Um estudo publicado recentemente contesta a versão clássica do mapa das capitanias hereditárias presente até hoje em livros didáticos, e mostra que a divisão de terras do norte do país, na verdade, seguia linhas verticais e não horizontais.
Que diferenças podemos observar entre a representação tradicional das capitanias hereditárias (Mapa antigo) e a nova representação proposta (Mapa novo)?
Questões relacionadas
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UNESP) A figura mostra duas propriedades da molécula de água, fundamentadas na polaridade da molécula e na ocorrência de pontes de hidrogênio.
Essas duas propriedades da molécula de água são essenciais para o fluxo de
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: Observe a imagem e leia o texto.
A escravidão é um fenômeno que existe desde tempos imemoriais em inúmeras sociedades pela história. [...]. Caracteriza-se por escravidão a privação do livre arbítrio, a restrição da liberdade de trânsito e a perda da soberania sobre o próprio corpo. A escravidão existiu na África bem antes das incursões portuguesas naquele continente.
Disponível em:< https://cpantiguidade.wordpress.com/2010/06/16/2056/> Acesso em: 11 abr. 2015.
Enunciado:
Cite três situações em que o africano poderia se tornar um escravo, antes da chegada dos europeus.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto. Furto de flor Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no Jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me: — Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim! ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos Plausíveis.
Companhia das Letras: São Paulo.
Os elementos desse miniconto permitem que se faça a seguinte afirmação sobre ele:
- Física | B. Vetorial
(UEFS) A velocidade angular de um disco que se movimentava com aceleração angular constante variou de 2,0 rad/s para 22,0 rad/s, no intervalo de 10,0s. Nesse intervalo de tempo, admitindo-se π igual a 3, o disco realizou um número de rotações igual a
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(PUCSP) Nas áreas próximas a Brasília, encontramos parte do cerrado, um bioma que apresenta árvores de troncos tortuosos com folhas geralmente endurecidas. Algumas delas apresentam flores, como o ipe-amarelo e o iperoxo, e frutos como o pequi e a mangaba. Em um trecho da canção de Caetano Veloso denominada Flor do Cerrado, diz-se
“Mas da próxima vez Que for a Brasília
Eu trago uma flor do cerrado pra você.”
Com relacao as informações descritas acima a respeito desse bioma, foram feitas três afirmações:
I. O aspecto da vegetação do cerrado deve-se a escassez de nutrientes no solo.
II. O fato de as plantas apresentarem folhas endurecidas e uma adaptação para evitar a perda de água.
III. As flores e os frutos referidos no texto indicam a presença de plantas do grupo das angiospermas nesse bioma.
Assinale: