Não é de hoje que os polímeros fazem parte de nossa vida; progressos obtidos pelos químicos permitiram avanços importantes em diversas áreas. Os avanços científicos e tecnológicos têm possibilitado a produção de novos materiais mais resistentes ao ataque químico e ao impacto. O Kevlar tem sido utilizado na produção industrial de coletes à prova de balas, além de apresentar característica de isolante térmico.
A obtenção desse polímero ocorre por meio da reação a seguir.
Fonte: PERUZZO, Francisco M.; CANTO, Eduardo L. Química na Abordagem do Cotidiano. Vol. 3. São Paulo: Moderna, 2009. p.374. (adaptado)
Com base nos dados, é correto afirmar que o polímero é obtido por uma reação de
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- Língua Portuguesa
Ler e crescer
1Com a inacreditável capacidade humana de ter ideias, sonhar, imaginar, observar, descobrir, constatar, enfim, refletir sobre o mundo e com isso ir crescendo, a produção textual vem se ampliando ao longo da história. As conquistas tecnológicas e a democratização da educação trazem a esse acervo uma multiplicação exponencial, que começa a afligir homens e mulheres de várias formas. Com a angústia do excesso. A inquietação com os limites da leitura. A sensação de hoje ser impossível abarcar a totalidade do conhecimento e da experiência (ingênuo sonho de outras épocas). A preocupação com a abundância da produção e a impossibilidade de seu consumo total por meio de um indivíduo. O medo da perda. A aflição de se querer hierarquizar ou organizar esse material. 3Enfim, constatamos que a leitura cresceu, e cresceu demais.
4Ao mesmo tempo, ainda falta muito para quanto queremos e necessitamos que ela cresça. Precisa crescer muito mais. Assim, multiplicamos campanhas de leitura e projetos de fomento do livro. Mas sabemos que, com todo o crescimento, jamais a leitura conseguirá acompanhar a expansão incontrolável e necessariamente caótica da produção dos textos, que se multiplicam ainda mais, numa infinidade de meios novos. Muda-se então o foco dos estudiosos, abandona-se o exame dos textos e da literatura, criam-se os especialistas em leitura, multiplicam-se as reflexões sobre livros e leitura, numa tentativa de ao menos entendermos o que se passa, já que é um mecanismo que recusa qualquer forma de domínio e nos fugiu ao controle completamente.
Falar em domínio e controle a propósito da inquietação que assalta quem pensa nessas questões equivale a lembrar um aspecto indissociável da cultura escrita, e nem sempre trazido com clareza à consciência: o poder.
Ler e escrever é sempre deter alguma forma de poder. Mesmo que nem sempre ele se exerça sob a forma do poder de mandar nos outros ou de fazer melhor e ganhar mais dinheiro (por ter mais informação e conhecer mais), ou sob a forma de guardar como um tesouro a semente do futuro ou a palavra sagrada como nos mosteiros medievais ou em confrarias religiosas, seitas secretas, confrarias de todo tipo. De qualquer forma, é uma caixinha dentro da outra: o poder de compreender o texto suficientemente para perceber que nele há várias outras possibilidades de compreensão sempre significou poder – o tremendo poder de crescer e expandir os limites individuais do humano.
Constatar que dominar a leitura é se apropriar de alguma forma de poder está na base de duas atitudes antagônicas dos tempos modernos. Uma, autoritária, tenta impedir que a leitura se espalhe por todos, para que não se tenha de compartilhar o poder. Outra, democrática, defende a expansão da leitura para que todos tenham acesso a essa parcela de poder.
Do jeito que a alfabetização está conseguindo aumentar o número de leitores, paralelamente à expansão da produção editorial que está oferecendo material escrito em quantidades jamais imaginadas antes, e ainda com o advento de meios tecnológicos que eliminam as barreiras entre produção e consumo do material escrito, 2tudo levaria a crer que essa questão está sendo resolvida. Será? Na verdade, creio que ela se abre sobre outras questões. Que tipo de alfabetização é esse, a que tipo de leitura tem levado, com que tipo de utilidade social? ANA MARIA MACHADO www.dubitoergosum.xpg.com.br
Com a inacreditável capacidade humana de ter ideias, sonhar, imaginar, observar, descobrir, constatar, enfim, refletir sobre o mundo e com isso ir crescendo, a produção textual vem se ampliando ao longo da história. (ref. 1)
O trecho destacado acima estabelece uma relação de sentido com o restante da frase.
