mirceia. História econômica do Brasil: pesquisas e análise. Rio de Janeiro: APEC, 1970, p.66
O gráfico mostra que entre as últimas décadas do século XVI e as primeiras do século XVII
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(FATEC) Falta de espaço, problemas de armazenamento e umidade. Esses foram os três fatores que levaram ao descarte de 20 mil dos 35 mil livros da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, em Ponta Grossa (PR). Depois de dois laudos, que comprovaram a existência de fungos nos livros, todos os exemplares contaminados serão incinerados.
(http://tinyurl.com/l2pt6vz Acesso em: 09.09.2013. Adaptado)
Outro fator que possibilitou o crescimento dos fungos, no interior da biblioteca, foi a disponibilidade de