Observe as imagens.
As imagens retratam duas relações sociais nas quais os escravos africanos estavam submetidos nos espaços de convívio no Brasil, a partir do século XVI. Essas relações sociais são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
Para aumentar a arrecadação de seu restaurante que cobra por quilograma, o proprietário contratou um cantor e passou a cobrar dos clientes um valor fixo de couvert artístico, além do valor da comida. Depois, analisando as planilhas do restaurante, verificou-se em um dia que 30 clientes consumiram um total de 10 kg de comida em um período de 1 hora, sendo que dois desses clientes pagaram R$ 50,00 e R$ 34,00 e consumiram 500 g e 300 g, respectivamente.
Qual foi a arrecadação obtida pelo restaurante nesse período de 1 hora, em real?
- Língua Espanhola | 2.10 Verbos
(UECE) En la frase “El español se engendró a partir del latín vulgar”. La forma verbal subrayada está en:
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(IFPE) Se você tiver uma falência do coração, dos pulmões ou do fígado, a sua única chance de sobreviver é através de um transplante de órgãos, o que não é uma solução simples nem facilmente disponível. Por outro lado, se os seus rins entrarem em falência, você pode ser submetido ao tratamento com diálise, o que lhe permitirá viver e ser produtivo por muitos anos. Portanto, é fácil entender por que a hemodiálise (HD) é um dos maiores avanços da medicina. Os rins são os únicos órgãos nobres que podem ser substituídos, ainda que não perfeitamente, por uma máquina.
PINHEIRO, P. Hemodiálise- O Que é, Para Que Serve e Como Se Faz.
O sistema urinário é composto pelos rins e pelas vias urinárias. Podemos afirmar que os órgãos que fazem parte das vias urinárias são
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Existem vários instrumentos utilizados pelos meteorologistas. Complete os itens com os nomes de cada um..
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(ESPM) Leia a entrevista abaixo, concedida por um pesquisador, sobre a crise hídrica no sudeste brasileiro:
Há um certo ar de tristeza, ao mesmo tempo de resiliência também. É importante ter clareza que esses problemas que estamos vivendo hoje não são de modo algum imprevistos. Ao contrário. Há quinze anos estávamos dizendo a grave situação hídrica que São Paulo enfrentava e enfrenta. E que qualquer tipo de anomalia climática que não é nada surpreendente em se tratando de um país tropical como o Brasil, nós poderíamos enfrentar uma situação séria como essa. (...) Hoje estamos numa situação muito grave que gera um estado de muita atenção e que vai mobilizar de maneira muito séria todos que estão envolvidos com a água e principalmente o cidadão.
Fonte: Wagner Ribeiro em O Estado de São Paulo.
Disponível em: http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/vias-alterlatinas/fazer-cumprir-o-direito-a-agua-e-o-grande-desafio-diz-geografo-da-usp/. Acesso: 30/01/2015.
A conclusão mais adequada que podemos extrair do texto é: