Quais as diferenças que você identifica entre uma ditadura e uma democracia?
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
(UESB) Um feixe de luz branca, ao atravessar um prisma de vidro, sofre o fenômeno da dispersão. Cada cor é desviada diferentemente pelo prisma. Em relação à dispersão da luz pelo prisma, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A luz violeta é a que sofre maior desvio.
( ) A luz vermelha é a que sofre menos desvio.
( ) À luz violeta, o prisma oferece maior índice de refração.
( ) À luz vermelha, o prisma oferece o menor índice de refração.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Física | B. Vetorial
(UEFS) Um pequeno corpo foi lançado, horizontalmente, da janela de um apartamento a 20,0m do solo, caindo em um ponto situado a 12,0m da base da parede onde se encontra a janela. Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s², a velocidade do corpo, no instante do lançamento, em m/s, era igual a
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(IFBA) Na montagem experimental abaixo, os blocos A, B e C têm massas mA= 2,0 kg, mB=3,0 kg e mC= 5,0 kg. Desprezam-se os atritos e a resistência do ar. Os fios e as polias são ideais e adote g=10 m/s²
No fio que liga o bloco B com o bloco C, está intercalada uma mola leve de constante elástica 3,5.10³N/m. Com o sistema em movimento, a deformação da mola é?
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UNIPÊ) A figura representa um tipo de sinapse muito comum, que garante a comunicação eficiente entre diversas partes do corpo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
( ) A exocitose das vesículas sinápticas, liberando neutransmissor na fenda, ocorre devido à ação direta da abertura dos canais de Na+.
( ) O esquema pode ser considerado uma sinapse elétrica, visto que não há contato físico entre os neurônios nos locais de passagem do estímulo nervoso.
( ) O esquema pode ser um exemplo de sinapse neuromuscular se a célula pós-sináptica for uma fibra muscular.
Analisando-se a figura e com base nos conhecimentos sobre o sistema nervoso, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Por Nádia Pontes
Inaldo Gamela ainda se recupera do tiro que levou na cabeça. Ele não sabe exatamente de onde partiu o disparo, mas acredita ter escapado da morte. "Eu caí depois que fui atingido, eles vieram atrás de mim. Queriam me matar. Mas consegui fugir", narra um dos líderes do povo indígena gamela sobre o confronto mais recente com fazendeiros no norte do Maranhão.
No dia do ataque, domingo 30, os indígenas faziam por conta própria a retomada de uma porção de terra que, segundo defendem, é tradicionalmente ocupada pelos gamela, mas está nas mãos de pecuaristas. A etnia, dada como extinta na década de 1940, quer recuperar sua história.
"Achamos uma certidão que mostra que nossas terras foram ‘doadas' pela Coroa em 1769", conta Inaldo. "Encontramos o registro de um processo dos indígenas contra fazendeiros em 1822 e uma venda das terras fraudada no cartório", adiciona o líder.
O histórico de fraudes, corrupção e grilagem quase calou para sempre os gamela. Em 2014, as lideranças iniciaram o processo para o reconhecimento de suas terras tradicionais junto à Funai (Fundação Nacional do Índio), que não progrediu desde então.
"Vemos um Estado anti-indígena, apesar de ter uma Constituição que garanta nossos direitos", menciona o capítulo 8 da Constituição, que reconhece os direitos originários sobre as terras tradicionalmente ocupadas por índios.
Fila de espera
O pedido de demarcação dos gamela, oficialmente, ainda não existe na base de dados da Funai, que acumula centenas de processos na fila de espera. O monitoramento feito pelo ISA (Instituto Socioambiental), que acompanha as informações divulgadas no Diário Oficial, aponta 704 pedidos – 480 foram concluídos, com terras indígenas demarcadas. [...]
Dentro e fora das áreas demarcadas, a disputa pela terra gera violência, aponta o relatório publicado anualmente pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Dos 71 confrontos registrados em 2015, a maioria ocorreu no Maranhão. Em todo o país, 137 indígenas foram assassinados naquele ano. De acordo com o texto, quais são os problemas enfrentados pelos índios gamela?