Com base nas informações do mapa e do texto, faça o que se pede.
a) Cite as mudanças ocorridas no território brasileiro a partir do Tratado de Madri.
b) Explique por que o Tratado de Madri foi considerado justo pela Corte Portuguesa.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Leia a pergunta de um aluno feita ao seu professor de matemática.
O professor respondeu que não! E para que o aluno entendesse mais facilmente que a proposição era falsa, ele utilizou, como exemplo, um dos polígonos. O polígono utilizado pelo professor foi um:
- Geografia | 7. Geopolítica
“A África libertou-se do jugo colonial, mas ainda não conseguiu erguer Estados nacionais verdadeiros. Esse é o desafio político que as sociedades africanas enfrentam atualmente. Sua superação é condição indispensável para a estabilidade política e o desenvolvimento econômico. [...].”
Magnoli, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 652-653, grifo nosso.
As dificuldades que muitos países africanos enfrentam para se constituírem em “Estados nacionais verdadeiros”, estão relacionadas
I. às secas prolongadas e às inundações, que, por si só, já explicam as frequentes crises de abastecimento alimentar, que desencadeiam crises políticas e econômicas e solapam o Estado nacional.
II. à incapacidade que o governo de diversos países tem em tributar o conjunto da sociedade, e, em certos casos, à dificuldade de controlar de fato as vastas regiões do território do país, por estarem sob o domínio de milícias armadas local que ignoram o poder central.
III. à influência do neocolonialismo, que, em muitos casos, grandes potências, ainda exercem sobre Estados africanos, por meio da ajuda financeira, da cooperação militar e, sobretudo, por meio de tratados especiais de comércio, que desfavorecem a economia nacional.
IV. à incapacidade dos nativos africanos de respeitarem as diferenças etnorreligiosas entre si e de se autogovernarem sem a presença política dos colonizadores europeus, apesar da existência, atualmente, de um país capaz de assumir o papel de liderança política no continente, como é o caso de Angola.
V. ao descompasso entre as territorialidades produzidas pela colonização e as territorialidades locais no contexto interno dos países africanos, que definiu fronteiras que não necessariamente mantêm relação com a distribuição étnica ou linguística de suas populações.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir sobre as três matrizes religiosas do ocidente e em seguida responda a questão.
Texto 1
Ao contrário do que se pensa, os povos judeus e árabes conviveram em paz durante séculos. Na Torá e no Alcorão está escrito que judeus e árabes descendem do mesmo patriarca, que teria nascido na antiga Ur, na Mesopotâmia. Portanto, são “primos”. Na Espanha muçulmana, havia laços de amizade e de comércio. Por exemplo, o rabino, médico e filósofo judeu Moshe bem Maimon ( Maimônides, 1135-1204) escreve suas obras notáveis em árabe e era amigo de filósofos muçulmanos. Chegou a ser médico do vizir do Egito muçulmano e foi enterrado em Jerusalém, em solo sagrado judaico. Sua vida é monumento à tolerância e entendimento entre todos os homens.
SCHMIDT, Mario Furley. Nova História crítica: ensino médio. 1ª Ed. São Paulo, Nova Geração,2005. p.68
Texto 2
Há várias distinções substanciais e vitais entre o judaísmo e o cristianismo. Claro, também há muitas semelhanças, basicamente porque o cristianismo surgiu do judaísmo. Todavia, o cristianismo seguiu um outro caminho desde o início, pois suas lideranças romperam com o judaísmo e formaram uma nova religião. Portanto, é um grande equívoco acreditar que ambas as religiões têm a mesma essência, ou ver o cristianismo como uma continuação natural do judaísmo. Nada é mais distante da verdade.
http://www.conversaojudaica.org/diferencas.php. Acesso em 25/06/2011
Texto 3
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.
Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes.
A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C, Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem às doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.
http://www.suapesquisa.com/judaismo/. Acesso em 25/06/2011
Crie um slogan para uma campanha que promova a tolerância religiosa.
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Chamamos de perímetro a soma das medidas de todos os lados de um polígono.
Entre os polígonos acima, quais possuem o mesmo perímetro?