A imagem a segu Por meio dessa imagem, é possível investigar
ir é um registro histórico que nos permite investigar acontecimentos do passado.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- Inicie a aula falando de maneira breve, do surgimento da fotografia no início do século XIX. É
bom reforçar que a máquina fotográfica revolucionou os modos de pensar a arte e trouxe
novas possibilidades de criação de imagens. No início, a fotografia teve mais a função de
documentar momentos da vida cotidiana, mas depois, passou a ser considerada uma
linguagem artística. Hoje, a fotografia tem dominado o mundo das artes visuais assim como o
vídeo. O que não significa que os artistas tenham deixado a pintura, o desenho, a escultura,
os meios mais tradicionais, de lado, mas é notória a entrada da fotografia como arte no
circuito artístico e cultural contemporâneo.
- Comente também que é notável, que cada vez mais crianças e jovens tenham acesso a
equipamentos digitais que os permitem capturar, com muita facilidade, instantes da vida. E
aproveitando essa "mania" de tirar fotos a aula de hoje irá introduzir o conceito de "planos",
de "enquadramento", de ponto de vista do fotógrafo, tão necessário para garantir uma boa
foto.
- Apresente algumas fotografias de artistas, como por exemplo, uma de Sebastião Salgado:
Sebastião Salgado :
Disponível:http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u410.jhtm
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u410.jhtm
Fonte: http://photos1.blogger.com/hello/191/2091/1024/Salgado05.jpg
- Ao apresentar essa fotografia do famoso artista brasileiro, ressalte o ângulo escolhido por ele
para fazer o registro da cena.
- Peça aos alunos para descreverem o que vêem e dizerem de onde elas acham que Salgado
tirou a foto. E mais, por que será que ele escolheu este ângulo, este ponto de vista? O que ele conseguiu captar ao fotografar num plano geral? Associe a escolha do artista com sua
intenção de revelar a multidão de garimpeiros a procura de ouro e o desenho que se forma
com os inúmeros corpos andando em direções variadas.
- Pontue que o fotógrafo optou por capturar aquele momento, daquele ângulo específico, não
foi obra do acaso. Logo, se conhecemos os planos e percebemos que a escolha dos mesmos pode dar significado ou mesmo alterar a interpretação do observador, é interessante
conhecermos melhor algumas das possibilidades de enquadramento.
- Converse com o grupo que ao termos conhecimento dos enquadramentos, passamos a
fotografar com intenção e não simplesmente clicando o botão da máquina ou do celular por
Acaso.
- Trabalhe nessa aula com três planos e exemplifique cada um deles: (1.) plano geral: toma o
máximo da extensão do local, da paisagem que se quer fotografar; (2.) plano médio: fecha o
ângulo e se aproxima mais do modelo/tema escolhido; (3.) plano de detalhe: apresenta
apenas algumas partes ou parcelas do modelo.
Plano Geral Plano médio Plano de detalhe
- Peça aos alunos para cortar um retângulo (de 6X4 cm) no centro de uma folha A4. Com esse
visor, faça alguns exercícios sobre plano geral, médio e de detalhe em sala de aula, pedindo
que cada aluno posicione o seu visor a frente dos olhos de acordo com os planos estudados,
um de cada vez.
- Com esse exercício, os alunos que ainda não entenderam bem a diferença entre os três
planos, apresentarão suas dúvidas.
- Corrija, se aparecerem erros, antes de propor a saída de sala para a captura das imagens.
Fonte:http://farm1.static.flickr.com/35/73777190_40278488f9.jpg?v=0
- Peça ao grupo que faça as anotações sobre os nomes e características de cada plano
mencionado.
- Após a explanação, as anotações e os exercícios com o visor, sugira ao grupo sair da sala para
capturar pelo menos duas imagens para cada plano estudado com suas máquinas digitais ou
seus celulares. Chame atenção para a existência de outros planos, mas que, para iniciar o
estudo, o trabalho ficará em torno dos três planos selecionados.
- Após a captura realizada pelos alunos com seus equipamentos, se puder transferir todas as
imagens para o computador e em seguida, projetá-las na parede é possível fazer uma análise
individual junto de cada aluno da proposta da aula. Bem como, observar com o grupo as
escolhas que cada um foi capaz de fazer e também dar a oportunidade para as justificativas. -- Esse momento pode ser rico para conversas não somente sobre se os planos estão corretos
ou não, mas sobre os temas escolhidos, as cores, luz, os efeitos capturados, etc.
- Essa aula não intenciona que as imagens recolhidas pelos alunos sejam necessariamente
reveladas ou impressas. No entanto, se houver essa possibilidade, durante a apresentação
das imagens, peça que cada aluno escolha uma das imagens feitas por ele para que a mesma
possa ser revelada ou impressa. Dessa forma, é possível ficar também com um registro
material das aulas e não apenas digital.
- Convide o grupo a montar um álbum com as fotos escolhidas.
- E ainda, caso não possa transferir as imagens capturadas pelos alunos para o computador,
organize a turma para que cada aluno mostre em sua própria máquina ou celular o trabalho
de captura das imagens segundo os planos estudados. Dessa forma, fica mais difícil a
participação de toda turma na análise das imagens, mas mesmo assim, a proposta é válida
com análise individual.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26277
- História | 6.06 EUA no Século XIX
Na década de 30 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA: “A opinião pública norte-americana é particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente à busca do bem-estar e prejudica a harmonia doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão de honra”.
TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. Chicago: EncyclopædiaBritannica, Inc., Great Books 44, 1990 (adaptado).
Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norte americanos do seu tempo
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UDESC) Uma onda de rádio que se propaga no vácuo possui uma frequência f e um comprimento de onda igual a 5,0 m. Quando ela penetra na água, a velocidade desta onda vale 2,1 x 108 m/s.
Na água, a frequência e o comprimento de onda valem, respectivamente:
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
Nem a mão nua, nem o intelecto, deixados a si mesmos, logram muito. Todos os feitos se cumprem com instrumentos e recursos auxiliares, de que dependem, em igual medida, tanto o intelecto quanto as mãos. Assim como os instrumentos mecânicos regulam e ampliam o movimento das mãos, os da mente aguçam o intelecto e o auxiliam.
BACON, F, Novum Organum. São Paulo: Nova Cultural, 2000
Ao abordar o conhecimento, o texto apresenta uma visão caracterizada por
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
Disponível em: www.gfz-postdam.de. Acesso em: 20 jul. 2020 (adaptado).
Pautado na linguagem cartográfica e em aspectos naturais do planeta, o mapa reúne informações acerca da (o)