Essa relação de sentido pode ser definida como:
- Matemática | 1.13 Equação do 2º Grau
(AFA) Uma fábrica produz casacos de determinado modelo. O preço de venda de um desses casacos é de R$ 200,00 quando são vendidos 200 casacos. O gerente da fábrica, a partir de uma pesquisa, verificou que, para cada desconto de R$ 2,00 no preço de cada casaco, o número de casacos vendidos aumenta de 5. A maior arrecadação possível com a venda dos casacos acontecerá se a fábrica vender cada casaco por um valor, em reais, pertencente ao intervalo:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia o texto. Os 10 livros infantojuvenis de 2016 Por Bruno Molinero Pode-se dizer que o ano de 2016 foi difícil para a literatura infantojuvenil no Brasil. Até então o principal jeito de as editoras ganharem dinheiro, as compras do governo minguaram e não foram retomadas – o que fez muitas empresas fecharem as portas e um outro tanto de autores perderem contratos. Mas, por outro lado, o volume de lançamentos para crianças e adolescentes segue a todo vapor, entupindo as livrarias. Por isso, mesmo não sendo um grande fã de listas, decidi fazer uma com os dez livros infantojuvenis de 2016. Como todo ranking é arbitrário e revela muito mais sobre o crítico (e o seu gosto e as suas leituras) do que efetivamente sobre as obras escolhidas, esta seleção tem mais um ar de retrospectiva: são os dez livros mais legais sobre os quais escrevi por aqui neste ano. É uma boa maneira também de comemorar os seis meses de vida do blog . E, claro, agradecer aos leitores que acompanham as histórias publicadas por aqui. A lista está abaixo. Mas antes desejo a todos um ótimo 2017. Se cheio de livros, melhor ainda! Disponível em: <http://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2016/12/30/
os-10-livros-infantojuvenis-de-2016/>. Acesso em: 15 jan. 2017.
Enunciado:
O trecho que revela o critério adotado pelo autor para selecionar os 10 livros infantojuvenis mais legais de 2016 é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto abaixo.
Gravuras rupestres somem de sítios arqueológicos da Amazônia
Um sítio arqueológico localizado em terra indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro, no norte do Estado do Amazonas, vem sendo alvo de depredações e, possivelmente, de furtos para atender demandas de colecionadores ou de comercialização de gravuras rupestres em outras regiões do país ou no exterior.
Em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), 90% da população é indígena, pertencente a 23 etnias. Ali estão alguns dos mais relevantes sítios arqueológicos do Brasil, formados por rochas submersas, com gravuras rupestres com mais de 3 mil anos, segundo arqueólogos. Os indígenas consideram as áreas das gravuras rupestres um local sagrado e de forte relação com a sua ancestralidade.
As figuras ficam visíveis apenas na época da vazante do rio, cujo início acontece geralmente no mês de setembro (atualmente o local está submerso).
A professora Roberta de Lima, integrante da equipe do Ifam (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas), contou que ela e outros colegas estavam fotografando e identificando as gravuras para reconhecimento de marcos históricos da área. Quando chegaram às rochas, localizadas a meia hora da sede do município de São Gabriel da Cachoeira, em uma área despovoada, depararam com as lajes removidas.
FARIAS, Elaíze. Gravuras rupestres somem de sítios arqueológicos da Amazônia. Disponível em: <www.ebc.com.br/cultura/ 2013/08/gravuras-rupestres-somem-de-sitios-arqueologicos-da-amazonia>. Acesso em: 14 jan. 2015. Adaptado.
Vocabulário:
submerso – coberto pelas águas.
vazante – período em que um rio apresenta o menor volume de águas.
Abaixo você irá ler textos de propagandas criadas para sensibilizar aqueles que removeram as imagens do sítio arqueológico para devolverem as peças. Assinale a alternativa que apresenta informações corretas.
- Matemática | 13.4 Quadriláteros Notáveis
(UEFS)
O trapézio representado na figura tem bases medindo 12cm e 4cm, e os ângulos internos da base maior medem 60º e 30º.
Seu perímetro, em cm, é igual a: