Identifique e escreva nas lacunas a palavra que completa corretamente a frase.
A fim de elaborar a primeira _____________ brasileira foi reunida uma Assembleia Constitucional. Dom Pedro não aprovou o projeto de _______________ elaborado pelos brasileiros em que ele não podia exercer um poder absoluto.
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UNEB) Bilhões de pessoas devem a vida a uma única descoberta, feita há um século. Em 1909, o químico alemão Franz Haber, da Universidade de Karlsruhe, mostrou como transformar o gás nitrogênio — abundante, e não reagente, na atmosfera, porém inacessível para a maioria dos organismos — em amônia, o ingrediente ativo em adubos sintéticos. Vinte anos depois, quando outro cientista alemão, Carl Bosch, desenvolveu um meio para aplicar a ideia de Haber em escala industrial, a capacidade mundial de produzir alimentos disparou.
Nas décadas seguintes, novas fábricas converteram tonelada após tonelada de amônia em fertilizante e hoje se considera a solução Haber-Bosch uma das maiores dádivas da história da saúde pública.
(TOWNSEND; HOWARTH, 2010. p. 44)
Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre o uso de fertilizantes na agricultura e suas implicações, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Um dos pilares da “Revolução Verde” é a utilização dos adubos químicos.
( ) O aumento da produtividade agrícola eliminou a fome endêmica na África e no Sudeste Asiático.
( ) O uso excessivo do nitrogênio tem contribuído para o aparecimento de zonas mortas, antes confinadas à América do Norte e à Europa, em outras regiões do Planeta.
( ) A utilização do nitrogênio em larga escala é aconselhável porque, quando as águas pluviais, carregadas de fertilizantes, chegam aos oceanos, ocorre o florescimento de plantas microscópicas, consumidoras de pouco oxigênio.
( ) O aumento da biodiversidade é uma das consequências do uso do nitrogênio, principalmente nos ecossistemas costeiros.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Física | C. Indução Eletromagnética
(BAHIANA) Segundo Thomas S. Kuhn (1922-1996), físico e filósofo da ciência estadunidense, um paradigma científico é a forma de se fazer ciência, traz leis e conceitos implícitos do que se deve fazer e do que não se deve fazer. Este precisa sempre estar associado a embasamentos experimentais e não apenas teóricos.
Disponível em: http://www.infoescola.com/ciencias/mudanca‑de-paradigmas-em-kuhn/. Acesso em: 18 set. 2013.
Nesse contexto, a alternativa que expressa corretamente uma estreita articulação entre a teoria e o experimento é:
- Matemática | 14.2 Prisma
Uma empresa necessita colorir parte de suas embalagens, com formato de caixas cúbicas, para que possa colocar produtos diferentes em caixas distintas pela cor, utilizando para isso um recipiente com tinta, conforme Figura 1. Nesse recipiente, mergulhou-se um cubo branco, tal como se ilustra na Figura 2. Desta forma, a parte do cubo que ficou submersa adquiriu a cor da tinta.
Qual é a planificação desse cubo após submerso?
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
O léxico e a cultura
Potencialmente, todas as línguas de todos os tempos podem candidatar-se a expressar qualquer conteúdo. A pesquisa linguística do século XX demonstrou que não há diferença qualitativa entre os idiomas do mundo — ou seja, não há idiomas gramaticalmente mais primitivos ou mais desenvolvidos. Entretanto, para que possa ser efetivamente utilizada, essa igualdade potencial precisa realizar-se na prática histórica do idioma, o que nem sempre acontece. Teoricamente, uma língua com pouca tradição escrita (como as línguas indígenas brasileiras) ou uma língua já extinta (como o latim ou o grego clássicos) podem ser empregadas para falar sobre qualquer assunto, como, digamos, física quântica ou biologia molecular. Na prática, contudo, não é possível, de uma hora para outra, expressar tais conteúdos em camaiurá ou latim, simplesmente porque não haveria vocabulário próprio para esses conteúdos. É perfeitamente possível desenvolver esse vocabulário específico, seja por meio de empréstimos de outras línguas, seja por meio da criação de novos termos na língua em questão, mas tal tarefa não se realizaria em pouco tempo nem com pouco esforço.
BEARZOTI FILHO, P. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. Manual do professor.Curitiba: Positivo, 2004 (fragmento).
Estudos contemporâneos mostram que cada língua possui sua própria complexidade e dinâmica de funcionamento. O texto ressalta essa dinâmica, na medida em que enfatiza:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
. Texto base: Veja os objetos que usamos para fazer medições. ( A ) ( B ) Disponível em: <www.smartkids.com.br>. Acesso em 10 jan. 2015.
Enunciado:
Para que são usados os objetos que apareceram nas imagens?
(A) __________________________________________________
(B) __________________________________________________
Registre uma situação em que podemos usar os objetos que aparecem nas imagens.
(A) __________________________________________________
(B) __________________________________________________