A partir de 1850, um grupo social passou a ter muita influência junto ao imperador. Quem fazia parte desse grupo? O que esse grupo defendia e desejava?
Questões relacionadas
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIT) O uso do ultrassom para diagnóstico na medicina é a mais complicada e interessante das aplicações de princípios físicos. Um pulso de alta frequência é direcionado através do corpo e suas reflexões nas fronteiras de separação entre órgãos, e outras estruturas ou lesões do corpo são detectados. As frequências utilizadas para o diagnóstico por ultrassom variam de 1,0 MHz a 10.0 MHz. As ondas com frequências mais elevadas são mais absorvidas pelo corpo e as reflexões em tecidos mais profundos do corpo são perdidas. (PENTEADO, 2010, p. 434).
Com base nessas informações e sabendo-se que a velocidade das ondas de ultrassom nos tecidos humanos é da ordem de 1540 m/s, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A técnica de ultrassom utilizada na geração de imagens médicas é semelhante àquela utilizada em um sonar.
( ) A realização do diagnóstico por imagem tem como base os fenômenos de reflexão e refração de ondas longitudinais.
( ) O exame por ultrassom com frequência de 1,0 MHz detecta estruturas de dimensões da ordem de 10-3 m.
( ) O exame por ultrassom com frequência de 10,0 MHz permite visualização mais precisa dos detalhes de órgãos ou estruturas que se encontram nas partes mais profunda do corpo humano.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Química | 1.2 Estrutura Atômica
A constituição elementar da matéria sempre foi uma busca do homem. Até o início do século XIX, não se tinha uma ideia concreta de como a matéria era constituída. Nas duas últimas décadas daquele século e início do século XX, observou-se um grande avanço das ciências e com ele a evolução dos modelos atômicos. Acerca desse assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Próton.
2. Elétron.
3. Átomo de Dalton.
4. Átomo de Rutherford.
5. Átomo de Bohr.
( ) Partícula de massa igual a 9,109 x 10-31 kg e carga elétrica de -1,602 x 10-19 C.
( ) Partícula constituída por um núcleo contendo prótons e nêutrons, rodeado por elétrons que circundam em órbitas estacionárias.
( ) Partícula indivisível e indestrutível durante as transformações químicas.
( ) Partícula de massa igual a 1,673 x 10−27 kg, que corresponde à massa de uma unidade atômica.
( ) Partícula que possui um núcleo central dotado de cargas elétricas positivas, sendo envolvido por uma nuvem de cargas elétricas negativas.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UEPB) Na azeitona, no coco e em outros frutos, a dureza do endocarpo, popularmente chamado de “caroço”, ocorre devido à intensa lignificação de suas células, tornando-as mais resistentes e desvitalizadas. Concorre para tanto a predominância do
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
“A Crise de 1929 atingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. Mas, mais do que gerar dificuldades econômicas, o crash, que completa 80 anos em 2009, provocou uma mudança no foco de poder no país, acabando com um pacto político interno que já durava mais de trinta anos. [...] A crise arruinou a oligarquia cafeeira, que já sofria pressões e contestações dos diferentes grupos urbanos e das oligarquias dissidentes de outros Estados, que almejavam o controle político do Brasil", explica Wagner Pinheiro Pereira, doutor em História pela USP e autor do livro "24 de Outubro de 1929: A Quebra da Bolsa de Nova York e a Grande Depressão".
Disponível em: <http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?mat=27265>. Acesso em: 16 nov. 2105.
Ao analisar os efeitos da crise de 1929 sobre o Brasil, o autor objetiva
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UNESP) Em uma área, as aves de uma certa espécie alimentavam-se dos insetos que atacavam uma plantação. As aves também consumiam cerca de 60% da produção de grãos dessa lavoura. Para evitar tal perda, o proprietário obteve autorização para a caça às aves (momento A) em sua área de plantio, mas o resultado, ao longo do tempo, foi uma queda na produção de grãos. A caça às aves foi proibida (momento B) e a produção de grãos aumentou a partir de então, mas não chegou aos níveis anteriores. Ao longo de todo esse processo, a população do único predador natural dessas aves também foi afetada.
No gráfico estão representados os momentos A e B e as linhas representam a variação das populações de aves, de insetos que atacam a plantação e de predadores das aves, bem como a produção de grãos, ao longo do tempo.
No gráfico, as linhas