Relacione a coluna da direita com a da esquerda.
a) OLIGARQUIA
b) VOTO DE CABRESTO
c) REGIME POLÍTICO
I. É o nome dado ao conjunto de instituições políticas que estruturam o Estado de maneira a exercer seu poder sobre a sociedade.
II. Refere-se ao governo exercido por um pequeno grupo, que pode ser constituído de pessoas de um partido político, de uma classe social ou de um núcleo familiar; no caso do Brasil, ocorreu nos primeiros anos da república, sob o comando de fazendeiros.
III.Voto dado sob pressão dos coronéis e, muitas vezes, trocado por favores pessoais ou presentes, obras etc.
Questões relacionadas
- Geografia | A. Globalização
(UNESP) Por “commoditização do território” entende-se:
- Língua Portuguesa
Na Bélgica, presidenta destaca diversidade cultural brasileira
Na abertura do Festival 1Europalia, em Bruxelas, a presidenta Dilma Rousseff fez uma homenagem à diversidade cultural do Brasil, que estará presente em manifestações artísticas e culturais na capital da Bélgica. Segundo ela, são exposições desde a pré-colonização até a “vanguarda mais experimental em mais de 400 atividades envolvendo as mais variadas linguagens artísticas e manifestações regionais do país”.
Para a presidenta Dilma, a cultura é a expressão maior da alma de uma sociedade e, no momento em que o mundo precisa reaprender a importância do diálogo, o Brasil e a América do Sul têm a oferecer a capacidade de conviver em paz nessa diversidade.
“A diversidade cultural do Brasil integra nossas raízes históricas. 2Somos um país mestiço, no qual migrantes de todas as regiões do mundo somam-se às três matrizes onde surgiram o povo brasileiro: a indígena, a europeia e a africana. Eis uma mistura que nos orgulha e define. 3Os brasileiros orgulham-se muito de seu patrimônio cultural e de suas tradições populares, mas também ousam reinventá-los e reinterpretá-los. Mostraremos aqui, na Europalia, 4um pouco dessa cultura viva em movimento permanente.”
5A presidenta avaliou ainda que o Festival Europalia poderá contribuir para que a Europa supere “os percalços do momento”. Além disso, acrescentou, “é mais um passo no aprofundamento do conhecimento mútuo, fundamental para a construção do mundo mais democrático, aberto e plural que todos queremos”.(Disponível em blog.planalto.gov.br. Acesso: terça-feira, 4 de outubro de 2011.)
1 Europalia: Festival Internacional de Cultura da Europa, que homenageia, este ano, o Brasil.
Releia: “A presidenta avaliou ainda que o Festival Europalia poderá contribuir para que a Europa supere os ‘percalços do momento’.” (referência 5)
A oração destacada nesse período indica circunstância de:
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
(PUC-PR) O fim da Primeira Guerra Mundial foi conseguido por armistícios, sendo o primeiro realizado com a Bulgária, em 29 de setembro de 1918, e o último com a Alemanha, em 11 de novembro de 1918. Terminadas as operações militares, os países vitoriosos reuniram-se em janeiro de 1919, na Conferência de Paris, para as decisões que estabelecessem as condições para a paz e para a punição dos países considerados culpados pela guerra. Antes mesmo do fim da guerra, o presidente norte-americano Wilson havia concebido um plano para servir de base às negociações de paz composto por 14 pontos. Baseado na ideia da paz sem vencedores, foi inviabilizado por diversos acordos paralelos e, principalmente, por pressão da França e da Inglaterra. O principal documento resultante das negociações em Paris foi o Tratado de Versalhes, sobre o qual é CORRETO afirmar:
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UNIT)
Organismos que apresentam corpo dividido em proglotes, com escólex na parte anterior e sem tubo digestivo, podem parasitar o homem através de:
- Literatura | 4.1 Romantismo
(ENEM 2015 2º APLICAÇÃO)
não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros. Aurélia era órfã; tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina. Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse. Constava também que Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade era desconhecida, a julgar pelo caráter da pupila, não devia exercer maior influência em sua vontade, do que a velha parenta.
ALENCAR, J. Senhora. São Paulo: Ática, 2006.
O romance Senhora, de José de Alencar, foi publicado em 1875. No fragmento transcrito, a presença de D. Firmina Mascarenhas como "parenta" de Aurélia Camargo assimila práticas e convenções sociais inseridas no contexto do Romantismo, pois