As mulheres tiveram grande participação no movimento republicano brasileiro, como Leolinda de Figueiredo Daltro, que foi republicana e fundadora do jornal A Família. Juntos com as propostas republicanas, as mulheres no século XIX no Brasil lutavam para
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Exposição Mundial Xangai 2010
No período de 1º de maio a 31 de outubro de 2010, acontecerá na China a Expo Xangai. Durante a exposição, cada país apresenta a sua cultura, a sua sociedade, os seus avanços tecnológicos e a sua competitividade econômica e comercial no intuito de aprofundar as relações econômico-comerciais, o intercâmbio tecnológico e cultural, a promoção do desenvolvimento e os laços de amizade entre os países. A Expo Xangai 2010 já conta 191 países inscritos, 48 organizações internacionais. Localizada em uma área de 5,28 km2, a organização do evento prevê 70 milhões de visitantes no período.
Com o tema “Cidade melhor, vida melhor” (Better City, Better Life), a Expo Xangai 2010 busca dar ao visitante uma visão das cidades no futuro, sob a óptica dos seis subtemas:
tecnologia da informação e desenvolvimento urbano;
patrimônio cultural e regeneração urbana;
ciência & inovação tecnológica e futuro urbano;
responsabilidades urbanas e mudanças ambientais;
transformações econômicas e relações urbano – rural;
cidade da harmonia e vida sustentável.
Com 191 países inscritos e 48 organizações internacionais, os organizadores preveem o fluxo de 70 milhões de visitantes no período de 1° de maio a 31 de outubro.
http://www.fiemg.org.br/admin/BibliotecaDeArquivos/Image.aspx?ImgId=17912&TabId=1036. Acesso em 24/05/2010
O papel deste tipo de exposições é
- Biologia
(PUCPR) Dos animais a seguir, o oxigênio e o dióxido de carbono são transportados pelo sistema circulatório SOMENTE em:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Marque a alternativa que destaque as diferenças entre os mencheviques e bolcheviques.
- Geografia | 7. Geopolítica
Dado que o Presidente eleito Donald Trump articulou uma visão coerente dos assuntos externos, parece que os Estados Unidos devem rejeitar a maioria das políticas do período pós-1945. Para Trump, a OTAN é um mau negócio, a corrida nuclear é algo bom, o presidente russo Vladimir Putin é um colega admirável, os grandes negócios vantajosos apenas para nós, norte-americanos, devem substituir o livre-comércio.
Com seu estilo peculiar, Trump está forçando uma pergunta que, provavelmente, deveria ter sido levantada há 25 anos: os Estados Unidos devem ser uma potência global, que mantenha a ordem mundial – inclusive com o uso de armas, o que Theodore Roosevelt chamou, como todos sabem, de Big Stick?
Curiosamente, a morte da União Soviética e o fim da Guerra Fria não provocaram imediatamente esse debate. Na década de 1990, manter um papel de liderança global para os Estados Unidos parecia barato – afinal, outras nações pagaram pela Guerra do Golfo Pérsico de 1991. Nesse conflito e nas sucessivas intervenções norte-americanas na antiga Iugoslávia, os custos e as perdas foram baixos. Então, no início dos anos 2000, os americanos foram compreensivelmente absorvidos pelas consequências do 11 de setembro e pelas guerras e ataques terroristas que se seguiram. Agora, para melhor ou para pior, o debate está nas nossas mãos.
(Eliot Cohen. “Should the U.S. still carry a ‘big stick’?”.
www.latimes.com, 18.01.2017. Adaptado.)
Um dos principais lemas da campanha presidencial de Donald Trump foi “Make America Great Again”. Tal lema pode ser associado à seguinte frase do texto:
- Química | 2.6 Eletroquímica
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Grandes recalls de fabricantes de baterias de íons de lítio para notebooks suscitaram questões sobre como essas fontes de energia podem aquecer a ponto de pegar fogo. Igualmente válida é a dúvida sobre por que os acidentes não são mais frequentes: são poucos proporcionalmente às centenas de milhões de baterias vendidas anualmente.
As células eletroquímicas de íons de lítio empregam vários materiais, mas quase todas são recarregáveis, como as usadas em câmeras fotográficas e telefones celulares, que utilizam óxido de lítio-cobalto no cátodo e grafite no ânodo.
Embora essa formulação seja “de certo modo inerentemente insegura”, a fabricação cuidadosa e os dispositivos de segurança embutidos limitaram os acidentes a poucas ocorrências. Mesmo assim, os fabricantes de baterias têm aumentado a capacidade de carga em determinada célula devido à demanda dos fabricantes de eletrônicos por maior durabilidade. Portanto, agora a margem de erros é ainda menor. Aumentando o número de íons na célula, os fabricantes quadruplicaram a capacidade energética desde seu lançamento comercial em 1991.
(FISCHETTI. 2013. p. 10-11).
O cátodo da célula eletroquímica é formado por óxido de lítio e de cobalto, LiCoO2(s), e o ânodo, por grafite, quando a bateria está descarregada. Durante a recarga, a corrente elétrica é invertida, e os íons de lítio são reduzidos no eletrodo do grafite. Na descarga, os íons de lítio, Li+, deixam o grafite, após reação e voltam a formar óxido de lítio e de cobalto.
Com base nas informações do texto, das figuras e considerando-se o funcionamento de célula eletroquímica e a força eletromotriz de célula igual a 3,7V, é correto afirmar: