Texto base: Script a ser lido pelo professor:
Enunciado:
Listen and mark the correct picture. I’m scared!
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 09. O Triângulo Retângulo
Um professor de Matemática comprou para o laboratório da escola em que leciona um conjunto de sólidos geométricos. Entre eles há um cubo seccionado conforme mostra a imagem a seguir.
O sólido BEFG que forma uma das partes do cubo seccionado é
- Matemática | 09. Probabilidade
Rafael mora no Centro de uma cidade e decidiu se mudar, por recomendações médicas, para uma das regiões: Rural, Comercial, Residencial Urbano ou Residencial Suburbano. A principal recomendação médica foi com as temperaturas das "ilhas de calor" da região, que deveriam ser inferiores a 31ºC. Tais temperaturas são apresentadas no gráfico:
Escolhendo, aleatoriamente, umas das outras regiões para morar, a probabilidade de ele escolher uma região que seja adequada às recomendações médicas é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.2 Sinonímia e Antonímia
Leia a charge a seguir.
Disponivel em: <http//www.turmadocafe.com.br>.Acesso em: 01 dez. 2012.
Nessa charge, as palavras “evidente” e “inteligente”, podem ser substituídas – sem prejudicar o sentido utilizado - pelos vocábulos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 09. Redação
1. Leia o texto da revista Superiteressante sobre o mito de Prometeu.
Prometeu, mártir e herói
Um dos mais poderosos mitos de todos os tempos conta a tragédia do titã que roubou o fogo do Olimpo para dá-lo aos homens. Simboliza o eterno combate pela liberdade e o conhecimento.
Para os antigos gregos, a conquista do fogo estava intimamente ligada à luta pela liberdade. Basta ver como eles contavam a história do domínio do fogo — num dos mais poderosos mitos já criados pelo homem. Existia no Olimpo, a montanha em que moravam os deuses, um titã (deus gigante) muito brincalhão, chamado Prometeu (que significa o que pensa antes), descendente do casamento de Urano, o céu, com Gea, a Terra. Eles tiveram, entre outros filhos, Japetos, que viria a ser pai de Prometeu. Como Zeus, a divindade suprema, era filho de Cronos, o tempo, irmão de Japetos, Zeus e Prometeu eram primos. Ora, Prometeu vivia fazendo artes e piadas. Uma de suas brincadeiras, justamente, foi criar o ser humano, ou melhor, só o homem, o sexo masculino, e colocar nele uma centelha do fogo divino, a alma. Os homens assim criados assumiram o compromisso de homenagear Zeus com sacrifícios animais. Em troca, podiam usar o fogo, até então considerado exclusivo das divindades.
Mas pouco depois Prometeu fez outra brincadeira: escondeu a carne de um animal sacrificado, de modo que Zeus ficou só com os ossos e a gordura. Irritado ao descobrir o engano, Zeus retirou o fogo dos homens e proibiu que eles o utilizassem novamente. Os homens começaram a passar frio e fome, pois não podiam mais usar o fogo nem para se aquecer, nem para cercar a caça, nem para moldar as armas usadas na caça, nem para cozinhar os alimentos, dos quais muitos, como os cereais, deixaram assim de ser comestíveis. Penalizado com a situação dos homens — afinal ele fora o seu criador —, Prometeu fez uma brincadeira a sério: roubou uma brasa da forja de Hefaístos, o deus ferreiro, escondeu-a no oco de um pau, com o qual saiu do Olimpo, sem que os outros deuses percebessem que desse modo ele estava entregando o fogo de novo aos homens. Com isso, os homens puderam voltar a fazer tudo o que precisavam para sobreviver.
Quando soube que o fogo tinha sido roubado do Olimpo, Zeus ficou furioso e resolveu se vingar duplamente: dos homens e de Prometeu. Dos homens, Zeus se vingou criando a primeira mulher, Pandora, com a ideia de que as mulheres passassem a infernizar-lhes a vida. E, de fato, Pandora logo seduziu Epimeteu (que significa o que só pensa depois), um irmão menos esperto de Prometeu. E Epimeteu, ao contrário do que lhe aconselhava o irmão, casou-se com Pandora. Esta então abriu uma caixinha [...] de onde saíram todos os males que desde então têm atazanado os homens, como as discórdias, as doenças e a necessidade de trabalhar duro para sobreviver. Em seguida, Pandora fechou a tampa da caixinha, com o que ficou presa dentro dela a Esperança, desde então inacessível aos homens. Contra Prometeu, a vingança de Zeus foi particularmente cruel. [...]
Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/prometeu-martir-e-heroi/. Acesso em: 22 dez. 2018.
Você já sabe que os mitos eram originalmente orais e que há inúmeras versões de cada um deles.
Relembre o trecho que narra a história de Prometeu e escreva a sua versão dele.
Observe com atenção como deve ser esse texto:
a. Introdução (um parágrafo inicial)
• Comece com uma expressão que indique tratar-se de uma época remota e, também, indefinida: “Há muito, muito tempo…”; “Certa vez…”; “Na época em que o Olimpo era a morada dos deuses…”
• Apresente a personagem principal (Prometeu).
b. Desenvolvimento (quantos parágrafos você considerar adequados)
• Narre as brincadeiras de Prometeu e suas consequências, ou seja, os motivos que levaram Zeus a se vingar dele. Não se esqueça de expor o lugar onde eles se deram.
c. Desfecho (um ou dois parágrafos)
• Conte como Zeus castigou Prometeu.
d. Dê um título à sua narrativa
Ao terminar a primeira versão, faça a revisão de seu texto, observando:
• Você escreveu sobre Prometeu, incluindo os aspectos citados no roteiro?
• Incluiu no texto o que foi pedido?
• O título do texto é adequado aos fatos e/ou à personagem principal?
• Faltou alguma palavra ou explicação para o texto ser entendido por quem o lê?
• O texto apresenta palavras ou expressões repetidas sem necessidade?
• A pontuação das frases está adequada à sua intenção ao escrevê-las?
• Os parágrafos estão de acordo com as sugestões do roteiro?
• A grafia e a acentuação de todas as palavras do texto estão corretas?
- Química | 1.8 Cálculos
Este ano ocorreu um terrível acidente ambiental com o vazamento de petróleo no Golfo do México. O vazamento, que durou meses na plataforma Deepwater Horizon, da British Petroleum, pode ter derramado 4,5 milhões de barris de petróleo no mar. Considerando que um barril corresponde a 159 litros e que a densidade do petróleo é de 0,88 kg.L-1, qual é a quantidade de matéria (em mols) aproximada de carbono presentes no petróleo derramado? Assuma que a composição do petróleo é de alcanos de fórmula geral CnH2n+2. (M (g.mol-1): H = 1,008; C = 12,01)
Assinale a alternativa correta.