A tabela registra dados sobre a presença de mão de obra estrangeira no mercado de trabalho brasileiro, distribuídos por setores de produção. Nesse período, a imigração no Brasil vivia uma fase de
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: .
Enunciado:
Leia a manchete a seguir.
UNICEF pede US$ 2,2 bilhões para ajudar 59 milhões de crianças em situações de emergência
O apelo do UNICEF Ação Humanitária para Crianças 2014 destaca os desafios diários enfrentados pelas crianças em crises humanitárias, o apoio necessário para ajudá-las a sobreviver e prosperar e os resultados que são possíveis, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.
Disponível em:<http://www.unicef.org/brazil/pt/media_26750.htm>. Acesso em:16 mar.2014.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância, mais conhecido como UNICEF, foi criada em 1946, na Europa, para ajudar as crianças que sofreram tragédias durante a Segunda Guerra Mundial.
Hoje, a UNICEF está presente em 191 países e trabalha junto a diversos governos e entidades nacionais para
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa "fama" é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a imensa repercussão de nível internacional de algumas delas. Danças trazidas pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais, danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o frevo. Outras foram criadas e são recriadas a cada instante: inúmeras influências são incorporadas, e as danças transformam-se, multiplicam-se. Nos centros urbanos, existem danças como o funk, o hip hop, as danças de rua e de salão. É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos podem dançar, independentemente de biótipo, etnia ou habilidade, respeitando-se as diferenciações de ritmos e estilos individuais.
GASPARI, T. C. Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado).
Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais, é uma:
- Física
Um objeto real se encontra sobre o eixo principal de um espelho côncavo, de distância focal 10cm, e a 20cm do vértice do espelho. Sendo obedecidas as condições de Gauss, sua imagem é:
- Matemática | 1.03 Frações
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) Uma churrascaria cobra, no almoço, R$ 12,00 por pessoa. Após às 15 h, esse valor cai para R$ 9,00. Estima-se que o custo total de um almoço seja de R$ 7,00 por pessoa. Em média, por dia, almoçam na churrascaria 1 000 clientes, sendo que deles comparecem até às 15 h.
Qual o lucro médio, por dia, da churrascaria?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O povo brasileiro se formou com a união de culturas diferentes.
Muitos hábitos e costumes dos brasileiros de hoje tiveram origem no contato com diferentes povos.
Fazem parte dos hábitos alimentares dos brasileiros: a mandioca, a abóbora, o feijão, o amendoim, a batata-doce, o cará, que na verdade são raízes, frutos e sementes que o povo nativo do Brasil consumia.
O texto se refere à alimentação dos